Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13885
Tipo: Dissertação
Data do documento: 10-Jun-2020
Autor(es): PANTOJA, Ana Laura Pureza
Primeiro(a) Orientador(a): VIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes
Título: Origem da vida: discursos em livros didáticos do ensino fundamental
Agência de fomento: 
Citar como: PANTOJA, Ana Laura Pureza. Origem da vida: discursos em livros didáticos do ensino fundamental. Orientador: Prof. Dr. Eduardo Paiva de Pontes Vieira. 2020. 68 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13885. Acesso em:.
Resumo: A “Origem da Vida”, enquanto conteúdo curricular, constitui-se como uma temática controversa. Informações provenientes de várias áreas sustentam diversas hipóteses e cenários plausíveis para explicar como a vida se originou na Terra, possibilitando múltiplos conflitos e que, invariavelmente, apresentam características relacionadas com a natureza do conhecimento científico. É nessa perspectiva que a abordagem pode ser vinculada com a História e Filosofia da Ciência (HFC) para que não sejam reforçadas visões de Ciência que remetam a linearidade da construção do conhecimento e ausência de conflitos. A análise do discurso proposta e desenvolvida por Michel Foucault em seus trabalhos, apresenta pressupostos teóricos que podem ser utilizados como dispositivo analítico para pensar a produção e abordagem da HFC em livros didáticos do ensino básico. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo visualizar qual(is) discurso(s) circula(m) sobre o tema Origem da Vida, enquanto conteúdo curricular nos livros didáticos do 7º ano do ensino fundamental. A análise empreendida indica que a Teoria da Química Prebiótica; a Geração Espontânea; a Panspermia Cósmica e a Astrobiologia são recorrentes nos livros didáticos com uma vertente historiográfica positivista, compondo enunciados que estabelecem as possibilidades de circulação e legitimação do conhecimento científico, ainda que algumas explicações permaneçam em produção e não legitimadas nas comunidades cientificas hegemônicas.
Abstract: As curricular content, Origin of Life constitutes a subject of controversial nature. Information from various areas supports several plausible hypotheses and scenarios to explain how life originated on Earth, enabling multiple conflicts and which invariably have features related to the nature of scientific knowledge. It is from this perspective that the approach needs to be linked to the History and Philosophy of Science (HPS), so as not to reinforce visions of science that refer to the linearity of knowledge construction and absence of conflicts, for example. The discourse analysis, developed by Michel Foucault in his works, presents theoretical assumptions that can be used as an analytical device to think about this production and approach of HPS in basic school textbooks. Thus, this paper aims to visualize which discourse (s) circulates on the theme Origin of Life, as curricular content, in the textbooks of the 7th year of elementary school. The analysis indicates that the theory of prebiotic chemistry; the spontaneous generation; Cosmic Panspermia and Astrobiology are recurrent in textbooks, with a positivist historiographic aspect, composing statements that establish the possibilities of circulation and legitimation of scientific knowledge, although some explanations remain in production and not legitimized in hegemonic scientific communities.
Palavras-chave: Origem da vida
Livro didático
Ensino de ciências
História e filosofia da ciência
Origin of life
Textbooks
Science teaching
History and philosophy of science
Área de Concentração: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Linha de Pesquisa: HISTÓRIA, FILOSOFIA E ESTUDOS CULTURAIS
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OrigemVidaDiscursos_Dissertacao.pdf2,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons