Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14046
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Set-2021
Autor(es): SANTANA, Ronaldo Henrique
FREITAS, Suziane Pereira de
FORMIGOSA, Marcos Marques
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Título: Educación de campo y educación multiana: reflexiones y desafíos en una escuela transamazónica
Título(s) alternativo(s): Educação do campo e ensino multiano: reflexões e desafios numa escola da transamazônica
Field education and multian teaching: reflections and challenges in a transamazon school
Citar como: SANTANA, Ronaldo Henrique; FREITAS, Suziane Pereira de; FORMIGOSA, Marcos Marques. Educación de campo y educación multiana: reflexiones y desafíos en una escuela transamazónica. Revista Paradigma, online, v. 42, n. 3, p. 408-428, set. 2021. DOI: https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p408-428.id1137. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14046. Acesso em:.
Resumo: A partir de los aspectos teóricos y prácticos involucrados en la concepción de la Educación Rural y en la relación que se establece en la práctica pedagógica dentro del aula y en los procesos de enseñanza-aprendizaje en una clase plurianual, el presente trabajo tiene como objetivo discutir los desafíos del trabajo docente en la implementación del plan de estudios escolar en el contexto de una escuela de campo, denominada EMEF N. Srª. dos Remedios, ubicado en una calle que cruza la BR-230, en el municipio de Pacajá, Estado de Pará. El principal punto a abordar son los complejos procesos históricos que culminaron con la propuesta de una Educación Rural que se opone a la idea caricaturizada de una educación rural, atrasada y meramente reproductiva. A partir de una búsqueda bibliográfica y entrevistas semiestructuradas con profesores de escuela, presentaremos las discusiones sobre las dificultades que señalan dichos profesionales en el ejercicio de su trabajo con una clase multicolor y el territorio en el que se inserta la escuela, en el complejidades de la transamazônica
Abstract: Based on the theoretical and practical aspects involved in the conception of Rural Education and in the relationship established in the pedagogical practice within the classroom and in the teaching-learning processes in a multiannual class, the present work aims to discuss the challenges of work teacher in the implementation of the school curriculum in the context of a country school, called EMEF N. Srª. dos Remédios, located in a street that crosses the BR 230, in the municipality of Pacajá, State of Pará. The main point to be dealt with is the complex historical processes that culminated in the proposal of a Rural Education that opposes the caricatured idea of a rural, backward and merely reproductive education. Based on a bibliographic research and the performance of semi-structured interviews with school teachers, we will present the discussions about the difficulties listed by such professionals in the exercise of their work with a multiannual class and the territory in which the school is inserted, in the intricacies of the transamazônica.
Resumen: Baseado nos aspectos teóricos e práticos envolvidos na concepção de Educação do Campo e na relação que se estabelece na prática pedagógica dentro da sala de aula e nos processos do ensinar-aprender em uma turma multiano, este artigo visa discutir os desafios do trabalho docente na implementação do currículo escolar no contexto de uma escola do campo, denominada E.M.E.F. N. Srª. dos Remédios, situada numa vicinal que cruza a BR-230, no município de Pacajá, Estado do Pará. O ponto principal a ser tratado são os complexos processos históricos que culminaram com a proposta de uma Educação do Campo que contrapõe a caricaturizada ideia de uma educação rural, retrógrada e meramente reprodutivista. A partir de uma pesquisa bibliográfica e a realização de entrevistas semiestruturadas com professores da escola, apresentaremos as discussões acerca das dificuldades elencadas por tais profissionais no exercício de seu trabalho com uma turma multiano e o território em que a escola se insere, nos meandros da transamazônica.. Palavras chave: Educação do Campo; Escola do campo; Classes multi ano.
Palavras-chave: Educação do campo
Escola do campo
Classes multi ano
Rural education
Countryside school
Multian classes
Título do Periódico: Revista Paradigma
ISSN: 2665-0126
País: Brasil
Instituição: Universidade de Ribeirão Preto
Sigla da Instituição: UNAERP
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/1137
Identificador DOI: 10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p408-428.id1137
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - FACETNO/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_EducacionCampoEducacion.pdf426,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons