SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Histórias e percepções de um professor de matemática com deficiência física

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

13-04-2020

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

SOUSA JÚNIOR, Milton Carvalho de. Histórias e percepções de um professor de matemática com deficiência física. Orientador: Prof. Dr. Elielson Ribeiro de Sales. 2020. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13958. Acesso em:.

DOI

A presente pesquisa tem o intuito de apresentar e propor reflexões acerca da inclusão do professor de matemática com deficiência frente a um sistema excludente, bem como os aspectos intrínsecos no processo de inserção no trabalho docente e mudanças no ensinar. A partir do resgate memorialístico de experiências vivenciadas dentro e fora de sala de aula, realizo uma tomada de consciência, perfazendo um paralelo entre o antes e o depois das limitações físicas pautando-me nesse novo olhar do docente com deficiência de modo crítico e analítico a luz da filosofia Deleuziana, olhando o passado a fim de projetar um futuro. Dessa forma, por meio da autobiografia, permito-me enxergar o que eu era e o que me tornei baseado num olhar para mim de um sujeito formador, transformador, com deficiência física, e em formação e, doravante, desenvolver a prática docente no ensino de Matemática aparentemente desprovida de possibilidades, mas que, refletida e posta à análise, pode tornar-se um importante instrumento de coleta de informações para o caminhar da Educação. Mais ainda, levantar-se-ão questões pertinentes como a (re)inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho e a forma como ela é enxergada em seu meio. Busco também erigir uma análise a respeito das condições de igualdade em que as pessoas com e sem deficiência são submetidas. A partir de uma educação matemática formal e um resgate memorialístico, questiono a possibilidade de um professor com deficiência ser capaz, aos olhos da normalidade, de lecionar. Por meio de uma autorreflexão sobre minhas práticas como docente, procuro reconhecer o professor que me tornei norteando-me nos exemplos que vivenciei em meu percurso de formação, de modo a me redescobrir como docente ao caminho de ser e de vir a ser, apontando mecanismos e possibilidades que me permitam a docência em matemática como professor com deficiência física.

browse.metadata.ispartofseries

Palavras-chave

Professor de matemática com deficiênciaEducação matemáticaFilosofia deleuzianaPesquisa autobiográficaExperiências formadorasMathematics teacher with disabilitiesMathematics educationDeleuzian philosophyAutobiographical researchTraining experiences

Área de concentração

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Linha de pesquisa

DOCÊNCIA E DIVERSIDADE

CNPq

CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA, CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Instituto de Educação Matemática e Científica

Programa

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Fonte URI