Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14069
Tipo: Artigo de Periódico
Fecha de publicación : jun-2021
Autor(es): CASTRO, Gleyce Carvalho
metadata.dc.description.affiliation: UFPA - Universidade Federal do Pará
Título : Educação inclusiva em tempos de pandemia: desafios para a inclusão
Otros títulos : Inclusive education in times of pandemics: challenges for inclusion
Citación : CASTRO, Gleyce Carvalho. Educação inclusiva em tempos de pandemia: desafios para a inclusão. Margens, online, v. 15, n. 24, p. 275-290, jun. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v15i24.10102. Disponível em:http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14069. Acesso em:.
Resumen: O presente trabalho tem como objetivo analisar os desafios da pandemia em relação a efetivação da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais. A importância de discutir este tema se justifica da necessidade de compreensão da forma como o sistema educacional vem trabalhando o processo de garantia de direitos nesse momento de pandemia. Para a realização dessa abordagem utilizou-se como proposta metodológica a pesquisa qualitativa e pesquisa de bibliografias em documentos, parecer, artigos e livros de autores como Mantoan (2015), Lima (2016), Hansel, Zych, Godoy (2014), dentre outros. A pesquisa mostra insuficiência na eficácia com que as políticas educacionais estão sendo veladas nesse momento de pandemia, aponta para problemas já existentes na educação e que com o momento que estamos vivenciando tem só se intensificado. A inclusão é um processo que deve ser encarado com responsabilidade, criando possibilidades para que ocorra de forma satisfatória.
Resumen : The present work aims to analyze the challenges of the pandemic in relation to the effective inclusion of children with special educational needs. The importance of discussing this topic is justified by the need to understand how the educational system has been working the process of guaranteeing rights at this time of the pandemic. To carry out this approach, qualitative research and bibliography research in documents, opinions, articles, and books by authors such as Mantoan (2015), Lima (2016), Hansel, Zych, Godoy (2014), among others were used as a methodological proposal. . The research shows insufficiency in the effectiveness with which educational policies are being veiled in this moment of the pandemic, it points to problems that already exist in education and that with the moment we are experiencing it has only intensified. Inclusion is a process that must be faced responsibly, creating possibilities for it to occur satisfactorily.
Palabras clave : Aprendizagem
Inclusão
Pandemia
Learning
Inclusion
Pandemic
Series/Report no.: Margens
ISSN : 1982-5374
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/10102
metadata.dc.identifier.doi: 10.18542/mri.v15i24.10102
Aparece en las colecciones: Artigos - Margens/UFPA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_EducacaoInclusivaTempos.pdf439,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons