Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14000
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 8-Fev-2019 |
Autor(es): | SOUSA, Fabrício Santos de |
Primeiro(a) Orientador(a): | ROCHA, Maria Lúcia Pessoa Chaves |
Título: | Potencialidades pedagógicas do livro réflexions sur la métaphysique du calcul infinitésimal de Lazare Carnot para o ensino de cálculo diferencial |
Agência de fomento: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citar como: | SOUSA, Fabrício Santos de. Potencialidades pedagógicas do livro réflexions sur la métaphysique du calcul infinitésimal de Lazare Carnot para o ensino de cálculo diferencial. Orientadora: Profa. Dra. Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha. 2019, 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14000. |
Resumo: | Esta pesquisa teve por finalidade identificar as potencialidades pedagógicas da história da matemática segundo Miguel, (1993) e Miguel, (1997) nos conteúdos matemáticos apresentados no livro-texto de Lazare Nicolas Marguerite Carnot, intitulado: Réflexions sur la Métaphysique du Calcul Infinitésimal, com a primeira edição publicada na França em 1797. As potencialidades pedagógicas foram relacionadas por meio de uma transposição/adequação, para entendermos os percursos necessários para a atual forma de ensinar cálculo. As leituras de dissertações, teses, livros, revistas e artigos científicos de grande relevância que sustentam o tema nos possibilitaram a fundamentação teórica da pesquisa, assim como nos revelou as influências de livro-texto de cálculo, nos diversos momentos da história a partir das edições da obra original de Carnot, que teve como ponto de partida a tradução da primeira edição feita em 1798 e a tradução de trechos da segunda edição da obra, publicada em 1813, toda em francês. Os materiais bibliográficos básicos para nossa pesquisa são encontrados em bibliotecas eletrônicas – nacionais, como o Catálogo de Teses e dissertações da CAPES e internacionais como a Bibliothèque nationale de France. Além dessas fontes, fizemos ainda buscas na coleção de obras raras da Câmara dos Deputados. Especificamente temos como um dos objetivos conhecer o personagem Carnot, sua vida e o contexto sociocultural e acadêmico em que estava inserido para compreendermos os conteúdos matemáticos abordados na sua obra e relacioná-los com os conteúdos elencados atualmente na prática do ensino de cálculo. Assim, verificamos as potencialidades pedagógicas da obra referente ao conteúdo de derivadas para o ensino nos dias atuais. Como resultado evidenciamos que a história da matemática encontra no livrotexto de Carnot potencialidades pedagógicas da história da matemática, para o ensino de cálculo diferencial. |
Palavras-chave: | Ensino de matemática História da matemática Potencialidades pedagógicas Livro-texto Cálculo diferencial Mathematics teaching History of mathematics Pedagogical potentialities |
Área de Concentração: | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Linha de Pesquisa: | HISTÓRIA, FILOSOFIA E ESTUDOS CULTURAIS |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PotencialidadesPedagogicasLivro_Dissertacao.pdf | 2,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons