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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13880
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 9-Fev-2018 |
Autor(es): | AGUIAR, Haylla Rodrigues de |
Primeiro(a) Orientador(a): | SILVA, Carlos Aldemir Farias da |
Primeiro(a) coorientador(a): | MENDES, Iran Abreu |
Título: | Exploração de narrativas míticas indígenas para o ensino de matemática nos anos iniciais |
Agência de fomento: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citar como: | AGUIAR, Haylla Rodrigues de. Exploração de narrativas míticas indígenas para o ensino de matemática nos anos iniciais. Orientador: Prof. Dr. Carlos Aldemir Farias da Silva. 2018. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13880. Acesso em:. |
Resumo: | Desde as últimas décadas do século 20, os estudos acerca da Educação Escolar Indígena no Brasil avançaram significativamente a partir dos movimentos sociais em prol dos povos indígenas, que se organizaram na busca por autonomia cidadã. No centro dessa luta esteve a reivindicação de uma escola com um currículo e um ensino que inserisse na formação valores e saberes étnicos culturais dos povos indígenas, associados ao conhecimento científico. Com base nas proposições de Farias da Silva (2003, 2014) e Farias (2006), os mitos contemplam essa proposta, por ser uma das formas tomadas pelas populações de tradição oral, ao longo dos séculos, para explicar a natureza e a cultura, bem como para manter suas memórias históricas vivas. Assim, identificamos na tetralogia Mitológicas de Claude Lévi-Strauss (2004, 2005, 2006, 2011), publicada originalmente entre 1964 e 1971, uma demonstração da importância das narrativas míticas para se conhecer o modus vivendi das comunidades indígenas brasileiras. Em nosso estudo, tomamos essa obra como um caminho para adentrarmos os mitos dos indígenas do estado do Tocantins, em especial os Xerente, para responder à seguinte questão: de quais maneiras será possível dialogar com as narrativas míticas dos povos indígenas do Tocantins para abordar pedagogicamente os conteúdos curriculares da escola básica dessas comunidades? Assim, nosso estudo teve como objetivo geral investigar possibilidades de exploração pedagógica das narrativas míticas indígenas para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escolas indígenas do estado do Tocantins. Com essa finalidade, realizamos uma pesquisa bibliográfica com enfoque qualitativo, em busca de implicações para a Educação, especificamente a Educação Escolar Indígena, em uma perspectiva interdisciplinar (FAZENDA, 2003) que integre cultura e matemática, transversalize a trajetória da Escola Indígena em seu processo de construção e reconstrução identitária, que envolva a participação de professores indígenas e da comunidade. Para organizar as sugestões didáticas, fundamentamo-nos no Referencial Curricular para Escola Indígena (RCENEI/Indígena, 1998) e nos princípios estabelecidos por Farias da Silva (2003) e Farias (2006; 2012), que propõem as narrativas míticas como indicadores de valores e conhecimentos que possibilitam o diálogo entre os saberes da tradição, a experiência de vida e a valorização das práticas socioculturais. A pesquisa apresenta como contribuição um corpo de sugestões de exploração didática das narrativas míticas para o ensino de Matemática na escola indígena dos Anos Iniciais. |
Abstract: | Since the last decades of the 20th century, studies on Indigenous School Education in Brazil have advanced significantly from social movements in favor of indigenous peoples, who organized themselves in the quest for citizen autonomy. At the center of this struggle was the demand for a school with a curriculum and a teaching that inserted in the formation, values and ethnic cultural knowledge of the indigenous people, associated with scientific knowledge. Based on the propositions of Farias da Silva (2003, 2014) and Farias (2006), according to which the myths contemplate this proposal, since they are one of the forms taken by oral tradition populations throughout the centuries to explain nature and culture, as well as how to keep your historical memories alive. Thus, we identified in the Mythological tetralogy of Claude-Lévi-Strauss (2004, 2005, 2006, 2011), originally published between 1964 and 1971 a demonstration of the importance of the mythical narratives to know the modus vivendi of Brazilian indigenous communities. In our study, we took these works as a way to enter the myths of the indigenous people of the State of Tocantins, especially Xerente, to answer the following question: in what ways will it be possible to dialogue with the mythical narratives of the indigenous peoples of Tocantins to pedagogically address the contents of basic school curricula in these communities? Thus, our study aimed to investigate possibilities of pedagogical exploration of indigenous mythic narratives for the teaching of Mathematics in the Early Years of Elementary Education in indigenous schools in the state of Tocantins. With this intention we carry out a qualitative research with a bibliographical approach, in search of implications for Education, specifically the Indigenous School Education in an interdisciplinary perspective (FAZENDA, 2003) that integrates culture and mathematics, transversalize the trajectory of the Indigenous School in its construction process and identity reconstruction, involving the participation of indigenous teachers and the community. In order to organize the didactic suggestions, we base ourselves on the Curriculum Framework for the Indigenous School (RCENEI/Indígena, 1998) and on the principles established by Farias da Silva (2003) and Farias (2006; 2012), who propose mythical narratives as indicators of values and knowledge that dialogue between the knowledge of tradition, the experience of life, the valorization of socio-cultural practices and the indigenous school. The research presents as contribution a body of suggestions of didactic exploration of the mythical narratives for the teaching of mathematics in the indigenous school of the Initial Years. |
Palavras-chave: | Escola indígena Ensino de matemática Anos iniciais Narrativas míticas Ensino integrado Mathematics teaching Indigenous school Initial years Mythical narratives Integrated teaching |
Área de Concentração: | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Linha de Pesquisa: | ETNOMATEMÁTICA, LINGUAGEM, CULTURA E MODELAGEM MATEMÁTICA |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI |
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