Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13907
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorROCHA, Nívea Lais Marques da Costa,-
dc.date.accessioned2022-02-07T14:56:02Z-
dc.date.available2022-02-07T14:56:02Z-
dc.date.issued2021-08-30-
dc.identifier.citationROCHA, Nivea Lais Marques da Costa. Círculo de leitura: uma proposta para a leitura de o Fantasma de Canterville de Oscar Wilde no Ensino Fundamental. Orientador: Fernando Maúes de Faria Júnior. 2021. 70 f., Caderno pedagógico (37 f, il.). Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13907. Acesso em: .pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13907-
dc.description.abstractThis paper seeks to discuss the formation of literature readers, especially fictional narratives, from the experience of a reading circle in a 9th grade elementary school class in a state public school in the district of Icoaraci, located in Belém , PA. The path included, at first, reading and reflecting on the role of literature in human and school education; the presence of the literary text in official documents, notably in the Common National Curriculum Base (BNCC), approved in 2018; the characterization and modalities of reading circles. For this, Daniels (2002), Cosson (2017, 2018), Candido (2004), Todorov (2009), De Maria (2016), Colomer (2007), Rezende (2013), Dalvi (2013) were adopted as theoretical repertoires.), Aguiar (2013), Yunes, (1999, 2009), Bajour (2012) and Souza and Girotto (2011). Secondly, from Thiollent (2011), the dissertation brings the context of the research and its subjects to then deal with the diagnostic procedures and describe the proposed activity, reproduced in an attached pedagogical product, focused on the collective reading of the work The Ghost of Canterville, by Oscar Wilde. We hope that this proposal will help Portuguese Language teachers who work in elementary school and who wish to start or continue a work with the literary text in their classes, in addition to qualifying and encouraging literary reading among students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Coelho (rejanepcs@gmail.com) on 2022-02-07T14:55:50Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_CirculosLeituraProposta.pdf: 939585 bytes, checksum: 6180bd2edb9414e4c517f99892cd41f6 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Coelho (rejanepcs@gmail.com) on 2022-02-07T14:56:01Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_CirculosLeituraProposta.pdf: 939585 bytes, checksum: 6180bd2edb9414e4c517f99892cd41f6 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-07T14:56:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_CirculosLeituraProposta.pdf: 939585 bytes, checksum: 6180bd2edb9414e4c517f99892cd41f6 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-06-15en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectCírculos de leiturapt_BR
dc.subjectReading circlespt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectLiteracy readingpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectO fantasma de Cantervillept_BR
dc.subjectThe Canterville Ghostpt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectReader trainingpt_BR
dc.titleCírculo de leitura : uma proposta para a leitura de o Fantasma de Canterville de Oscar Wilde no Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letras e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.contributor.advisor1FARIA JÚNIOR, Fernando Maués de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8640178343507222pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3790930342811682pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho procura discutir a formação de leitores de literatura, em especial de narrativas ficcionais, a partir da experiência de um círculo de leitura em uma turma do 9º ano do ensino fundamental em uma escola da rede pública estadual do distrito de Icoaraci, localizado em Belém, PA. O percurso incluiu, num primeiro momento, a leitura e reflexão acerca do papel da literatura na formação humana e escolar; da presença do texto literário nos documentos oficiais, notadamente na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), homologada em 2018; da caracterização e modalidades dos círculos de leitura. Para tanto, adotou-se como repertório teórico Daniels (2002), Cosson (2017, 2018), Candido (2004), Todorov (2009), De Maria (2016), Colomer (2007), Rezende (2013), Dalvi (2013), Aguiar (2013), Yunes, (1999, 2009), Bajour (2012) e Souza e Girotto (2011). No segundo momento, a partir de Thiollent (2011), a dissertação traz o contexto da pesquisa e seus sujeitos para, em seguida, tratar dos procedimentos diagnósticos e descrever a proposta de atividade, reproduzida em produto pedagógico em anexo, focada na leitura coletiva da obra O fantasma de Canterville, de Oscar Wilde. Esperamos que essa proposta auxilie os professores de Língua Portuguesa que atuam no ensino fundamental e que desejam iniciar ou continuar um trabalho com o texto literário em suas turmas, além de qualificar e incentivar a leitura literária entre os alunos.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpt_BR
dc.subject.linhadepesquisaLEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL - DIVERSIDADE SOCIAL E PRÁTICAS DOCENTESpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoLINGUAGENS E LETRAMENTOSpt_BR
dc.description.affiliationSEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras ( Mestrado Profissional) - PROFLETRAS/ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_CirculosLeituraProposta.pdf917,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons