Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13995
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Carlos Augusto Silva e-
dc.date.accessioned2022-02-24T17:23:15Z-
dc.date.available2022-02-24T17:23:15Z-
dc.date.issued2018-03-03-
dc.identifier.citationSILVA, Carlos Augusto Silva e. Art(e)biologia na/com a natureza. Orientadora: Profa. Dra. Maria dos Remédios de Brito. 2018. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13995. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13995-
dc.description.abstractThe dissertation causes a between art(and)biology in an attempt to cause friction in science as a way of knowledge based on their specific standards. For the research production was exposed links between images, writing and body trials. Route that instigates a biologist, that runs through your life and guide yourself through waterfalls, creeks, caves and residents affected by a hydroelectric plant that shattered lives and environments. The friction of the Rhizome text is nature. The composition plan comes with lines of experimentations that are open to infinite inputs, outputs and means, which were carried out in the Xingu region, in and near the city of Altamira-PA. The theoretical effort was inspired by the philosophy of Gilles Deleuze and Félix Guattari, as well as a few others who organized this meeting as artists and biologists of education and science teaching who wander / think through these connections. A dissertation in which its constructive body comes through experimentation, in a process in which the exercise of the nonlinear is an invitation to the opening of thought and sensations. The possible friction/dissertation seeks to permeate velocities, slowness and rests. Its results can be composed for those who want the utilities/uselessness, because the text does not want to be interpreted, but machined. Idealize in ways, as you wish.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Heloísa Cardoso (heloisagomes@ufpa.br) on 2022-02-24T17:22:41Z No. of bitstreams: 2 ArteBiologiaNatureza_Dissertacao.pdf: 8244162 bytes, checksum: bcf3536b3602e53be9dddd1af38e9b9a (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Heloísa Cardoso (heloisagomes@ufpa.br) on 2022-02-24T17:23:15Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ArteBiologiaNatureza_Dissertacao.pdf: 8244162 bytes, checksum: bcf3536b3602e53be9dddd1af38e9b9a (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-24T17:23:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ArteBiologiaNatureza_Dissertacao.pdf: 8244162 bytes, checksum: bcf3536b3602e53be9dddd1af38e9b9a (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2018-03-03en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectArt(e)biologiapt_BR
dc.subjectFilosofia da diferençapt_BR
dc.subjectSciencept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectArt(and)biologypt_BR
dc.subjectPhilosophy of differencept_BR
dc.titleArt(e)biologia na/com a naturezapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação Matemática e Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1BRITO, Maria dos Remédios de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6896268801860211pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2683415374279548pt_BR
dc.description.resumoA dissertação provoca um entre arte(e)biologia na tentativa de atritar a ciência como um modo de conhecimento fincado em suas normas específicas. Para a produção da pesquisa se ousou de ligações por entre imagens, escritas e experimentações do corpo. Percurso que instiga um biólogo, que atravessa sua(s) vida(s) e se envereda por entre cachoeiras, igarapés, cavernas e moradores atingidos por uma hidrelétrica que des-fez vidas e ambientes. O atrito do texto rizoma é a natureza. O plano de composição vem em linhas de experimentações abertas às infinitas entradas, saídas e meios, as quais foram realizadas na região do Xingu, na e próximas à cidade de Altamira-PA. O esforço teórico perpassou por inspirações da filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari, bem como alguns outros que agenciaram esse encontro, como artistas e biólogos da educação e do ensino de ciências que vagueiam/pensam por entre essas conexões. Uma dissertação em que seu corpo construtivo advém por experimentações, num processo em que o exercício do não linear é um convite à abertura do pensamento e das sensações. O possível atrito/dissertação busca permear velocidades, lentidões e repousos. Seus resultados podem ser compostos para quem deseja as in-utilidades, pois o texto não quer ser interpretado, mas maquinado. Maquinem de n maneiras, se desejarem.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticaspt_BR
dc.subject.linhadepesquisaCONHECIMENTO CIENTÍFICO E ESPAÇOS DE DIVERSIDADE DA EDUCAÇÃO DAS CIÊNCIASpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoEDUCAÇÃO EM CIÊNCIASpt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Rondôniapt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-0478-5285pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ArteBiologiaNatureza_Dissertacao.pdf8,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons