Histórias do sistema de numeração decimal produzidas na pós-graduação brasileira (1990-2018): potencialidades para o ensino de aritmética nos anos iniciais

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2021-02-07

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Universidade Federal do Pará

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Acesso Aberto
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PIRES, Lucas Silva. Histórias do sistema de numeração decimal produzidas na pós-graduação brasileira (1990-2018): potencialidades para o ensino de aritmética nos anos iniciais. Orientador: Prof. Dr. Iran Abreu Mendes. 2021. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13889. Acesso em:.

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Esta dissertação resulta de uma investigação vinculada a dois projetos de pesquisa financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Trata-se de um estudo documental bibliográfico na modalidade pesquisa sobre as produções brasileiras em História da Matemática. O corpus investigativo compõe-se de teses e dissertações defendidas em programas de Pós-graduação stricto sensu, livros de minicursos da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat), Anais de eventos acadêmicos nacionais sobre História da Matemática (SNHM), Educação Matemática (ENEM), entre outros. Vale mencionar também os artigos publicados em periódicos qualificados pelo sistema de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Nosso objetivo foi caracterizar histórias que possibilitassem ensinar o Sistema de Numeração Decimal nos Anos Iniciais, a partir das pesquisas em História para o ensino da Matemática do Brasil. Nesse sentido, estabelecemos a seguinte questão de pesquisa: Como a história para o ensino de Sistema de Numeração Decimal dos Anos Iniciais foi tratada pedagogicamente nas produções de História da Matemática no Brasil no período compreendido entre 1990 e 2018? Para responder à pergunta apresentada, embasamo-nos teoricamente em quatro conceitos estabelecidos por Mendes (2006; 2008; 2013; 2015; 2017): 1) história como agente de cognição na Educação Matemática; 2) história como um reorganizador cognitivo na aprendizagem Matemática; 3) História da Matemática como um mediador didático e conceitual e 4) História para o ensino da Matemática como uma reinvenção didática em sala de aula. Para a operacionalização do estudo, inicialmente realizamos um levantamento das referidas produções, classificando-as em três tendências em História da Matemática: 1) História e Epistemologia da Matemática; 2) História para o Ensino da Matemática e 3) História da Educação Matemática. Em seguida, tomamos como referência as produções classificadas na segunda tendência, selecionamos e agrupamos as que exploraram histórias voltadas ao ensino do Sistema de Numeração Decimal nos Anos Iniciais, a fim de caracterizar as produções com base em um instrumento de análise elaborado a partir dos quatro conceitos acima mencionados. Posteriormente, propusemos algumas sugestões pedagógicas e atividades didáticas para subsidiar o trabalho do professor em sala de aula. Para tanto, combinamos as atividades sobre o referido conteúdo potencialmente elaborado nas pesquisas com o abordado nos livros didáticos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais. Com base nos resultados, compreendemos que as atividades elaboradas podem ser implementadas em sala de aula pelo professor em sua prática docente. Do mesmo modo, apontamos que existem pesquisas com sugestões de atividades, que necessitam, porém, de adaptações para que efetivamente sejam utilizadas pelo professor de maneira didática. Consideramos, portanto, que as pesquisas relativas às histórias para o ensino do Sistema de Numeração Decimal nos Anos Iniciais, podem ser elaboradas e inseridas em sala de aula em associação ao conteúdo tratado nos livros didáticos e, assim, enriquecer as abordagens didáticas do professor no ensino de Aritmética, com relevo na aprendizagem dos alunos.

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PIRES, Lucas Silva. Histórias do sistema de numeração decimal produzidas na pós-graduação brasileira (1990-2018): potencialidades para o ensino de aritmética nos anos iniciais. Orientador: Prof. Dr. Iran Abreu Mendes. 2021. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13889. Acesso em:.