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Tipo: Dissertação
Data do documento: 11-Out-2017
Autor(es): MARTINS, Jeová Pereira
Afiliação do(s) Autor(es): SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO PARÁ – SEDUC
Primeiro(a) Orientador(a): MENDES, Iran Abreu
Título: Ensino de simetria por meio de problematização sociocultural
Citar como: MARTINS, Jeová Pereira. Ensino de simetria por meio de problematização sociocultural. Orientador: Prof. Dr. Iran Abreu Mendes. 2017. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13957. Acesso em: .
Resumo: O ensino de matemática na Educação Básica merece especial atenção de professores e pesquisadores do campo, pois tem como uma de suas funções a formação integral do estudante no que tange aos conhecimentos matemáticos a ela necessários. Este trabalho propõe uma forma de promover essa formação no nível fundamental e objetiva analisar e discutir as estruturas de composição gráfica dos artefatos confeccionados em algumas práticas socioculturais, nas quais fossem identificados padrões geométricos que evidenciassem matrizes de variados casos de Simetria possíveis de serem explorados pedagogicamente nas aulas de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que tem como foco central propor o ensino de Simetria de reflexão, rotação, translação e reflexão deslizante, a partir da estrutura de composição gráfica de artefatos oriundos de algumas culturas. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa empírica e bibliográfica e analisados segundo as ideias de Mendes (2014), Farias e Mendes (2014), Lévi-Strauss (2012) e dos PCN de Matemática (1997). Os resultados apontam para uma forte conexão entre a Simetria dos anos finais do Ensino Fundamental e os artefatos estudados, o que poderá favorecer o ensino e a aprendizagem desse assunto de forma mais efetiva e significativa para os estudantes. Por fim, elaboramos propostas de Unidades Básicas de Problematização (UBP) como subsídios didáticos a serem incorporados pelo professor de matemática no ensino de Simetria nos anos finais do Ensino Fundamental.
Abstract: The teaching of mathematics in Basic Education deserves special attention from teachers and field researchers, since it has as one of its functions the integral formation of the student in what concerns to the mathematical knowledge that it needs. This work proposes a way of promoting this training at the fundamental level and aims to analyze and discuss the graphical composition structures of the artifacts made in some sociocultural practices, in which geometric patterns were evidenced that show matrices of various Symmetry cases that can be explored pedagogically in the math classes in the final years of Elementary School. It is a qualitative research that has as its central focus the teaching of symmetry of reflection, rotation, translation and sliding reflection, from the graphical composition structure of artifacts originating from some cultures. The data were obtained through empirical and bibliographical research and analyzed according to the ideas of Mendes (2014), Farias and Mendes (2014), Lévi-Strauss (2012) and the mathematics NCPs (1997). The results point to a strong connection between the Symmetry of the final years of Elementary School and the artifacts studied, which may favor the teaching and learning of this subject in a more effective and meaningful way for the students. Finally, we elaborate proposals of Basic Units of Problematization (UBP) as didactic subsidies to be incorporated by the teacher of mathematics in the teaching of Symmetry in the final years of Elementary School.
Palavras-chave: Educação matemática
Ensino fundamental
Simetria
Artefatos socioculturais
Problematização
Mathematics education
Elementary school
Symmetry
Sociocultural artifacts
Problematization
Área de Concentração: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Linha de Pesquisa: ETNOMATEMÁTICA, LINGUAGEM, CULTURA E MODELAGEM MATEMÁTICA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

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