Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13890
Tipo: Dissertação
Data do documento: 27-Fev-1991
Autor(es): CASTILLO BRACHO, Luis Andres
Primeiro(a) Orientador(a): MENDES, Iran Abreu
Título: Contribuições de um ambiente virtual para a divulgação das pesquisas em história da matemática no Brasil
Agência de fomento: 
Citar como: CASTILLO BRACHO, Luis Andres. Contribuições de um ambiente virtual para a divulgação das pesquisas em história da matemática no Brasil. Orientador: Prof. Dr. Iran Abreu Mendes. 2020. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13890. Acesso em:.
Resumo: Neste trabalho, faz-se uma descrição reflexiva de uma pesquisa centrada na materialização de um ambiente virtual interativo denominado Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre História da Matemática – CREPHIMat, vinculado a dois projetos de pesquisa mais amplos financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no campo das relações entre História e Ensino de Matemática. A pesquisa realizada teve como objetivos materializar virtualmente o ambiente e avaliar o impacto dessa criação pela comunidade acadêmica, com vistas a apontar suas contribuições na divulgação das produções de pesquisas em História da Matemática, desenvolvidas no Brasil entre 1990 e 2018, sem desprezar a ampliação do acervo de produções que poderão advir dos estudos futuros nesse campo. O levantamento e a classificação da produção nesse campo de estudos foi realizado por uma equipe de pós-graduandos de Mestrado e Doutorado, conjuntamente com o Coordenador do CHEPHIMat, tomando como base pesquisas anteriores já realizadas por Mendes (2010, 2015, 2018a), relativamente às produções acadêmico-científicas originadas de pesquisas brasileiras no campo da História da Matemática no período de 1990- 2018. Foram organizados cerca de 2.100 arquivos, incluindo teses, dissertações, artigos de periódicos, relatórios de Congressos, livros de minicursos, produtos educacionais, materiais didáticos e outras produções dirigidas a estudantes de Graduação e Pós-graduação, bem como professores e pesquisadores interessados em História da Matemática. Além dessas ações, também foi realizada uma avaliação do impacto inicial do ambiente virtual do CREPHIMat junto à comunidade acadêmica, desde o seu lançamento em agosto de 2019. O resultado apontou indicativos favoráveis à implementação de uma diversidade de atividades nesse ambiente como contribuição ao trabalho do professor e do pesquisador dessa seara, assim como para os graduandos e pós-graduandos em Educação Matemática. Ao final do estudo, apontamos encaminhamentos voltados à exploração do ambiente por toda a comunidade acadêmica engajada na temática da pesquisa, bem como a potencialidade de atividades formativas para os professores da rede de ensino na forma de palestras, oficinas, cursos de aperfeiçoamento, dentre outros.
Abstract: In this work, we present a reflexive description of a research focused on the materialization of an interactive virtual environment called Brazilian Reference Center for Research in Mathematical History - CREPHIMat, linked to two broader research projects funded by the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq), in the field of relations between history and teaching of Mathematics. The research carried out had the objective of virtually materializing the environment and evaluating the impact of this creation by the academic community, with the purpose of identifying its contributions in the dissemination of research productions in the History of Mathematics, developed in Brazil between 1990 and 2018, without neglecting the expansion of the collection of productions that may come out from future studies in this field. The collection and classification of productions in this field of studies was carried out by a team of graduate students at the master's and doctoral level, together with the Coordinator of CREPHIMat, based on previous research already carried out by Mendes (2010, 2015, 2018a), related to academic-scientific productions originated in Brazilian research in the field of the History of Mathematics in the period 1990-2018. Approximately 2.100 archives were organized, including theses, dissertations, articles from scientific journals, conference proceedings, mini-course books, educational products, teaching materials, and other productions aimed at undergraduate and graduate students, professors, and researchers interested in the History of Maths. In addition to these actions, an evaluation of the initial impact of the CREPHIMat virtual environment with the academic community has also been carried out since its launch in August 2019. The result pointed to favorable considerations for the implementation of a variety of activities in this environment, such as contributions to the work of the professor and researcher in this field, as well as to undergraduate and graduate students in Mathematical Education. At the end of the study, we point out the instructions for the exploration of the environment by the entire academic community related to the research topic, as well as the potential for training activities for teachers in the form of conferences, workshops, training courses, among others.
Palavras-chave: Ambientes virtuais
História da matemática
Pesquisa em história da matemática
CREPHIMat
Virtual environments
History of mathematics
Research in history of mathematics
Área de Concentração: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Linha de Pesquisa: HISTÓRIA, FILOSOFIA E ESTUDOS CULTURAIS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ContribuicoesAmbienteVirtual_Dissertacao.pdf5,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons