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Tipo: Tese
Data do documento: 28-Jun-2021
Autor(es): CASTELLO, Rebecca do Nascimento
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Primeiro(a) Orientador(a): PONT VIDAL, Josep
Título: Entraves e desafios para a efetivação da governança administrativa nas IES: um estudo comparativo entre a Universidade de Melbourne, a Universidade de Campinas e a Universidade Federal do Pará (Brasil - Austrália)
Citar como: CASTELLO, Rebecca do Nascimento. Entraves e desafios para a efetivação da governança administrativa nas IES: um estudo comparativo entre a Universidade de Melbourne, a Universidade de Campinas e a Universidade Federal do Pará (Brasil - Austrália). Orientador: Josep Pont Vidal. 2021. 283 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13989. Acesso em:.
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar a governança administrativa da Universidade de Melbourne (UNIMELB) na Austrália, da Universidade de Campinas (UNICAMP) e da Universidade Federal do Pará (UFPA) essas duas no Brasil, por meio de um estudo comparativo, a partir das categorias analíticas de autonomia financeira, controle, modelo e lógica de tomada de decisão. A pesquisa foi realizada através de revisão da literatura específica, utilizando a Teoria dos Sistemas Autorreferenciais de Niklas Luhmann como suporte teórico-metodológico. Foi aplicada a abordagem mista (quali-quanti), tendo como instrumento para a coleta de dados entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental, interpretadas por meio da análise de conteúdo. Como principais resultados foram identificados que as três universidades possuem características predominantes do modelo de governança de “Partes Interessadas”, sendo que a UNIMELB caminha para um modelo “Empreendedor”. As três instituições possuem características predominantemente do modelo burocrático de tomada de decisão, mas as universidades brasileiras ainda se utilizam de códigos secundários quando se trata de nomeação para cargos da alta administração, que podem impactar diretamente na utilização dos sobrecódigos. Evidenciou-se em todas as IES a necessidade de argumentação da escolha selecionada, gerando assim diferenças no sistema. No tocante à autonomia financeira, a UFPA e a UNICAMP não possuem diversificação das fontes de recursos, dependendo majoritariamente dos recursos públicos, como consequência de uma carente relação com o setor produtivo e decisões administrativas pouco operativas em relação ao aumento desta autonomia. Com referência à categoria controle, a UFPA se destacou seguida da UNIMELB e UNICAMP, sendo esta última com problemas a serem superados em relação à transparência e auditorias internas e externas. Fazendo um paralelo entre o referencial teórico e as categorias analíticas, se delineou de maneira propositiva, um “modelo ideal” weberiano para a governança universitária na área administrativa. Concluiu se, que a governança nas três universidades precisa de aperfeiçoamentos em pelo menos uma das categorias analisadas. As IES brasileiras precisam focar em políticas que visem uma maior diversificação de recursos financeiros; corrigir os códigos de comunicação com outros sistemas tornando a tomada de decisão mais adequada e; por fim, a UNIMELB e UNICAMP necessitam melhorar as ações que envolvem controle.
Abstract: This study aims to analyze the administrative governance of the University of Melbourne (UNIMELB) in Australia, the University of Campinas (UNICAMP) and the Federal University of Pará (UFPA), these two in Brazil, through a comparative study, based on analytical categories of financial autonomy, control, model and decision-making logic. The research was carried out through a specific literature review, using Niklas Luhmann's Theory of Self-Referential Systems as theoretical-methodological support. A mixed approach (quali quanti) was applied, using semi-structured interviews and documentary research as an instrument for data collection, interpreted through content analysis. As main results, it was identified that the three universities have predominant characteristics of the “Stakeholders” governance model, with UNIMELB moving towards an “Entrepreneur” model. The three institutions have characteristics predominantly of the bureaucratic decision-making model, but Brazilian universities still use secondary codes when it comes to appointments to senior management positions, which can directly impact the use of overcodes. The need to argue the selected choice was evident in all HEIs, thus generating differences in the system. With regard to financial autonomy, UFPA and UNICAMP do not have diversification of sources of resources, depending mostly on public resources, as a consequence of a poor relationship with the productive sector and administrative decisions that are inoperative in relation to increasing this autonomy. With regard to the control category, UFPA stood out, followed by UNIMELB and UNICAMP, the latter with problems to be overcome in relation to transparency and internal and external audits. Making a parallel between the theoretical framework and the analytical categories, an “ideal model” for university governance in the administrative area was purposefully outlined. It was concluded that governance in the three universities needs improvement in at least one of the analyzed categories. Brazilian HEIs need to focus on policies aimed at greater diversification of financial resources; correct communication codes with other systems making decision making more adequate and; finally, UNIMELB and UNICAMP need to improve actions involving control.
Palavras-chave: Educação superior
Governança universitária
Teoria dos sistemas
Autonomia universitária
Sistemas autorreferenciais
Higher Education
University governance
Systems theory
Área de Concentração: DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL
Linha de Pesquisa: ESTADO, INSTITUIÇÕES, PLANEJAMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::POLITICA E PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAIS
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos
Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Teses em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (Doutorado) - PPGDSTU/NAEA

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