Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13947
Tipo: Dissertação
Data do documento: 17-Abr-2020
Autor(es): CRUZ, Jaqueline Valério da
Primeiro(a) Orientador(a): SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da
Primeiro(a) coorientador(a): SILVA, Paulo Vilhena da
Título: Os jogos de regras e o desenvolvimento de habilidades matemáticas sob a perspectiva wittgensteiniana: um estudo a partir do xadrez
Agência de fomento: 
Citar como: CRUZ, Jaqueline Valério da. Os jogos de regras e o desenvolvimento de habilidades matemáticas sob a perspectiva wittgensteiniana: um estudo a partir do xadrez. Orientadora: Profa. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira. 2020. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13947. Acesso em:.
Resumo: Nossa pesquisa tem por principal objetivo investigar como as habilidades matemáticas, segundo a perspectiva da Filosofia Wittgensteiniana, podem ser desenvolvidas pela prática dos jogos no âmbito escolar, com ênfase, principalmente, nos benefícios apontados pela prática do xadrez. Buscamos, então, mostrar como a prática dos jogos de regras pode contribuir no desenvolvimento de habilidades importantes para o domínio da linguagem matemática, analisando, de forma terapêutica, como os conceitos psicológicos atribuídos a estas habilidades são apresentadas na literatura da Educação Matemática, visto que a maioria dostrabalhos acerca da temática dos jogos estão atrelados ao modelo cognitivo, onde desenvolvem suas análises no mental, independente da linguagem. Sendo assim, apontaremos as habilidades em uma perspectiva wittgensteiniana, tais como os conceitos de “seguir regras”, “compreender” e o “ver como”, que são apresentados pelo Filósofo como habilidades linguísticas. Para tanto, conduziremos a nossa pesquisa por meio de uma discussão teórica acerca da importância dos jogos na literatura da Educação Matemática e o domínio de técnicas baseadas nas ideias do filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein. Desta forma, tais habilidades desenvolvidas – raciocínio lógico, memorização, etc. – são compreendidas como o domínio de regras, técnicas linguísticas, de acordo com cada jogo de linguagem.
Abstract: Our research has as main objective to investigate how mathematical skills, according to the perspective of Wittgensteinian philosophy, can be developed through the practice of games in the school environment, with emphasis, mainly, on the benefits pointed out by the practice of chess. We then seek to show how the practice of rule games can contribute to the development of important skills for the domain of mathematical language, analyzing, in a therapeutic way, how the psychological concepts attributed to these are presented in the Mathematics Education literature, since most of works on the theme of games are linked to the cognitive model, where they develop their analysis in the mental, regardless of language. Thus, we will point out the skills in a Wittgensteinian perspective, such as the concepts of "following rules", "understanding" and "seeing-as", which are presented by the philosopher as linguistic skills. To this end, we will conduct our research through a theoretical discussion about the importance of games in the Mathematics Education literature and the mastery of techniques based on the ideas of the Austrian philosopher Ludwig Wittgenstein. In this way, we can see that such skills developed - logical reasoning, memorization, etc. - means knowing how to master the linguistic rules according to each language game.
Palavras-chave: Jogo de xadrez
Habilidades matemáticas
Conceitos psicológicos
Terapia wittgensteiniana
Chess game
Mathematical skills
Psychological concepts
Wittgensteinian therapy
Área de Concentração: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Linha de Pesquisa: LINGUAGENS E PRÁTICAS DOCENTES
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JogosRegrasDesenvolvimento_Dissertacao.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons