Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14040
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: 2020
metadata.dc.creator: FEITOSA, Samara Mendes
FORMIGOSA, Marcos Marques
CORDEIRO, Leonardo Zenha
SANTOS, Davis Castro dos
metadata.dc.description.affiliation: UFPA - Universidade Federal do Pará
Title: O ensino da matemática na educação de jovens e adultos em uma escola pública de Altamira (PA)
Other Titles: The teaching of mathematics in education of youth and adults in a public school of Altamira (PA)
La enseñanza de las matemáticas en la educación de jóvenes y adultos en una escuela pública de Altamira (PA)
Citation: FEITOSA, Samara Mendes. O ensino da matemática na educação de jovens e adultos em uma escola pública de Altamira (PA). Research, Society and Development, online, v. 9, n. 1, e93911682, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1682. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14040. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo é fruto de uma pesquisa que teve como objetivo geral analisar como as metodologias na educação matemática refletem no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da EJA. O local escolhido para a investigação foi uma escola pública, localizada na cidade de Altamira (PA). Inicialmente, realizamos uma consulta bibliográfica e, posteriormente, uma pesquisa de campo, com aplicação de questionário a dois professores que lecionam Matemática, em que os dados foram analisados numa perspectiva qualitativa, que culminou na percepção de que o ensino de Matemática na EJA necessita de reformulações das mais diversas, a começar pelo material didático e pela qualificação dos professores, para que haja metodologias diferenciadas no ensino de tal disciplina, direcionado para esse público.
Abstract: This article is the result of a research that had as its general objective to analyze how the methodologies in mathematics teaching reflect on the teaching and learning process of the students of EJA. The place chosen for the research was a public school located in the city of Altamira (PA). Initially we conducted a bibliographic research and, later, a field research, with a questionnaire applied to two teachers who teach Mathematics, where the data were analyzed from a qualitative perspective. It is noticed that the teaching of mathematics in the EJA needs reformulations of the most diverse, starting with the didactic material and the qualification of the teachers, so that there are different methodologies for the teaching of mathematics directed to this public.
metadata.dc.description.resumen: Este artículo es el resultado de una investigación que tuvo como objetivo general analizar cómo las metodologías en la enseñanza de las matemáticas se reflejan en el proceso de enseñanza y aprendizaje de los estudiantes de EJA. El lugar elegido para la investigación fue una escuela pública ubicada en la ciudad de Altamira (PA). Inicialmente realizamos una investigación bibliográfica y, luego, una investigación de campo, con un cuestionario aplicado a dos docentes que enseñan Matemáticas, donde los datos se analizaron desde una perspectiva cualitativa. Se advierte que la enseñanza de las matemáticas en la EJA necesita reformulaciones de los más diversos, comenzando con el material didáctico y la calificación de los docentes, por lo que existen diferentes metodologías para la enseñanza de las matemáticas dirigidas a este público.
Keywords: EJA
Metodologias de ensino
Etnomatemática
Teaching methodology
Ethnomathematics
Series/Report no.: Research, Society and Development
ISSN: 2525-3409
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Itajubá
metadata.dc.publisher.initials: UNIFEI
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1682
metadata.dc.identifier.doi: 10.33448/rsd-v9i1.1682
Appears in Collections:Artigos Científicos - FACETNO/UFPA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_EnsinoMatematicaEducacao.pdf349,5 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons