Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14061
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: 2021
metadata.dc.creator: FORMIGOSA, Marcos Marques
metadata.dc.description.affiliation: UFPA - Universidade Federal do Pará
Title: Abordagem das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas disciplinas dos cursos de Educação do Campo do Estado do Pará
Other Titles: Approach to Information and Communication Tecnhologies (ITC) in the disciplines of rural education courses State of Pará
Citation: FORMIGOSA, Marcos Marques. Abordagem das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas disciplinas dos cursos de Educação do Campo do Estado do Pará. Revista Cocar, online, v. 15, n. 32, p. 1-20, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14061. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão em maior evidência nos dias de hoje, influenciadas pela pandemia do novo coronavírus. O objetivo da pesquisa é analisar as TIC nas disciplinas curriculares dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Licenciatura em Educação do Campo ofertados no Pará. De cunho documental e com abordagem qualitativa, a pesquisa identificou que a disciplina de TIC se faz presente em apenas dois dos sete PPC analisados, mas consta em doze ementas como conteúdo. No entanto, prevalecem as discussões teóricas em detrimento de atividades práticas. Além disso, relacionam as TIC à aparelhos/instrumentos eletrônicos e tecnológicos.
Abstract: The Information and Communication Technologies (ICT) are highlighted nowadays, influenced by the new coronavirus pandemic. The research aims to analyze the ICT in the curricular disciplines of the Pedagogical Courses Projects (PCP) of Graduation in Rural Education offered in Pará. In documentary nature and with qualitative approach, the research identified that the ICT discipline is present in only two of seven analyzed PCP, but appears in twelve menus as content. However, the theoretical discussions prevail to the detriment of practical activities. Moreover, they relate the ICT to devices/electronics and technologic instruments.
Keywords: TIC
Novo coronavírus
Educação do campo
ICT
New coronavirus
Rural education
Series/Report no.: Revista Cocar
ISSN: 2237-0315
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade do Estado do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UEPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3789
Appears in Collections:Artigos Científicos - FACETNO/UFPA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_AbordagemTecnologiasInformacao.pdf861,53 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons