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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13889
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 7-Fev-2021 |
Autor(es): | PIRES, Lucas Silva |
Primeiro(a) Orientador(a): | MENDES, Iran Abreu |
Título: | Histórias do sistema de numeração decimal produzidas na pós-graduação brasileira (1990-2018): potencialidades para o ensino de aritmética nos anos iniciais |
Citar como: | PIRES, Lucas Silva. Histórias do sistema de numeração decimal produzidas na pós-graduação brasileira (1990-2018): potencialidades para o ensino de aritmética nos anos iniciais. Orientador: Prof. Dr. Iran Abreu Mendes. 2021. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13889. Acesso em:. |
Resumo: | Esta dissertação resulta de uma investigação vinculada a dois projetos de pesquisa financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Trata-se de um estudo documental bibliográfico na modalidade pesquisa sobre as produções brasileiras em História da Matemática. O corpus investigativo compõe-se de teses e dissertações defendidas em programas de Pós-graduação stricto sensu, livros de minicursos da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat), Anais de eventos acadêmicos nacionais sobre História da Matemática (SNHM), Educação Matemática (ENEM), entre outros. Vale mencionar também os artigos publicados em periódicos qualificados pelo sistema de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Nosso objetivo foi caracterizar histórias que possibilitassem ensinar o Sistema de Numeração Decimal nos Anos Iniciais, a partir das pesquisas em História para o ensino da Matemática do Brasil. Nesse sentido, estabelecemos a seguinte questão de pesquisa: Como a história para o ensino de Sistema de Numeração Decimal dos Anos Iniciais foi tratada pedagogicamente nas produções de História da Matemática no Brasil no período compreendido entre 1990 e 2018? Para responder à pergunta apresentada, embasamo-nos teoricamente em quatro conceitos estabelecidos por Mendes (2006; 2008; 2013; 2015; 2017): 1) história como agente de cognição na Educação Matemática; 2) história como um reorganizador cognitivo na aprendizagem Matemática; 3) História da Matemática como um mediador didático e conceitual e 4) História para o ensino da Matemática como uma reinvenção didática em sala de aula. Para a operacionalização do estudo, inicialmente realizamos um levantamento das referidas produções, classificando-as em três tendências em História da Matemática: 1) História e Epistemologia da Matemática; 2) História para o Ensino da Matemática e 3) História da Educação Matemática. Em seguida, tomamos como referência as produções classificadas na segunda tendência, selecionamos e agrupamos as que exploraram histórias voltadas ao ensino do Sistema de Numeração Decimal nos Anos Iniciais, a fim de caracterizar as produções com base em um instrumento de análise elaborado a partir dos quatro conceitos acima mencionados. Posteriormente, propusemos algumas sugestões pedagógicas e atividades didáticas para subsidiar o trabalho do professor em sala de aula. Para tanto, combinamos as atividades sobre o referido conteúdo potencialmente elaborado nas pesquisas com o abordado nos livros didáticos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais. Com base nos resultados, compreendemos que as atividades elaboradas podem ser implementadas em sala de aula pelo professor em sua prática docente. Do mesmo modo, apontamos que existem pesquisas com sugestões de atividades, que necessitam, porém, de adaptações para que efetivamente sejam utilizadas pelo professor de maneira didática. Consideramos, portanto, que as pesquisas relativas às histórias para o ensino do Sistema de Numeração Decimal nos Anos Iniciais, podem ser elaboradas e inseridas em sala de aula em associação ao conteúdo tratado nos livros didáticos e, assim, enriquecer as abordagens didáticas do professor no ensino de Aritmética, com relevo na aprendizagem dos alunos. |
Abstract: | This dissertation is a result of an investigation linked to two research projects funded by the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq). It comprises a bibliographical documentary study in the modality of a research on thesis and dissertations about the History of Mathematics produced in Brazilian stricto sensu Postgraduate programs. The corpus has analyzed short course books of the Brazilian Society of Mathematical History (SBHMat), proceedings of national academic events discussing the History of Mathematics (SNHM), Mathematical Education (ENEM), among others. Worth mentioning too articles published in journals qualified by the evaluation system of the Higher Education Personnel Improvement Coordination (CAPES). Our objective was to characterize the histories that make it possible to teach the Decimal Numbering System in Primary school, based on researches that deal with history for the teaching of Mathematics in that country. In this sense, we established the following research question: how was the history for the teaching of the Decimal Numbering System in Primary school treated in Brazil, in a pedagogical sense, in the History of Mathematics productions ranging from 1990 to 2018? To answer this question, we ground our reflections on four concepts established by Mendes (2006; 2008; 2013; 2015; 2017): 1) history as an agent of cognition in Mathematical Education; 2) history as a cognitive reorganizer in mathematical learning; 3) history of mathematics as a didactic and conceptual mediator and 4) history for the teaching of mathematics as a didactic reinvention for the classroom. To accomplish this study, we initially conducted a survey of these productions, dividing them into three trends in the History of Mathematics: 1) Mathematics History and Epistemology; 2) History for the Teaching of Mathematics and 3) History of Mathematical Education. Then, we took into consideration the productions listed in the second trend, selected and grouped those which explored histories in order to teach the Decimal Numbering System in Primary school, so as to characterize these productions based on an analytical tool elaborated from the four concepts previously mentioned. Subsequently, we proposed some pedagogical suggestions and didactic activities to support the teacher's work in the classroom. Finally, we combine the activities that deal with this content, potentially elaborated in the researches, with the content addressed in 4th and 5th grades textbooks. Based on the results, we understand that these activities can be implemented by the teacher in the classroom. Likewise, we point out that there are researches that suggest activities, but some of them need adaptations so they can be effectively used in a didactic way by the teacher. Therefore, we consider that the researches potentially related to histories for the teaching of the Decimal Numbering System in Primary school, when they do exist, can be inserted in classrooms in association with textbook contents, and thus enrich the teacher's didactic approach in the teaching of arithmetic within the importance of the students learning. |
Palavras-chave: | História da matemática História para o ensino da matemática História para o ensino de sistema de numeração decimal nos anos iniciais History of mathematics History for the teaching of mathematics History for teaching the decimal number system in the early years |
Área de Concentração: | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Linha de Pesquisa: | HISTÓRIA, FILOSOFIA E ESTUDOS CULTURAIS |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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