Origem da vida: discursos em livros didáticos do ensino fundamental

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2020-06-10

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Universidade Federal do Pará

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Acesso Aberto
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PANTOJA, Ana Laura Pureza. Origem da vida: discursos em livros didáticos do ensino fundamental. Orientador: Prof. Dr. Eduardo Paiva de Pontes Vieira. 2020. 68 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13885. Acesso em:.

DOI

A “Origem da Vida”, enquanto conteúdo curricular, constitui-se como uma temática controversa. Informações provenientes de várias áreas sustentam diversas hipóteses e cenários plausíveis para explicar como a vida se originou na Terra, possibilitando múltiplos conflitos e que, invariavelmente, apresentam características relacionadas com a natureza do conhecimento científico. É nessa perspectiva que a abordagem pode ser vinculada com a História e Filosofia da Ciência (HFC) para que não sejam reforçadas visões de Ciência que remetam a linearidade da construção do conhecimento e ausência de conflitos. A análise do discurso proposta e desenvolvida por Michel Foucault em seus trabalhos, apresenta pressupostos teóricos que podem ser utilizados como dispositivo analítico para pensar a produção e abordagem da HFC em livros didáticos do ensino básico. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo visualizar qual(is) discurso(s) circula(m) sobre o tema Origem da Vida, enquanto conteúdo curricular nos livros didáticos do 7º ano do ensino fundamental. A análise empreendida indica que a Teoria da Química Prebiótica; a Geração Espontânea; a Panspermia Cósmica e a Astrobiologia são recorrentes nos livros didáticos com uma vertente historiográfica positivista, compondo enunciados que estabelecem as possibilidades de circulação e legitimação do conhecimento científico, ainda que algumas explicações permaneçam em produção e não legitimadas nas comunidades cientificas hegemônicas.

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CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

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PANTOJA, Ana Laura Pureza. Origem da vida: discursos em livros didáticos do ensino fundamental. Orientador: Prof. Dr. Eduardo Paiva de Pontes Vieira. 2020. 68 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13885. Acesso em:.