Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13941
Tipo: Dissertação
Data do documento: 16-Dez-2021
Autor(es): NATIVIDADE, Demiany Cristina Cursino
Afiliação do(s) Autor(es): SEMED/Ananindeua/PA - Secretaria Municipal de Educação
Primeiro(a) Orientador(a): OLIVEIRA, Demerval da Hora
Título: O apagamento do rótico em posição de coda silábica na escrita escolar
Citar como: NATIVIDADE, Demiany Cristina Cursino. O apagamento do rótico em posição de coda silábica na escrita escolar. Orientador: Demerval da Hora Oliveira. 2021. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13941. Acesso em: .
Resumo: Este trabalho investiga o apagamento do R em posição de coda no final de palavras em textos de alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública no município de Ananindeua. À luz da Sociolinguística Variacionista, procedeu-se a uma análise de cunho variacionista em textos do gênero conto, produzidos em contexto de sala de aula, com o objetivo de observar o uso (ou não), por parte dos alunos, do R em final de palavras e a interferência da fala na ocorrência desse fenômeno. A análise dos grupos linguísticos e extralinguísticos visa à identificação dos fatores que efetivamente favorecem a ocorrência do fenômeno em estudo, de modo a servir de informação para a elaboração de uma proposta didático-pedagógica de intervenção como propósito de auxiliar o professor e possibilitar ao aluno a ampliação de sua competência comunicativa e repertório linguístico sobre o tema em questão. Os textos foram coletados em sala de aula após a leitura e discussão de um conto que serviu de base para a produção dos alunos. Realizou-se uma análise quantitativa dos dados provenientes dos textos dos alunos por meio do programa de regra variável GoldVarb X que mostrou significativa influência de fatores como sexo, extensão do vocábulo e o tipo da vogal que antecede o rótico para a ocorrência do fenômeno. Com base nos resultados obtidos e nas reflexões sobre ensino de Língua Portuguesa, elaborou-se uma proposta de intervenção com o objetivo de oferecer a professores e alunos uma alternativa de estudo do objeto em análise que fizesse o aluno a refletir e operar sobre a linguagem, fazendo uso mais consciente das regras do uso do R em final de palavras em situações de maior ou menor monitoramento, segundo as intenções e propósitos comunicativos.
Abstract: This work investigates the deletion of the R in coda position at the end of words in texts from 6th grade students of a public school in the municipality of Ananindeua. In the light of Variationist Sociolinguistics, an analysis of a variationist nature was carried out in texts of the short story genre, produced in the context of the classroom, in order to observe the use (or not), by students, of the R in the end. of words and the interference of speech in the occurrence of this phenomenon. The analysis of linguistic and extralinguistic groups aims to identify the factors that effectively favor the occurrence of the phenomenon under study, in order to serve as information for the development of a didactic-pedagogical intervention proposal with the purpose of helping the teacher and enabling the student to expansion of their communicative competence and linguistic repertoire on the topic in question. The texts were collected in the classroom after reading and discussing a short story that served as the basis for the students' production. A quantitative analysis of data from students' texts was carried out using the variable rule program GoldVarb X, which showed a significant influence of factors such as gender, word length and the type of vowel that precedes the rhotic for the occurrence of the phenomenon. Based on the results obtained and on the reflections on Portuguese Language teaching, an intervention proposal was elaborated with the aim of offering teachers and students an alternative to study the object under analysis that would make the student reflect and operate on language, making more conscious use of the rules for the use of R at the end of words in situations of greater or lesser monitoring, according to communicative intentions and purposes.
Palavras-chave: Variação e ensino
Variation and teaching
Apagamento do R.
Deletion of r
Fala e escrita
Speaking and writing
Área de Concentração: LINGUAGENS E LETRAMENTOS
Linha de Pesquisa: TEORIAS DA LINGUAGEM E ENSINO
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Letras e Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras ( Mestrado Profissional) - PROFLETRAS/ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_ApagamentoRoticoPosicao.pdf3,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons