Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13959
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSALES, Flávia Helena Vasconcelos dos Passos-
dc.date.accessioned2022-02-15T18:41:54Z-
dc.date.available2022-02-15T18:41:54Z-
dc.date.issued2020-03-16-
dc.identifier.citationSALES, Flávia Helena Vasconcelos dos Passos. EPAEM: duas décadas de história e produções científicas. Orientadora: Profa. Dra. Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha. 2020. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13959. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13959-
dc.description.abstractThis dissertation is a historical narrative of the EPAEM1 editions. Researching the theme was the way found to awaken the sleeping memories of the events and, thus, expose them, since it was not known where the documents of the regional meetings were kept. From the problematic raised, the following question was raised: how to write the history of SBEM-PA and the scientific productions of EPAEM? In order to answer the question, it was established as a general objective to investigate the creation process of the EPAEM and the production of the twelve meetings, carried out in the period from 1999 to 2019. The theoretical-methodological basis that guided the construction of the research and composed the study is based a qualitative research, which allowed greater familiarity, since the subject is still little known and explored. We sought to conduct an exploratory survey process, which allowed the visualization of the procedures adopted, with a view to improving ideas, discovering intuitions and formulating hypotheses. Thus, it was observed, during the survey of the documents and reports of the organizers, that the number of works presented more than doubled, considering the 3rd to 12th edition of the event, as well as the thematic axis that stood out most was the of teaching-learning of Mathematics. This allowed us to conclude that, if the meeting is related to Mathematics Education, the greatest strength was conferences, lectures, short courses, scientific communications and posters, which dealt with the profile of Mathematical Education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Heloísa Cardoso (heloisagomes@ufpa.br) on 2022-02-15T18:41:43Z No. of bitstreams: 2 DecadasHistoriaProducoees_Dissertacao.pdf: 8038454 bytes, checksum: 5625bf21ef74f1a058c11970090997ab (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Heloísa Cardoso (heloisagomes@ufpa.br) on 2022-02-15T18:41:54Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DecadasHistoriaProducoees_Dissertacao.pdf: 8038454 bytes, checksum: 5625bf21ef74f1a058c11970090997ab (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-15T18:41:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DecadasHistoriaProducoees_Dissertacao.pdf: 8038454 bytes, checksum: 5625bf21ef74f1a058c11970090997ab (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2020-03-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectHistória de instituiçõespt_BR
dc.subjectSociedade brasileira de educação matemáticapt_BR
dc.subjectMathematical educationpt_BR
dc.subjectHistory of institutionspt_BR
dc.subjectBrazilian society of mathematical educationpt_BR
dc.titleEPAEM: duas décadas de história e produções científicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação Matemática e Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1ROCHA, Maria Lúcia Pessoa Chaves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4291670232604529pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0179600642524798pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação constitui-se em uma narrativa histórica das edições dos Encontros Paraenses de Educação Matemática (EPAEM). Pesquisar sobre a temática foi a forma encontrada para despertar as memórias adormecidas dos eventos e, assim, expô-las, uma vez que não se tinha conhecimento de onde estavam guardados os documentos dos encontros regionais. A partir da problemática levantada, chegou-se à seguinte pergunta: como escrever a história da SBEM-PA e das produções científicas do EPAEM? Para responder ao questionamento, foi estabelecido como objetivo geral investigar o processo de criação dos EPAEM e as produções dos doze encontros, realizados no período de 1999 a 2019. A fundamentação teórico-metodológica que balizou a construção da pesquisa e compôs o estudo está baseada em uma pesquisa qualitativa, o que permitiu maior familiaridade, visto que a temática ainda é pouco conhecida e explorada. Procurou-se fazer um processo de sondagem de cunho exploratório, que permitiu a visualização dos procedimentos adotados, com vistas a aprimorar ideias, descobrir intuições e formular hipóteses. Desse modo, observou-se, durante o levantamento dos documentos e dos relatos dos organizadores, que o número de trabalhos apresentados mais que dobrou, considerando-se da 3ª a 12ª edição do evento, assim como o eixo temático que mais se destacou foi o de ensino-aprendizagem de Matemática. Isso permitiu concluir que, se o encontro é referente à Educação Matemática, a maior força foram conferências, palestras, minicursos, comunicações científicas e pôsteres, que tratavam do perfil da Educação Matemática.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticaspt_BR
dc.subject.linhadepesquisaPERCEPÇÃO MATEMÁTICA, PROCESSOS E RACIOCÍNIOS,SABERES E VALORESpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoEDUCAÇÃO MATEMÁTICApt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/ 0000-0002-8022-2601pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DecadasHistoriaProducoees_Dissertacao.pdf7,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons