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Tipo: Tese
Data do documento: 14-Dez-2020
Autor(es): SILVA, Elielson Pereira da
Afiliação do(s) Autor(es): UEMA - Universidade Estadual do Maranhão
Primeiro(a) Orientador(a): ACEVEDO MARIN, Rosa Elizabeth
Primeiro(a) coorientador(a): PUERTA SILVA, Claudia
Título: Necrosaber e regimes de veridição: governamentalidade bioeconômica da plantation do dendê no Brasil e na Colômbia
Citar como: SILVA, Elielson Pereira da. Necrosaber e regimes de veridição: governamentalidade bioeconômica da plantation do dendê no Brasil e na Colômbia. Orientadora: Rosa Elizabeth Acevedo Marin. 2020. 379 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13997. Acesso em:.
Resumo: A tese intitulada Necrosaber e regimes de veridição: governamentalidade bioeconômica da plantation do dendê no Brasil e na Colômbia consiste num estudo aproximativo realizado empiricamente em dois países da Pan-Amazônia marcados pela presença de múltiplas territorialidades específicas e povos tradicionais em colisão com megaempreendimentos econômicos fomentados pela coalizão desenvolvimentista objetivada em estratégias empresariais e políticas governamentais. Essas relações de poder e dominação são permeadas por conflitos socioambientais nascidos da confrontação entre diferentes modos de existência coletivos versus tecnologias políticas referidas a formas de uso, apropriação e mercadorização dos recursos naturais. Nesses territórios vive-se uma guerra, não simplesmente em sentido metafórico, mas em sua literalidade. Brasil e Colômbia estão entre os cinco países mais letais para quem decide lutar por direitos territoriais e étnicos. Todavia, assim como na plantation colonial e na economia política clássica, a governamentalidade bioeconômica vigente se ancora em necrosaberes nascidos do jogo entre estruturas políticas e modalidades de conhecimento. Do ponto de vista empírico, analiso o regime de veridição da bioeconomia do dendê e seus reflexos em terras tradicionalmente ocupadas por quilombolas, ribeirinhos e pequenos agricultores. A questão central a ser respondida consistiu em verificar como a construção social de representações da governamentalidade bioeconômica do dendê erigiu um necrosaber instituído como regime de veridição? A partir desta pergunta norteadora, emergiu um questionamento complementar acerca do fenômeno social a ser investigado: quem são, como operam e de que maneira os agentes responsáveis pela formulação de estratégias de legitimação da plantation do dendê colaboram com o estabelecimento de zonas de não-ser nos territórios intrusados por monocultivos comerciais na Colômbia e no Brasil, culminando na distribuição desigual das oportunidades de vida e de morte? O objetivo geral de pesquisa consiste em analisar o modo como os processos de construção social de representações da governamentalidade bioeconômica do dendê erigem um necrosaber instituído como regime de veridição, que culminam em práticas traduzidas em situações concretas incidentes sobre territórios etnicamente configurados. Os aportes teóricos utilizados para proceder a análise das situações empiricamente observadas se baseiam na biopolítica e na governamentalidade propostas por Michel Foucault, nas críticas sociogênicas de Franz Fanon a respeito das violências físicas e psíquicas causadas pelo racismo intrínseco à plantation e a colônia; e na noção de necropolítica formulada por Achille Mbembe. A concretização da pesquisa foi possibilitada mediante a realização de um conjunto de entrevistas e etnografias realizadas nos últimos dois anos no Brasil e na Colômbia, junto a agentes sociais, representantes de governos, agroempresários e pesquisadores. Somou-se a isso o cotejamento de documentos, discursos, planos, programas e projetos concernentes à bioeconomia do dendê. O necrosaber constitui um neologismo, uma expressão nova decorrente de certa insuficiência teórica empregada com o intuito de descrever um campo de relações presente em domínios do saber conformadores da divisão do trabalho intelectual, que se propõem a produzir esquemas interpretativos e representações sobre o mundo social. Do ponto de vista epistêmico, o necrosaber se inscreve como autopoiese, ou seja, produz a si próprio em razão de si mesmo, engendrando relações e práticas constitutivas de sua associação indivisível com as distintas formas de manifestação do necropoder consumadas em fenômenos mórbidos específicos. A grade analítica do necrosaber possibilita trazer à tona os elementos fundantes da instituição do regime da grande plantação, atualmente eufemizado como agricultura comoditizada e integrada a mercados, em política da verdade. A despeito de se referirem a diferentes contingências históricas, a plantation colonial e as novas plantations guardam vários elementos em comum, dentre estes, a fantasmagórica autoimagem de sinonímia da modernidade e da eficiência, coextensiva a nomeação das vozes insubmissas como representação do arcaico, consoante uma efusão narcísica que corresponde ao verbo ferir (MBEMBE, 2018). Do mesmo modo se invoca certa ideia de razão outrora balizada em domínios do saber funcionais aos imperativos da economia política clássica e hodiernamente imbricada na noção de bioeconomia. Os fundamentos que conferem autoridade ao necrosaber se estruturam a partir de dispositivos raciais adstritos a práticas etnocêntricas de colonização de territórios e corpos considerados objetificáveis, fungíveis, descartáveis, reificados por meio da organização racional de uma desumanização (FANON, 2008). Invocando a gestão racional e eficiente do uso dos recursos naturais em oposição ao tradicional, norteiam a delimitação de espaços classificando-os como economicamente estagnados, socialmente empobrecidos e ambientalmente degradados, cuja transformação estaria condicionada à consecução de estratégias empresariais coadunadas com políticas governamentais desenvolvimentistas. Operam mediante a institucionalização de normas afinadas à racionalidade neoliberal vigente, associadas a processos de subjetivação enformadores dos desejos e das condutas, e do estabelecimento de um monopólio epistêmico convertido em política da verdade. Os efeitos do regime veridicional do necrosaber se materializam em necroses, as quais correspondem a manifestações empíricas do exercício da morte em zonas de não-ser engendradas pela governamentalidade bioeconômica da dendeicultura. Objetivados em monoculturas territoriais e cognitivas, os regimes de representação, discursos e práticas subjacentes a esta bioeconomia se traduzem na exposição à morte de grupos sociais em posição conflitante aos necronegócios.
Resumen: La tesis titulada Necrosaber y regímenes de veridicción: gubernamentalidad bioeconómica de la plantación de palma de aceite en Brasil y Colombia consiste en un estudio aproximado realizado empíricamente en dos países de la Pan-Amazonia marcados por la presencia de múltiples territorialidades específicas y pueblos tradicionales en colisión con megaproyectos económicos impulsadas por coalición de desarrollo orientada a estrategias empresariales y políticas gubernamentales. Estas relaciones de poder y dominación están permeadas por conflictos socioambientales derivados del enfrentamiento entre diferentes modos colectivos de existencia versus tecnologías políticas relacionadas con las formas de uso, apropiación y mercantilización de los recursos naturales. En estos territorios hay una guerra, no simplemente en un sentido metafórico, sino en su literalidad. Brasil y Colombia se encuentran entre los cinco países más letales para quienes deciden luchar por los derechos territoriales y étnicos. Sin embargo, como en la plantación colonial y la economía política clásica, la gubernamentalidad bioeconómica actual está anclada en necrosaberes nacidos del juego entre estructuras políticas y modalidades de conocimiento. Desde un punto de vista empírico, analizo el régimen de verificación de la bioeconomía de la palma aceitera y sus efectos sobre tierras tradicionalmente ocupadas por comunidades negras, ribereños y pequeños agricultores. La pregunta central por responder era verificar cómo la construcción social de las representaciones de la gubernamentalidad bioeconómica de la palma de aceite creó un necrosaber instituido como un régimen de veridicción. A partir de esta pregunta orientadora surgió un cuestionamiento complementario sobre el fenómeno social a investigar: quiénes son, cómo operan y cómo los agentes responsables de formular estrategias para legitimar la palma aceitera colaboran con el establecimiento de áreas de no-ser. en los territorios invadidos por monocultivos comerciales en Colombia y Brasil, culminando en la desigual distribución de oportunidades de vida o muerte? El objetivo general de la investigación es analizar la forma en que los procesos de construcción social de representaciones de la gubernamentalidad bioeconómica de la palma de aceite erigen un necrosaber instituido como régimen de verificación, que culminan en prácticas traducidas en situaciones concretas incidentes en territorios configurados étnicamente. Los aportes teóricos utilizados para analizar las situaciones empíricamente observadas se basan en la biopolítica y gubernamentalidad propuesta por Michel Foucault, en las críticas sociogénicas de Franz Fanon sobre la violencia física y psíquica provocada por el racismo intrínseco a la plantación y la colonia; y en la noción de necropolítica formulada por Achille Mbembe. La investigación fue posible a través de una serie de entrevistas y etnografías realizadas en los últimos dos años en Brasil y Colombia, con agentes sociales, representantes gubernamentales, agroindustrias e investigadores. A esto se suma la comparación de documentos, discursos, planes, programas y proyectos relacionados con la bioeconomía del aceite de palma. Necrosaber constituye un neologismo, una nueva expresión resultante de una cierta insuficiencia teórica utilizada para describir un campo de relaciones presentes en dominios del conocimiento que configuran la división del trabajo intelectual, que buscan producir esquemas interpretativos y representaciones sobre el mundo social. Desde un punto de vista epistémico, el necrosaber se inscribe como autopoiesis, es decir, se produce por sí mismo, engendrando relaciones y prácticas que constituyen su asociación indivisible con las distintas formas de manifestación del necropoder consumadas en fenómenos mórbidos específicos. La cuadrícula analítica del necrosaber permite plantear los elementos fundacionales de la institución del régimen de las grandes plantaciones, actualmente eufemizado como agricultura mercantilizada e integrada a los mercados, en la política de la verdad. A pesar de referirse a distintas contingencias históricas, la plantación colonial y las nuevas plantaciones tienen varios elementos en común, entre ellos, la autoimagen fantasmagórica de sinónimo de modernidad y eficiencia, co-extensiva la denominación de las voces insumidas como representativas de lo arcaico, según un efusión narcisista que corresponde al verbo herir (MBEMBE, 2018). De la misma manera, invoca una cierta idea de razón, antiguamente basada en campos de conocimiento que son funcionales a los imperativos de la economía política clásica y hoy imbricada en la noción de bioeconomía. Los cimientos que dan autoridad al necrosaber se estructuran a partir de dispositivos raciales adheridos a prácticas etnocéntricas de colonización de territorios y cuerpos considerados objetivables, fungibles, desechables, cosificados mediante la organización racional de la deshumanización (FANON, 2008). Invocando la gestión racional y eficiente del uso de los recursos naturales frente al tradicional, orientan la delimitación de espacios clasificándolos como económicamente estancados, socialmente empobrecidos y ambientalmente degradados, cuya transformación estaría condicionada a la consecución de estrategias empresariales acordes con políticas desarrollistas. Operan a través de la institucionalización de normas en sintonía con la racionalidad neoliberal actual, asociada a procesos de subjetivación que configuran deseos y conductas, y el establecimiento de un monopolio epistémico convertido en política de verdad. Los efectos del régimen de veridiccíon del necrosaber se materializan en necrosis, que corresponden a manifestaciones empíricas del ejercicio de la muerte en áreas de no ser engendradas por la gubernamentalidad bioeconómica de la palma de aceite. Dirigidos a los monocultivos territoriales y cognitivos, los regímenes de representación, los discursos y las prácticas subyacentes a esta bioeconomía se traducen en la exposición a la muerte de grupos sociales en posición conflictiva con los necronegócios.
Palavras-chave: Necrosaber
Governamentalidade bioeconômica
Regime de veridição
Dendeicultura
Plantation
Necrose
Gubernamentalidad bioeconómica
Régimen de veridicción
Palma de aceite
Plantación
Necrosis
Área de Concentração: DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL
Linha de Pesquisa: SOCIEDADE, URBANIZAÇÃO E ESTUDOS POPULACIONAIS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos
Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Teses em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (Doutorado) - PPGDSTU/NAEA

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