Júri simulado e tempestade cerebral: entendendo a implantação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte

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2017-12

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Editora(s)

Universidade Federal do Tocantins

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Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Revista Brasileira de Educação do Campo

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FORMIGOSA, Marcos Marques. Júri simulado e tempestade cerebral: entendendo a implantação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Revista Brasileira de Educação do Campo, online, v. 2, n. 3, p. 899-920, jul./dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n3p899. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14002. Acesso em:.

DOI

10.20873/uft.2525-4863.2017v2n3p899
O ensino de Física ainda encontra muitos entraves na educação básica, principalmente pelas fortes resistências que encontramos dentro das suas metodologias, ainda centralizada no livro didático e na memorização de fórmulas e leis. Este manuscrito tem por objetivo apresentar os resultados das estratégias de ensino Júri Simulado e Tempestade Cerebral desenvolvidas no curso de Licenciatura em Educação do Campo (ênfase em Ciências da Natureza), especificamente na disciplina Fundamentos de Física III em duas turmas do 4º Período, no interior da Amazônia Paraense. Em uma turma utilizamos a estratégia Tempestade Cerebral, em outra a estratégia foi o Júri Simulado, no conteúdo Eletricidade. As análises foram a partir dos relatos dos alunos da turma e anotações realizadas pelo professor/pesquisador. Essas estratégias desenvolvidas possibilitaram a ruptura dos estereótipos presentes entre os alunos sobre as metodologias utilizadas por seus professores ao ensinarem conteúdos de Física, que pauta-se em aulas tradicionais expositivas, e com as estratégias utilizadas perceberam que as mesmas podem fazer a abordagem dos conteúdos de forma ampliada e, sobretudo os levam a uma compreensão crítica da realidade na qual estão inseridos.

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FORMIGOSA, Marcos Marques. Júri simulado e tempestade cerebral: entendendo a implantação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Revista Brasileira de Educação do Campo, online, v. 2, n. 3, p. 899-920, jul./dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n3p899. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14002. Acesso em:.