Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14040
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorFEITOSA, Samara Mendes-
dc.creatorFORMIGOSA, Marcos Marques-
dc.creatorCORDEIRO, Leonardo Zenha-
dc.creatorSANTOS, Davis Castro dos-
dc.date.accessioned2022-03-17T13:59:21Z-
dc.date.available2022-03-17T13:59:21Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationFEITOSA, Samara Mendes. O ensino da matemática na educação de jovens e adultos em uma escola pública de Altamira (PA). Research, Society and Development, online, v. 9, n. 1, e93911682, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1682. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14040. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn2525-3409pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14040-
dc.description.abstractThis article is the result of a research that had as its general objective to analyze how the methodologies in mathematics teaching reflect on the teaching and learning process of the students of EJA. The place chosen for the research was a public school located in the city of Altamira (PA). Initially we conducted a bibliographic research and, later, a field research, with a questionnaire applied to two teachers who teach Mathematics, where the data were analyzed from a qualitative perspective. It is noticed that the teaching of mathematics in the EJA needs reformulations of the most diverse, starting with the didactic material and the qualification of the teachers, so that there are different methodologies for the teaching of mathematics directed to this public.en
dc.description.provenanceSubmitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2022-03-17T13:59:07Z No. of bitstreams: 2 1682-Article-7802-1-10-20191023.pdf: 357892 bytes, checksum: dd34a3c11199fade3c424f3efc0a8a0d (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2022-03-17T13:59:21Z (GMT) No. of bitstreams: 2 1682-Article-7802-1-10-20191023.pdf: 357892 bytes, checksum: dd34a3c11199fade3c424f3efc0a8a0d (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-17T13:59:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 1682-Article-7802-1-10-20191023.pdf: 357892 bytes, checksum: dd34a3c11199fade3c424f3efc0a8a0d (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.relation.ispartofResearch, Society and Developmentpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.source.urihttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1682pt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectMetodologias de ensinopt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectTeaching methodologyen
dc.subjectEthnomathematicsen
dc.titleO ensino da matemática na educação de jovens e adultos em uma escola pública de Altamira (PA)pt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of mathematics in education of youth and adults in a public school of Altamira (PA)en
dc.title.alternativeLa enseñanza de las matemáticas en la educación de jóvenes y adultos en una escuela pública de Altamira (PA)pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6712645638514071pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0734899288695479pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2632651097546086pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7784257182257171pt_BR
dc.citation.volume9pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spagee93911682pt_BR
dc.identifier.doi10.33448/rsd-v9i1.1682pt_BR
dc.description.resumoEste artigo é fruto de uma pesquisa que teve como objetivo geral analisar como as metodologias na educação matemática refletem no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da EJA. O local escolhido para a investigação foi uma escola pública, localizada na cidade de Altamira (PA). Inicialmente, realizamos uma consulta bibliográfica e, posteriormente, uma pesquisa de campo, com aplicação de questionário a dois professores que lecionam Matemática, em que os dados foram analisados numa perspectiva qualitativa, que culminou na percepção de que o ensino de Matemática na EJA necessita de reformulações das mais diversas, a começar pelo material didático e pela qualificação dos professores, para que haja metodologias diferenciadas no ensino de tal disciplina, direcionado para esse público.pt_BR
dc.description.resumenEste artículo es el resultado de una investigación que tuvo como objetivo general analizar cómo las metodologías en la enseñanza de las matemáticas se reflejan en el proceso de enseñanza y aprendizaje de los estudiantes de EJA. El lugar elegido para la investigación fue una escuela pública ubicada en la ciudad de Altamira (PA). Inicialmente realizamos una investigación bibliográfica y, luego, una investigación de campo, con un cuestionario aplicado a dos docentes que enseñan Matemáticas, donde los datos se analizaron desde una perspectiva cualitativa. Se advierte que la enseñanza de las matemáticas en la EJA necesita reformulaciones de los más diversos, comenzando con el material didáctico y la calificación de los docentes, por lo que existen diferentes metodologías para la enseñanza de las matemáticas dirigidas a este público.pt_BR
dc.description.affiliationUFPA - Universidade Federal do Parápt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-5557-7830pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-6279-1459pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-2474-8112pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-0375-6949pt_BR
Aparece en las colecciones: Artigos Científicos - FACETNO/UFPA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_EnsinoMatematicaEducacao.pdf349,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons