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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14017
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 7-Dez-2021 |
Autor(es): | LIRA, Alailson Silva de |
Primeiro(a) Orientador(a): | MENDES, Maria José de Freitas |
Título: | Os cursos de licenciatura em matemática das universidades em Belém do Pará: da criação à consolidação |
Agência de fomento: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citar como: | LIRA, Alailson Silva de. Os cursos de licenciatura em matemática das universidades em Belém do Pará: da criação à consolidação. Orientadora: Profa. Dra. Maria José de Freitas Mendes. 2016.128 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14017. Acesso em:. |
Resumo: | A presente pesquisa visa contribuir historicamente com o curso de licenciatura em matemática das universidades em Belém do Pará. O objetivo deste é descrever os processos que levaram à criação dos cursos de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Universidade da Amazônia (UNAMA), bem como as mudanças ocorridas em suas estruturas curriculares. Para o desenvolvimento da pesquisa, adotamos a pesquisa histórica como base teórica metodológica utilizando os critérios taxonômicos e o campo histórico de Aróstegui (2006) e Barros (2005). Além disso, foram analisadas fontes escritas, localizadas nos arquivos destas instituições de ensino, em teses, dissertações e jornais que tivessem relação com o tema abordado. Para chegar ao nosso objetivo, se fez necessário passar pela história do ensino de matemática e dos primeiros cursos de matemática no Brasil, pois as mudanças ocorridas nas primeiras licenciaturas e na sociedade Brasileira refletem nos cursos das instituições pesquisadas bem como em suas estruturas curriculares. Considerando a multiplicidade de interpretações possíveis e influência do pesquisador nas respostas buscadas, passando pelos documentos decididos considerar como questões propostas, procurou-se compor uma primeira história em que apresenta os três cursos em conjunto. Além disso, esta pesquisa se justifica dada a importância social, construção histórica e preservação do curso de Licenciatura em Matemática para a região metropolitana de Belém. Como resultado deste estudo, podemos considerar que as mudanças curriculares ocorridas nos cursos estudados em Belém, foram decorrentes de imposições governamentais por meio da legislação educacional e por posturas adotadas pelas instituições em relação à sociedade paraense. Mesmo assim, nenhum dos cursos se distanciou de suas origens, contribuindo cada um à sua maneira para o desenvolvimento do ensino de matemática e para a formação de professores do estado e da Região Amazônica |
Abstract: | This research aims historically contribute to the course of degree in mathematics from universities in Belem. The purpose of this is to describe the processes that led to the creation of degree courses in Mathematics, Federal University of Pará (UFPA), State University Pará (UEPA) and University of Amazonia (UNAMA) and the changes in their curriculum structures. For the development of research, we adopt the historical research as a methodological theoretical basis using taxonomic criteria and historical field Aróstegui (2006) and Barros (2005). Furthermore, written sources were analyzed, located in the archives of these educational institutions, theses, dissertations and papers that were related to the topic discussed. To reach our goal, it was necessary to go through the history of the teaching of mathematics and the first mathematics courses in Brazil, since the changes in the first degree and Brazilian society reflected in the surveyed institutions and courses in their curriculum structures. Considering the multiplicity of possible interpretations and investigator bias in responses sought, through the documents decided to consider as proposed questions, tried to compose a first story that presents the three courses together. Furthermore, this research is justified given the social, historical construction and preservation of the Bachelor's Degree in Mathematics for the metropolitan area of Belém. As result of this study, we consider the curricular changes in the courses studied in Bethlehem, were due to taxes government through educational legislation and positions taken by the institutions in relation to society of Pará. Still, none of the courses would distanced from their origins, each contributing in its own way to the development of mathematics education and teacher education in the state and the Amazon Region |
Palavras-chave: | Licenciatura em Matemática História da educação matemática Estruturas curriculares Degree in mathematics History of mathematics education Curriculum frameworks. |
Área de Concentração: | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Linha de Pesquisa: | HISTÓRIA, FILOSOFIA E ESTUDOS CULTURAIS |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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