Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14013
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Jun-2020
Autor(es): LIMA, Reinaldo Feio
PAULA, Marlúbia Corrêa de
FORMIGOSA, Marcos Marques
Afiliação do(s) Autor(es): FORMIGOSA, M. M. Universidade Federal do Pará
Título: Ensino de matemática na educação do campo revelado em edições do EBRAPEM (2016-2019)
Título(s) alternativo(s): Mathematics teaching in the rural education revealed in EBRAPEM editions (2016-2019)
Citar como: LIMA, Reinaldo Feio; PAULA, Marlúbia Corrêa de; FORMIGOSA, Marcos Marques. Ensino de matemática na educação do campo revelado em edições do EBRAPEM (2016-2019). ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, online, v. 2, n. 1, p. 201-220, jan./jun. 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14013. Acesso em:.
Resumo: Este artigo tem o objetivo de investigar as características dos trabalhos relacionados à temática Ensino de Matemática, e para isso apresenta o resultado de um mapeamento, no qual foram identificados 22 artigos resultantes de apresentações no XX, XXI, XXII e XXIII EBRAPEM que enfatizaram o Ensino de Matemática na Educação do Campo. Metodologicamente, foi conduzida a obtenção de categorias por meio de Análise de Conteúdo. A busca foi realizada e, dessa forma, foram delimitadas quatro questões a serem respondidas: Quais referenciais teóricos estão subsidiando a pesquisa? Quais foram os pressupostos metodológicos e procedimentos mais utilizados nas pesquisas? Em quais instituições e regiões brasileiras foram desenvolvidas as pesquisas analisadas? Com esse mapeamento foi possível identificar que a educação do campo tem sido melhor compreendida pelo ensino de matemática, ao possibilitar uma adequação de atividades de ensino aliada aos contextos desses alunos.
Abstract: This article aims to investigate the characteristics of the works related to Mathematics Teaching theme, and for that it presents the result of a mapping, in which 22 articles were identified resulting from presentations in the XX, XXI, XXII and XXIII EBRAPEM that emphasized Mathematics Teaching in Rural Education. Methodologically, categories were obtained through Content Analysis. The search was carried out and, in this way, four questions were defined to be answered: What theoretical references are subsidizing the research? What were the methodological assumptions and procedures most used in research? In which Brazilian institutions and regions were developed the analyzed researches? With this mapping, it was possible to identify that rural education has been better understood by the mathematics teaching, by enabling an adaptation of teaching activities combined with these students’ contexts.
Palavras-chave: EBRAPEM
Educação do campo
Ensino de matemática
Rural education
Mathematics teaching
Título do Periódico: ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação
ISSN: 2675-2271
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Sigla da Instituição: UNIFESSPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1268
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - FACETNO/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_EnsinoMatematicaEducacao.pdf478,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons