Artigos Científicos - FACETNO/UFPA
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/12869
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Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Literatura e circulação de afetos: promessas de felicidade, ilusão e desamparo em ''A casa na floresta'', de Bernhard Schlink(Universidade Estadual Paulista, 2021-06) SOUZA, César Augusto Martins de; LOPES, Raquel da SilvaO trabalho busca refletir, a partir de uma obra de Bernhard Schlink, sobre aspectos importantes da organização da sociedade, bem como sobre seus dramas, memórias e desafios cotidianos na contemporaneidade. Assim, o estudo da novela A casa na floresta possibilita pensar sobre as transformações e dilemas da sociedade, ante as transformações na intimidade e nas afetividades, em um mundo marcado pela efemeridade das relações humanas e pela busca da felicidade como uma obrigação social, problematizando certos aspectos da vida contemporânea que tendem a ser naturalizados. Os (des)encontros entre homens e mulheres, em suas relações conjugais, bem como nos sonhos, ideais e temores, trazem os paradoxos da busca de felicidade do casal, da igualdade de gênero e da realização pessoal, confrontados com os preconceitos de cada pessoa. Os significados sociais da natureza “domada”, frente a um mundo capitalista predominantemente urbano, a vida em comum e de cada sujeito que compõe um casal, bem como a educação das crianças são alguns temas abordados com leveza e profundidade nesta obra de Schlink, que traz diversos elementos para pensar os desafios da contemporaneidade.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) The hour of the star through media lenses: a tribute to Clarice Lispector (1920-2020)(Universidad de Antioquia, 2021-06) ARAÚJO, Gilberto Alves; SOUSA, Eliene Rodrigues; LOPES, Raquel da SilvaArtigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Deslocamentos arte-educativos na transamazônica- xingu como experiências do sensível em direção a uma outra partilha do comum(Universidade Federal Fluminense, 2021-07) CORDEIRO, Leonardo Zenha; LOPES, Raquel da SilvaO objetivo do trabalho é compartilhar experiências no campo da arte e da educação, demonstrando atos de deslocamento como experiências de partilha do sensível. Pela realização de ações coletivas com estudantes de graduação e da educação básica, a partir de dispositivos visuais como a fotografia, o vídeo e a instalação, procurou-se materializar possibilidades e inquietações no campo da arte-política, focando temas do cotidiano das populações locais, trazendo a lume pontos de tensão e ruptura na perspectiva da construção de um novo comum a ser partilhado a partir dos olhares dos sujeitos que vivem nesse território.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Formación de profesores, currículo e infancia en comunidades tradicionales en la amazonia(Universidad Nacional del Nordeste, 2021-08) DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira; LOPES, Raquel da SilvaArtigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Uma experiência de educação híbrida no interior da amazônia: entre práticas, aprendizagens e contradições(Universidade Feevale, 2020-06) CORDEIRO, Leonardo Zenha; LOPES, Raquel da SilvaO trabalho traz o registro de uma experiência de educação híbrida no interior da Amazônia brasileira, o Curso de Especialização em Educação por Inversão Pedagógica: Inclusão para a Emancipação em Territórios Socioeducativos na Transamazônica-Xingu, do Campus de Altamira, da Universidade Federal do Pará, analisando as potencialidades de inovação da proposta que foi desenvolvida com diferentes sujeitos oriundos de diferentes contextos, tais como ribeirinhos, camponeses, extrativistas, indígenas e urbanos, por meio de múltiplas formas de aprendizagem possibilitadas por diferentes metodologias, como a sala de aula invertida, a educação on-line, EaD e a pedagogia da alternância. A proposta teve como pano de fundo a democratização do acesso à educação formal e a convicção da educação como modo de modificar a vida das pessoas. A metodologia utilizada para a produção de dados deste artigo envolveu imersão direta na realidade investigada, uso de um formulário, entrevistas e o acompanhamento do curso nos seus 18 meses de duração. Os resultados indicam possíveis mudanças que o acesso à educação proporciona aos estudantes e consequentemente aos seus territórios de origem. Esses resultados podem ser vistos tanto pelo movimento dos estudantes ao longo de seu percurso de formação quanto pelos "produtos" apresentados como trabalhos finais de curso/TCC, que demonstram apropriação dos principais eixos do debate teórico-epistemológico realizado, assim como compreensão das implicações políticas para os coletivos de que fazem parte.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Recepção crítica de ''A hora da estrela'' : uma celebração ao centenário de Clarice Lispector(Università di Bologna, 2020-12) SOUSA, Eliene Rodrigues; ARAÚJO, Gilberto Alves; LOPES, Raquel da SilvaEste trabalho pretende apresentar e discutir a crítica devotada A hora da estrela(1977), (re)avaliando a relevância do romance como legado de Lispector. Usa-se aqui a revisão crítica de textos acadêmicos e midiáticos sobre a obra. Resultados: a mídia Brasileira debate o romance em termos de explicitação vs. introspecção, engajamento social e sublimação estética; colunistas estrangeiros discutem a legibilidade do romance e seu lugar entre as grandes obras; a crítica acadêmica crê que o romance contesta padrões, subvertendo a lógica, a ideia de conclusão narrativa e o autoritarismo de visões.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Territórios do saber x territórios do viver: formação docente em hetero-espaços no interior da Amazônia(Universidade Federal de Juiz de Fora, 2020-04) CORDEIRO, Leonardo Zenha; LOPES, Raquel da SilvaO trabalho traz a sistematização de uma experiência de formação continuada no interior da Amazônia brasileira, o Curso de Especialização em Educação por Inversão Pedagógica: Inclusão para a Emancipação em Territórios Socioeducativos na Transamazônica-Xingu, do Campus de Altamira, da Universidade Federal do Pará, analisando as múltiplas possibilidades inventadas tendo como olhar os trabalhos de conclusão de Curso. O foco desse artigo é explorar a diversidade de dispositivos produzidos por diferentes sujeitos e seus territórios socioeducativos como documentários, Fanzines, oficinas e cartografias na perspectiva de compreender os caminhos para essa realização e os diversos tipos de TCCs. Os trabalhos são frutos da formação durante 18 meses com diferentes sujeitos oriundos de diferentes contextos, tais como ribeirinhos, camponeses, extrativistas, indígenas e urbanos, por meio de múltiplas formas de aprendizagem possibilitadas por diferentes metodologias, como a sala de aula invertida, a educação on-line, EaD e a pedagogia da alternância. As análises revelam que diante da abertura e do exercício de enxergar as múltiplas possiblidades aconteceu essa concretização desses dispositivos.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Clarice vai ao cinema: a recepção crítica do filme ''A hora da estrela'' no exterior(Universidade Estadual de Montes Claros, 2020-11) ARAÚJO, Gilberto Alves; SOUSA, Eliene Rodrigues; LOPES, Raquel da SilvaEste trabalho apresenta e discute a recepção crítica da mídia estrangeira acerca do filme A hora da estrela (1985), de Suzana Amaral, que se baseia em romance homônimo de Clarice Lispector. Procura-se (re)avaliar a relevância dessa película para a cinematografia e a divulgação da literatura clariciana, assim como sua habilidade de transpor a linguagem literária. A metodologia consiste em uma revisão crítica de textos de jornais e revistas estrangeiros publicados entre 1987 e 2019.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Democracia, totalitarismo e analfabetismo em "O Leitor", de Bernhard schlink(Universidade Federal Fluminense, 2018-04) SARAIVA, Luis Junior Costa; CARVALHO, Elanir França; LOPES, Raquel da Silva; SOUZA, César Martins deA literatura possibilita dialogar sobre momentos importantes da História, trazendo as memórias, os diálogos e o olhar de protagonistas e de outras pessoas que vivenciaram o período. Os anos entre as duas Guerras Mundiais, bem como os massacres perpetrados durante a Segunda Guerra Mundial, são tema de diversas obras de ficção que propõem refletir sobre um período em que pessoas eram colocadas como servidores de um estado totalitário em detrimento dos direitos coletivos e da cidadania. Em O Leitor, Hanna toma decisões que muitas vezes parecem prejudicá-la, na busca por ocultar um grande segredo: não ser alfabetizada. A vergonha de ser analfabeta é tão forte que Hanna renuncia à ascensão profissional optando por ser vista como carrasco nazista para não ter seu segredo revelado. A obra de Bernhard Schlink nos permite descortinar as memórias de um momento da História em que as pessoas foram transformadas em peças de um Estado, agindo não como sujeitos autônomos, com valores ético-morais, mas supostamente em nome de um bem coletivo maior, que seria a construção de uma nação forte.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Mobilidades geográfico-profissionais de duas gerações de agricultores familiares assentados na Amazônia oriental(Museu Paraense Emílio Goeldi, 2016-04) SARTRE, Xavier Arnauld de; MARIN, Joel Orlando Bevilaqua; ASSIS, William Santos de; LOPES, Raquel da Silva; VEIGA JUNIOR, Iran PereiraA mobilidade social de agricultores familiares em áreas de frentes pioneiras da Amazônia, durante muitos anos, esteve associada à migração geográfica, em busca de uma terra para trabalhar. O afastamento cada vez mais importante das terras, a modernização do comportamento dos jovens e o aumento do nível médio de estudo implicaram mudanças importantes nestas estratégias, uma vez que os agricultores preferem atingir a mobilidade social por meio dos estudos escolares e da migração para a cidade. Se esses dados são conhecidos, a quantificação do fenômeno (em particular, com questionários biográficos) no caso de três assentamentos da Amazônia oriental e a diferenciação interna ao grupo dos agricultores (segundo o tipo de família e o lugar de moradia) constituem as principais inovações deste artigo.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) As leis nº. 10.639/03 e nº. 11.645/08: dos marcadores sociais da diferença à formação de professores indígenas e negros(Universidade do Oeste Paulista, 2018-12) PINHO, Vilma Aparecida de; PARENTE, Francilene de AguiarEste artigo abordaa formação de professores no contexto da educação diferenciada no curso de Etnodesenvolvimento da Universidade Federal do Pará (UFPA). Baseado na Pedagogia da Alternância, o cursoé voltado para povos indígenas, quilombolas, negros e comunidades tradicionais. O estudo discute a importância desses sujeitos como agentes sociais para a proposição da transformação em suas coletividades e comunidades, nos diferentes espaços que ocupam e por onde circulam. O não lugar do indígena, do negro e do quilombola vivido na educação básica por nossos egressos demarca a força ideológica de uma epistemologia que obscurece a compreensão de sujeitos etnicamente diferenciados e da diversidade como perspectiva e lugar centralizado para pensar as relações sociais e viver em sociedade. Por meio da metodologia qualitativa,a pesquisa com foco nas trajetórias de vida indica que,na formação de professores, a perspectiva da educação para a diversidade tem sido observada na práticacomo estratégica desses docentes e das comunidades para o exercício do respeito à diferença. Além disso, esses indivíduos têm sido representados como professores, pesquisadores, articuladores políticos, dentre outras funções e papéis sociais.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Saberes de infâncias e a formação de professores indígenas(Programa de Pós Graduação em Educação da UFMT, 2017-08) ALENCAR, Joelma C. P. M.; PARENTE, Francilene de AguiarO presente texto tem como objetivo abordar alguns dos problemas que envolvem a oferta da Educação Infantil para as escolas indígenas no Es-tado do Pará. Como procedimentos metodológi-cos, contou com um levantamento bibliográfico e dados empíricos da realidade escolar indígena. Conclui-se apontando para a necessidade de se considerar os processos próprios de aprendiza-gem indígena nas práticas escolares, assim como de se tratar da Educação Infantil na formação dos professores indígenas, de modo a atentar para as especificidades da infância indígena e o projeto societário de cada povo indígena, conforme defi-nido como um direito na Constituição de 1988.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Pedagogia da alternância e(m) etnodesenvolvimento: realidade e desafios(Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017-12) OLIVEIRA, Assis da Costa; PARENTE, Francilene de Aguiar; DOMINGUES, William César LopesNo presente artigo se analisa o processo de implantação da Pedagogia da Alternância no Curso de Licenciatura e Bacharelado em Etnodesenvolvimento, sediado no Campus de Altamira da Universidade Federal do Pará. De início, reflete-se sobre os aportes teóricos que fundamentam a alternância na perspectiva do etnodesenvolvimento e da interculturalidade. Posteriormente, analisa-se os ganhos educacionais obtidos com a adoção da metodologia, sobretudo no plano da relação entre teoria e prática, e conhecimentos tradicionais com conhecimentos científicos, assim como os problemas e desafios que sua adoção gera no plano administrativo e na prática docente.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Diagnóstico organizacional da cooperativa dos produtores de leite da vila bom jardim-cooperlight, dm Pacajá–PA(Universidade Federal de Santa Maria, 2017-12) RIBAS, Roseane Aparecida; SILVA, Sandra Andréa Santos da; FONSECA, Sandy Santos da; OLIMPIO, Silvia Cristina Maia; PARENTE, Francilene de AguiarO objetivo do presente artigo é diagnosticar o sistema organizacional de uma cooperativa agropecuária em processo de formação, para tal foi desenvolvida a referida pesquisa em uma cooperativa de leite do Município de Pacajá, estado do Pará. Para a coleta de dados foram utilizados formulários e entrevistas estruturadas, aplicados, respectivamente, a 40 (82%) cooperados e 6 (67%) integrantes da diretoria. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa dos dados. Para tratamento e sistematização das informações foram utilizados os programas Survey Monkey e Microsoft Office Excel. Constatou-se que o perfil dos cooperados é representado por 90% de homens, 55% possuem mais de 50 anos de idade, 65% possuem mais de 10 anos como associados, 63% possuem o ensino fundamental incompleto, estes cooperados concentram-se na zona rural (95%). Notou-se que cerca de 40% não conhecem o estatuto e 70% não possuem cópia deste. A cooperativa possui diversos entraves que podem ser solucionados por meio da realização de planejamento, capacitação permanente, desenvolvimento do espírito cooperativo e realização de uma gestão mais participativa.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) O lápis “cor da pele”, quem tem? Descrevendo experiências em relações raciais com crianças na educação infantil(Universidade Federal de Sergipe, 2017-12) PINHO, Vilma Aparecida de; PARENTE, Francilene de Aguiar; MEDEIROS, Oberdan da Silva; CARVALHO, Elen Mayara Bezerra deEste artigo é parte de uma pesquisa realizada no interior dos projetos do GEABI – Grupo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas cujo objetivo de intervenção no cotidiano escolar visa contribuir para a construção e afirmação de identidade das crianças ali inseridas e chamar a atenção das instituições de ensino para práticas pedagógicas que levem as crianças a ter conhecimento da cultura Afro-Brasileira e Africana. A metodologia da pesquisa-ação implementada em uma turma de Educação Infantil calcou-se nas linguagens artísticas como histórias de crianças negras em livros infantis como protagonistas e heróis, assim como materiais didáticos como massa de modelar e lápis de cor. As análises nuançadas pelos desenhos e discursos das crianças indicam que a questão racial trabalhada mediante o ensino comprometido com a diversidade cultural no cotidiano escolar contribui para a afirmação da identidade das crianças negras, e, por outro lado, foi possível observar que a valorização étnico-racial no currículo promove uma sociedade menos racista com possibilidades de reconhecer a diferença como diversidade e potencialidades humanas.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Educação superior em etnodesenvolvimento, movimenos indígenas e agência da diferença étnica em Altamira/PA(Universidade Federal de Sergipe, 2014-12) PARENTE, Francilene de AguiarO presente artigo discute a experiência do acesso de indígenas das etnias Xypaia e Kuruaya da região do Xingu ao curso de graduação em Etnodesenvolvimento, da Universidade Federal do Pará (UFPA) e possibilita instrumental teórico para as reafirmações identitárias em contexto considerado adverso e homogeneizante, valorizando as relações com os movimentos indígenas locais. A partir de relatos escritos e depoimentos, percebe-se o crescente acesso de povos indígenas ao ensino superior, via políticas afirmativas, notando-se maior número entre mulheres indígenas pertencentes às duas etnias mencionadas, permitindo a reinserção de membros mais jovens em movimentos indígenas organizados, bem como o estímulo destes à luta pelo prestígio de sua identidade, pela agência e reconhecimento de sua etnicidade.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Religião e crenças no atlas geossociolinguístico quilombola do nordeste do Pará(Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, 2020-04) DIAS, Marcelo Pires; OLIVEIRA, Marilúcia Barros deEste trabalho busca descrever e discutir a variação lexicala partir de dados docampo semântico religião e crençasque integra oAtlas Geossociolinguístico Quilombola do Nordeste do Pará(AGQUINPA). Esse atlas descreve e mapeia a variedade linguística do português afro-brasileiro falado nas comunidades remanescentes de quilombos da Mesorregião Nordeste do Pará. O campo semântico escolhido paraanálise é composto por questões que expressam a dimensão religiosa e as crenças dos informantes entrevistados na pesquisa. Neste estudo apresentaremos e discutiremos os resultados das seguintes cartas: L104 –diaboeL106 –feitiço. O AGQUINPAadotou como ponto de partida,para a obtenção dos dados, os pressupostos da Geografia Linguística, método da Dialetologia que instrumentaliza o tratamento e a descrição de dados linguísticos no âmbito sócio-espacial, considerando as dimensões diatópica, diassexual e diageracional.Os resultados apontam diferentes graus de concorrência entre as variantes identificadas, bem como evidenciama presença de uso de apelidos para referência a formas consideradas tabu.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Inflorescência terminal da bananeira em dois atlas linguísticos brasileiros: um estudo comparativo(Centro Latinoamericano de Estudos em Cultura, 2019-08) DIAS, Marcelo Pires; OLIVEIRA, Marilúcia Barros deTrata o presente artigo da diversidade lexical a partir de dados do Atlas Geossociolinguístico Quilombola do Nordeste do Pará (AGQUINPA) e do Atlas Linguístico do Brasil (ALiB). Trata-se de um estudo comparativo que tomou como base as respostas mapeadas nos dois atlas referidos para a questão 44 do Questionário Semântico-lexical do ALiB. O ALiB registrou respostas obtidas nas capitais brasileirase considerou doisníveis de ensino: fundamental e superior. Já o AGQUINPA registrou a diversidade lexical emseis comunidades quilombolas localizadas no Nordeste Paraensee considerou apenas o ensino fundamental. Os resultados apresentados nos dois atlasmostram número alto de variantes para a referida questãoa depender da regiãoe apresentam diferenças e semelhanças entre a variedade usada nas capitais brasileirase nas comunidades quilombolas paraenses.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) O léxico agropastoril no corpus do tesouro do léxico patrimonial Galego e Português(Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2019-12) DIAS, Marcelo PiresEste artigo tem como objetivo apresentar um estudo comparativo de acepções de variantes léxicas presentes no Brasil e as variantes registradas no Português Europeu e no Galego. Para realizar o levantamento de variantes, partimos do uso da ferramenta eletrônica pertencente ao projeto Tesouro do Léxico Patrimonial Galego e Português (ÁLVAREZ, 2017), ferramenta esta que nos permite consultar variantes e lemas de obras de cunho dialetal e lexicográfico. Tomaremos como base para este estudo sete itens lexicais pertencentes ao campo semântico da agricultura/atividades agropastoris, a saber: angu, canga, espiga, moringa, paneiro, penca e sabugo. O mapeamento dessas variantes visa observar o status das acepções, se são comuns ou distantes nos três territórios (Brasil, Portugal e Galícia).Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) O papel das pistas de contextualização em interações na web: o blog de opinião(Universidade Federal do Espírito Santo, 2014) DIAS, Marcelo Pires; GUEDES, Regis José da CunhaO presente artigo trata das pistas de contextualização em interações na web a partir das observações dos comentáriospublicados pelos leitores e moderador/editordo blog de opinião intitulado O possível e o extraordinário. Serão levados em consideração os pressupostos teóricos da sociolinguística interacional e o conceito de pistas de contextualização. A finalidade dessa investigação é analisar as pistas utilizadas pelos participantes na interação escrita na web,quais sejam: a) atenuantes; b) marcadores de valoração; c) prosódia; d) elementos não verbais; e) perguntas retóricas; e f) citações.
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