SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Potencialidades pedagógicas do livro réflexions sur la métaphysique du calcul infinitésimal de Lazare Carnot para o ensino de cálculo diferencial

Imagem de Miniatura

Data

08-02-2019

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Agência de fomento

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Contido em

Citar como

SOUSA, Fabrício Santos de. Potencialidades pedagógicas do livro réflexions sur la métaphysique du calcul infinitésimal de Lazare Carnot para o ensino de cálculo diferencial. Orientadora: Profa. Dra. Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha. 2019, 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14000.

DOI

Esta pesquisa teve por finalidade identificar as potencialidades pedagógicas da história da matemática segundo Miguel, (1993) e Miguel, (1997) nos conteúdos matemáticos apresentados no livro-texto de Lazare Nicolas Marguerite Carnot, intitulado: Réflexions sur la Métaphysique du Calcul Infinitésimal, com a primeira edição publicada na França em 1797. As potencialidades pedagógicas foram relacionadas por meio de uma transposição/adequação, para entendermos os percursos necessários para a atual forma de ensinar cálculo. As leituras de dissertações, teses, livros, revistas e artigos científicos de grande relevância que sustentam o tema nos possibilitaram a fundamentação teórica da pesquisa, assim como nos revelou as influências de livro-texto de cálculo, nos diversos momentos da história a partir das edições da obra original de Carnot, que teve como ponto de partida a tradução da primeira edição feita em 1798 e a tradução de trechos da segunda edição da obra, publicada em 1813, toda em francês. Os materiais bibliográficos básicos para nossa pesquisa são encontrados em bibliotecas eletrônicas – nacionais, como o Catálogo de Teses e dissertações da CAPES e internacionais como a Bibliothèque nationale de France. Além dessas fontes, fizemos ainda buscas na coleção de obras raras da Câmara dos Deputados. Especificamente temos como um dos objetivos conhecer o personagem Carnot, sua vida e o contexto sociocultural e acadêmico em que estava inserido para compreendermos os conteúdos matemáticos abordados na sua obra e relacioná-los com os conteúdos elencados atualmente na prática do ensino de cálculo. Assim, verificamos as potencialidades pedagógicas da obra referente ao conteúdo de derivadas para o ensino nos dias atuais. Como resultado evidenciamos que a história da matemática encontra no livrotexto de Carnot potencialidades pedagógicas da história da matemática, para o ensino de cálculo diferencial.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Linha de pesquisa

HISTÓRIA, FILOSOFIA E ESTUDOS CULTURAIS

CNPq

CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA, CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Instituto de Educação Matemática e Científica

Programa

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Fonte URI