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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13956
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 10-Abr-2017 |
Autor(es): | BARBOSA, Lidiane Amaral |
Primeiro(a) Orientador(a): | FREITAS, Nádia Magalhães da Silva |
Primeiro(a) coorientador(a): | RAPOSO, Elinete Oliveira |
Título: | Cura ou conservação: um dilema socioambiental na formação continuada de professores da educação |
Agência de fomento: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citar como: | BARBOSA, Lidiane Amaral. Cura ou conservação: um dilema socioambiental na formação continuada de professores da educação. Orientadora: Profa. Dra. Nádia Magalhães da Silva Freitas. 2017. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13956. Acesso em:. |
Resumo: | Alterações climáticas, desertificação, desmatamento, queimadas, extinção de espécies da fauna e da flora, são algumas das questões que marcam a crise ambiental e, deste cenário, emergem alguns questionamentos, tais como a racionalidade do pensamento da atual civilização, o homem como centralidade do universo, os valores de dominação da natureza, o processo incontrolável e insustentável de produção, o reforço à cultura do consumo, a constituição de um mundo economizado. É nesse contexto, que se apresentam os desafios socioambientais contemporâneos, a saber: qualidade socioambiental e a sustentabilidade das cidades, mitigação e enfrentamento da mudança climática, gestão da água e dos resíduos sólidos, gestão das florestas, demanda crescente e alternativas energéticas, entre outros. O significado aqui atribuído ao termo desafio diz respeito às possibilidades de superação dos agravos que importam em insustentabilidade. Este trabalho trata o que hoje representa um dos desafios socioambientais contemporâneos – a floresta. Assim, a pesquisa foi conduzida pela seguinte questão: como professores, em processo de formação continuada, fundamentam sua tomada de decisão frente a um dilema socioambiental envolvendo o tema floresta? A pesquisa apresentou abordagem qualitativa, e se deu no contexto de um processo de formação continuada de professores da educação básica, que tinha como objetivo problematizar os recentes desafios socioambientais. As análises apresentadas referiram-se aos dados secundários produzidos em uma das atividades formativas, precisamente de um estudo de caso (fictício, mas verossímil) intitulado “Cura ou conservação: as questões de saúde humana e o ecossistema”, que envolvia um dilema socioambiental, o qual envolvia a extração de um bioativo antitumoral (paclitaxel – nome comercial taxol), encontrado no Taxus brevifolia, presente curiosamente em terras indígenas da Amazônia, o que implicaria na depleção desta espécie florestal. Os posicionamentos dos professores, em linhas gerais, manifestaram a integração de conhecimentos de duas áreas: ciências naturais e ciências sociais, aproximando-as. E, os professores chamaram atenção, em certa medida, para a necessidade de abolir o fosso existente entre essas duas áreas, constituindo-se movimento de quebra de paradigma e de diálogos entre disciplinas. Os professores consideraram aspectos como identidade, cultura e conhecimentos tradicionais, esquivando-se de posicionamentos que exorcizam a alteridade e a soberania dos conhecimentos científicos, em relação aos demais. As questões socioambientais mostramse de difícil abordagem, dado o seu caráter complexo. Assim, pensar a floresta, notadamente a Amazônica, requer abordagem diferenciada, ao consideramos sua natureza multidiversa e, assim, o fizeram os professores, ao apresentarem seus posicionamentos. Evocaram aspectos para além da sua formação específica, integrando conhecimentos, em uma autêntica atitude interdisciplinar na consideração do dilema socioambiental proposto na formação. As discussões dos professores foram legítimas, seus posicionamentos pertinentes e mostraram-se atuais, ao considerarmos as preocupações que incidem no campo socioambiental. |
Abstract: | Climate change, desertification, deforestation, burning, extinction of species of fauna and flora, are some of the issues that mark the environmental crisis and, from this scenario, some questions arise, such as the rationality of the thinking of the present civilization, man as centrality of the universe, the values of domination of nature, the uncontrollable and unsustainable process of production, the reinforcement of the culture of consumption, the constitution of an economized world. It is in this context that the contemporary socioenvironmental challenges are presented: socio-environmental quality and sustainability of cities, mitigation and confront with climate change, water and solid waste management, forest management, growing demand and energy alternatives, among others. The meaning here attributed to the term challenge refers to the possibilities of overcoming the aggravations that matter in unsustainability. This dissertation deals with what today represents one of the contemporary socio-environmental challenges - the forest. Thus, the research was driven by the following question: how teachers, in a process of continuous formation, base their decision-making in the face of a socioenvironmental dilemma involving the forest theme? The research presented a qualitative approach, and occurred in the context of a process of continuous training of teachers of basic education, which aimed to problematize the recent socio-environmental challenges. The analyzes presented referred to the secondary data produced in one of the formative activities, precisely of a case study (fictitious but verisimilious) entitled "Cure or conservation: the questions of human health and the ecosystem", that involved a socio-environmental dilemma, which involved the extraction of an antitumoral bioactive (paclitaxel - commercial name taxol), found in the Taxus brevifolia (pacific yew - vulgar name), present curiously in indigenous lands, in the Amazon. The positioning of the professors, in general lines, manifested the integration of knowledge of two areas: natural sciences and social sciences, approaching them. The teachers called attention to the need to abolish the existing gap between these two areas, constituting a paradigmbreaking movement and dialogues between disciplines. The teachers considered aspects such as identity, culture and traditional knowledge, avoiding positions that exorcize the otherness and the sovereignty of scientific knowledge in relation to others. Socioenvironmental issues are difficult to approach given their complex nature. Thus, thinking about the forest, especially the Amazon rainforest requires a differentiated approach, considering its multidiverse nature, as did the teachers in their positioning. They evoked aspects beyond their specific training, integrating knowledge, in an authentic interdisciplinary attitude in the consideration of the socio-environmental dilemma proposed in the training. The teachers' discussions were legitimate and their positions relevant and current, when considering the aspects involved in the socio-environmental field. |
Palavras-chave: | Formação de professores Desafios socioambientais Floresta Teacher training Socio-environmental challenges Forest |
Área de Concentração: | EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS |
Linha de Pesquisa: | CONHECIMENTO CIENTÍFICO E ESPAÇOS DE DIVERSIDADE DA EDUCAÇÃO DAS CIÊNCIAS |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI |
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