Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13984
Tipo: Dissertação
Data do documento: 5-Dez-2016
Autor(es): TELES, Lilian Valente
Primeiro(a) Orientador(a): PARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro
Título: Aspectos e características próprias do processo de desenvolvimento de práticas investigativas realizadas por professores da educação básica
Agência de fomento: 
Citar como: TELES, Lilian Valente. Aspectos e características próprias do processo de desenvolvimento de práticas investigativas realizadas por professores da educação básica. Orientadora Profa. Dra. Andrela Garibaldi Loureiro Parente. 2016. 11 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13984. Acesso em:.
Resumo: O objetivo principal foi investigar quais aspectos/características estão presentes nas práticas investigativas de professores da educação básica, na perspectiva de compreender e discutir esses aspectos/características próprios no planejamento, realização e desenvolvimento dessas práticas. Esta investigação se desenvolve no estudo de caso, triangulando dado documental, relatórios e entrevistas. Delimito um caso, ao analisar professores da educação básica que tiveram seus planos aprovados no PIBICJR, no edital Nº 007/2009 da FAPESPA, em 2009, no Estado do Pará. Após critérios estabelecidos no processo de pesquisa e a consulta ao Currículo Lattes de 68 professores que tiveram seus planos aprovados, 19 professores que atuavam na educação básica formaram o universo deste estudo. Com análise nos relatórios de cada sujeito e nas entrevistas, construo categorias, de modo que, nesta pesquisa, tive 5 sujeitos de pesquisa e foi possível analisar 11 relatórios e 5 entrevistas, a partir das quais encontro semelhanças e diferenças entre os sujeitos e os aspectos/características próprios das práticas que desenvolveram. A análise do edital, relatórios técnicos e entrevistas possibilitaram a construção de um texto para cada sujeito, nos quais pude adentrar no desenvolvimento dos planos e nas experiências docentes de cada um deles. Esses aspectos/características estão direcionados à formação do professor, o que o professor deseja ao estudante e que estratégias de produção de conhecimento nas práticas investigativas são utilizadas, em vista da necessidade de pesquisar mais sobre os aspectos/características e de incentivar o desenvolvimento das práticas investigativas na formação inicial e continuada dos licenciados e graduados.
Abstract: O main objective was to investigate what aspects / characteristics are present in the research practices of primary education teachers, with a view to understanding and discussing these aspects / characteristics in the planning, implementation and development of these practices. This investigation is developed in the case study, triangulating given documentary, reports and interviews. We delimit a case, when analyzing teachers of basic education who had their plans approved in the PIBICJR, in public no 007/2009 of FAPESPA, in 2009, in the State of Pará. After criteria established in the research process and the lattes curriculum consultation of 68 Teachers who had their plans approved, 19 teachers who worked in basic education formed the universe of this study. With analysis in the reports of each subject and in the interviews, we constructed categories, so that, in this research, we had 5 research subjects and it was possible to analyze 11 reports and 5 interviews, from which we found similarities and differences between subjects and aspects Characteristics of the practices they have developed. The analysis of the edict, technical reports and interviews allowed the construction of a text for each subject, in which we can enter into the development of the plans and the teaching experiences of each of them. These aspects / characteristics are directed to teacher training, what the teacher wants the student and what strategies of knowledge production in research practices are used, given the need to research more about the aspects / characteristics and to encourage the development of practices The initial and continuing training of graduates and graduates.
Palavras-chave: Aspectos
Características
Professor educação básica
Práticas investigativas
Aspects
Features
Teacher basic education
Investigative practices
Área de Concentração: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Linha de Pesquisa: CONHECIMENTO CIENTÍFICO E ESPAÇOS DE DIVERSIDADE DA EDUCAÇÃO DAS CIÊNCIAS
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AspectosCaracteristicasProprias_Dissertacao.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons