Os impasses da participação da comunidade no Conselho Escolar em uma Escola do Campo no Município de Placas/PA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Tocantins

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Revista Brasileira de Educação do Campo

Citação

MILEO, Irlanda do Socorro de Oliveira et al. Os impasses da participação da comunidade no Conselho Escolar em uma Escola do Campo no Município de Placas/PA. Revista Brasileira de Educação do Campo, online, v. 7, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e10837. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14063 Acesso em:

DOI

10.20873/uft.rbec.e10837
O presente artigo tem como objeto de estudo o Conselho Escolar, compreendendo este como mecanismo fundamental no processo de construção e de vivência de práticas democráticas. Busca refletir como se dá a participação dos membros do Conselho Escolar nos processos deliberativos e fiscalizadores quanto às decisões que norteiam as práticas escolares, com objetivo de analisar como os conselheiros se posicionam quanto à participação nos processos decisórios referentes à melhoria do ensino em uma escola pública do campo no Município de Placas/PA. A abordagem metodológica é de natureza qualitativa exploratória com dados coletados por meio de entrevistas individuais com cinco membros do Conselho Escolar de uma escola do campo localizada na comunidade Terra Prometida. Os resultados apontam para a necessidade de maior atuação dos conselheiros que diz respeito ao acompanhamento da prática educativa na escola investigada, uma vez que essa instituição ainda não possui o projeto pedagógico, aspecto que compromete o ensino da escola do campo, ao mesmo tempo em que sinaliza para um descaso tanto da gestão da escola-polo quanto do próprio Conselho, que pode ser ocasionado por falta de informações e de formação dos envolvidos.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

MILEO, Irlanda do Socorro de Oliveira et al. Os impasses da participação da comunidade no Conselho Escolar em uma Escola do Campo no Município de Placas/PA. Revista Brasileira de Educação do Campo, online, v. 7, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e10837. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14063 Acesso em: