Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13944
Tipo: Dissertação
Data do documento: 19-Ago-2016
Autor(es): TAVARES, Cacilene Moura
Afiliação do(s) Autor(es): Universidade da Amazônia - UNAMA
Primeiro(a) Orientador(a): ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de
Título: A abordagem CTSA no ensino de ciências: um estudo documental do plano estadual de educação no estado do Pará
Citar como: TAVARES, Cacilene Moura. A abordagem CTSA no ensino de ciências: um estudo documental do plano estadual de educação no estado do Pará. Orientadora: Profa. Dra. Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida. 2016. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13944. Acesso em:.
Resumo: A utilização da abordagem CTSA no ensino de Ciências do Ensino Médio é importante para a formação do ser humano que convive na sociedade contemporânea. Este cenário denota a relevância de realizar esta pesquisa, no âmbito do Estado do Pará, por meio da análise de documentos pertinentes à referida abordagem, como o Plano Estadual de Educação, aprovado em 2015, e o Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI), desenvolvido na esfera federal a partir de 2009, para verificar suas aproximações à abordagem CTSA, que já se faz presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Para o estabelecimento de comparativos do ensino de Ciências clássico e o que utiliza a abordagem CTSA nos valemos dos estudos de Zoller e Watson (1974 apud SANTOS; SCHNETZLER, 2010), tendo como procedimento metodológico a análise de conteúdo de Bardin (2011). A percepção inicial do estudo demonstra que os documentos analisados – PEE/PA e PROEMI –, em sua contextualização geral, apresentam visões, olhares relativos à abordagem CTSA e o ensino de Ciências, em busca de melhorias na oferta do ensino médio em escolas públicas paraenses, possibilitando-nos afirmar que foram encontradas contribuições no PEE/PA que aproximam a abordagem CTSA no ensino de Ciências do Ensino Médio Inovador (PROEMI) no Pará. Contudo, também ficou cabalmente demonstrado que das seis palavras-chave destacadas para análise, quatro – “cidadania”, “tecnologia”, “sociedade” e “valores” –, são pouco citadas expressamente em ambos os documentos analisados, nos levando a considerar que não foram devidamente utilizados todos os aspectos da abordagem CTSA e o ensino de Ciências pelos poderes públicos federal e estadual na confecção das referidas políticas públicas, construídas visando à educação de nível médio. Assim, fica nítido que os documentos analisados não foram construídos na perspectiva da abordagem CTSA, mesmo que o ensino médio valorize a ciência e a tecnologia na formação humana do aluno, nos aspectos socioculturais, para a formação da cidadania. Foi possível constatar, portanto, que o objetivo desta pesquisa foi atingido.
Abstract: The use of the STSE approach in the teaching of High School Sciences is important for the formation of the human being who lives in contemporary society. This scenario demonstrates the relevance of performing this research, in the context of the State of Pará, by the analysis of pertinent documents to this approach, as the State Education Plan approved in 2015, and the Innovative High School Program (IHSPRO), developed at the federal level since 2009, to verify its approximations to the STSE approach, which is already present in the General National Curricular Guidelines for Basic Education. For the establishment of comparisons from the classical science teaching and the one that uses the STSE approach we use the studies from Zoller and Watson (1974 apud SANTOS, SCHNETZLER, 2010), having as a methodological procedure the content analysis of Bardin (2011). The initial perception from the study shows that the analyzed documents - SEP / PA and IHSPRO -, in it general contextualization, present visions, views related to the STSE approach and the Sciences teaching, in search of improvements in the offering of High School in Paraense public schools, making it possible to affirm that contributions were found in the SEP / PA that approximate the STSE approach in the Innovative High School Teaching (IHSPRO) in Pará. However, it has also been fully demonstrated that, from the six keywords highlighted for analysis, four - "citizenship", "technology", "society" and "values" - are not expressly mentioned in both documents analyzed, leading us to consider that were not properly used all aspects of the STSE approach and the science teaching by the federal and state public authorities in the preparation of the reported public politics, built for the High School level education. Thus, it is clear that the documents analyzed were not built in the perspective of the STSE approach, even if High School Education values science and technology in the student's human formation, in the sociocultural aspects, for the formation of citizenship. It was possible to verify, therefore, that the objective of this research was reached.
Palavras-chave: CTSA
Políticas públicas
Plano estadual de educação do Pará
Programa ensino médio inovador
Ensino de ciências
STSE
Public politics
State education plan of Pará
Innovative high school program
Science teaching
Área de Concentração: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Linha de Pesquisa: CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AbordagemEnsinoCiencias_Dissertacao.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons