Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13999
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorANDRADE, Roberto Carlos Dantas-
dc.date.accessioned2022-03-03T14:20:17Z-
dc.date.available2022-03-03T14:20:17Z-
dc.date.issued2012-12-13-
dc.identifier.citationANDRADE, Roberto Carlos Dantas. A noção de tarefa fundamental como dispositivo didático para um percurso de formação de professores: o caso da geometria analítica. Orientador: Prof. Dr. Renato Borges Guerra. 2012. 174 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2012. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13999. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13999-
dc.description.abstractThis research addresses the praxeological problem of the math teacher and the teaching profession from the perspective of teacher education through the confrontation of the phenomenon of disconnection between themes, sectors and areas of study of mathematics in primary school. It is part of the Epistemological Research Program in Didactics of mathematics, more precisely in the context of Anthropological Theory of Didactics, whose subsidies allow us to propose the concept of Fundamental Tasks based on the study of types of effective tasks which is capable of articulating and justifying other tasks, constituting a starting point and convergence between these and other tasks concerning the reconstructions of mathematical organizations for the study and teaching in basic education. In this sense, we set the following question: in what way a route search and research involving Fundamental Tasks can be a device methodological formation of teachers? In response to this question, from the experience in a Community of Teachers‟ Practices in a public school, with the study of Plane Analytic Geometry, under specific institutional conditions and restrictions, which point to Fundamental Tasks as a didactic device capable of triggering and encouraging to face the problem of disarticulation, as well as providing a pathway for Studies and Research as a Way of Continuing Education of mathematics teachers in the effective exercise of the profession.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Heloísa Cardoso (heloisagomes@ufpa.br) on 2022-03-03T14:19:55Z No. of bitstreams: 2 NocaoTarefaFundamental_Tese.pdf: 1599516 bytes, checksum: 23ed9972ce35f39511d4f0af7d87fe80 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Heloísa Cardoso (heloisagomes@ufpa.br) on 2022-03-03T14:20:17Z (GMT) No. of bitstreams: 2 NocaoTarefaFundamental_Tese.pdf: 1599516 bytes, checksum: 23ed9972ce35f39511d4f0af7d87fe80 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-03T14:20:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 NocaoTarefaFundamental_Tese.pdf: 1599516 bytes, checksum: 23ed9972ce35f39511d4f0af7d87fe80 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2012-12-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectComunidade de práticaspt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectTarefa fundamentalpt_BR
dc.subjectGeometria analíticapt_BR
dc.subjectCommunity of practicespt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectAnalytic geometrypt_BR
dc.subjectBasic taskpt_BR
dc.titleA noção de tarefa fundamental como dispositivo didático para um percurso de formação de professores: o caso da geometria analíticapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação Matemática e Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1GUERRA, Renato Borges-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3199659904537033pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9805475836230257pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa trata do problema praxeológico do professor de matemática e da profissão docente, na perspectiva da formação de professores por meio do enfrentamento do fenômeno da desarticulação entre temas, setores e áreas de estudo da matemática no Ensino Básico. Insere-se no Programa Epistemológico de Pesquisa em Didática das Matemáticas, mais precisamente no quadro da Teoria Antropológica do Didático, cujos subsídios permitem propor a noção de Tarefas Fundamentais a partir do estudo das potencialidades dos tipos de tarefas em articular e justificar outras tarefas, constituindo-se em ponto de partida e de convergência entre estes e outros tipos de tarefas quando das reconstruções de organizações matemáticas e didáticas para o estudo na Educação Básica. Nesse sentido, partimos do seguinte questionamento: de que forma um Percurso de pesquisa e investigação que envolve Tarefas Fundamentais pode constituir-se um dispositivo metodológico de formação de professores? Como resposta a esse questionamento, a partir da vivência em Comunidade de Práticas de Professores de uma escola pública, com o estudo da Geometria Analítica Plana, sob condições e restrições específicas institucionais, as Tarefas Fundamentais apontam como um dispositivo didático capaz de desencadear e fomentar o enfrentamento do problema da desarticulação, constituindo um Percurso de Estudos e Pesquisa como Percurso de Formação Continuada de professores de matemática no efetivo exercício da profissão.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticaspt_BR
dc.subject.linhadepesquisaDIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTEpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoEDUCAÇÃO MATEMÁTICApt_BR
dc.description.affiliationColégio Tenente Rêgo Barrospt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/ 0000-0003-4231-1539pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-9228-2337pt_BR
Aparece nas coleções:Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NocaoTarefaFundamental_Tese.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons