Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14071
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorOLIVEIRA, Odilson de Paiva-
dc.creatorLACERDA, Alan Gonçalves-
dc.creatorFERREIRA, Robson dos santos-
dc.date.accessioned2022-03-28T14:33:07Z-
dc.date.available2022-03-28T14:33:07Z-
dc.date.issued2021-06-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Odilson de Paiva; LACERDA, Alan Gonçalves; FERREIRA, Robson dos santos. Etnomatemática: uma experiência na casa familiar rural de Breves/PA. Margens, online, v. 15, n. 24, p. 237-252 , jun. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v15i24.10057. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14071. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn1982-5374pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14071-
dc.description.abstractWe aim to analyze which contributions can be observed in the process of teaching mathematics from the development of activities from the perspective of Ethnomathematics at the Rural Family House Community School in the city of Breves/PA. We used D'Ambrosio's Ethnomathematics perspective, which presents it as a means of recognizing the influence of cultures in the way of dealing with everyday situations and problems. The participating subjects were: students from the EJA (Youth and Adult Education) fourth stage; the 3rd year high school class; the Forestry Technician at CFR. The reflections made lead us to infer that a work articulated between local cultural knowledge, linked to school mathematical knowledge and made possible by work from the perspective of Ethnomathematics provides a favorable environment for the formation of reflective students, capable of articulating the various knowledge (school and non-school students) in favor of their citizenship education.en
dc.description.provenanceSubmitted by Jhovana Miranda (jhovanamiranda.jm@gmail.com) on 2022-03-28T14:26:54Z No. of bitstreams: 2 Artigo_EtnomatematicaExperienciaCasa.pdf: 509040 bytes, checksum: 56acc983c4595e7a9c7592c9a740d3fa (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2022-03-28T14:33:07Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_EtnomatematicaExperienciaCasa.pdf: 509040 bytes, checksum: 56acc983c4595e7a9c7592c9a740d3fa (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-28T14:33:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_EtnomatematicaExperienciaCasa.pdf: 509040 bytes, checksum: 56acc983c4595e7a9c7592c9a740d3fa (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofMargenspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.source.urihttps://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/10057pt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectConhecimentos matemáticospt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEthnomathematicsen
dc.subjectMathematical Knowledgeen
dc.subjectMathematics Educationen
dc.titleEtnomatemática: uma experiência na casa familiar rural de Breves/PApt_BR
dc.title.alternativeEthnomathematics: an experience in the rural family home in Breves/PAen
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5789769792090051pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5043628211112253pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9770325584724537pt_BR
dc.citation.volume15pt_BR
dc.citation.issue24pt_BR
dc.citation.spage237pt_BR
dcterms.citation.epage252pt_BR
dc.identifier.doi10.18542/mri.v15i24.10057pt_BR
dc.description.resumoObjetivamos analisar quais contribuições podem ser observadas no processo de ensino de matemática a partir do desenvolvimento de atividades na perspectiva da Etnomatemática na Escola Comunitária Casa Familiar Rural do Município de Breves/PA. Utilizou-se a perspectiva de Etnomatemática de D’Ambrosio, que a apresenta como meio para o reconhecimento da influência das culturas no modo de lidar com situações e problemas do cotidiano. Os sujeitos participantes foram: os alunos da turma EJA (Educação de Jovens e Adultos) quarta etapa; a turma do 3º ano do ensino médio; o técnico em Floresta da CFR. As reflexões realizadas nos fazem inferir que um trabalho articulado entre os conhecimentos culturais locais, atrelados com os conhecimentos matemáticos escolares e viabilizados pelo trabalho na perspectiva da Etnomatemática propicia um ambiente favorável para a formação de alunos reflexivos, capazes de articular os diversos saberes (escolares e não escolares) em prol de sua formação cidadã.pt_BR
dc.description.affiliationUFPA - Universidade Federal do Parápt_BR
Aparece en las colecciones: Artigos - Margens/UFPA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_EtnomatematicaExperienciaCasa.pdf497,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons