A acessibilidade de uma escola ribeirinha num dado contexto da Amazônia paraense

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2022

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Universidade Estadual Paulista

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Contido em

Revista Formação (Online)

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FORMIGOSA, Marcos Marques et al. A acessibilidade de uma escola ribeirinha num dado contexto da Amazônia paraense. Revista Formação, online, v. 29, n. 54, p. 123-144, 2022. DOI: https://doi.org/10.33081/formacao.v29i54.8065. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14072. Acesso em:.

DOI

10.33081/formacao.v29i54.8065
O artigo analisa a acessibilidade, numa perspectiva de desenho universal, em uma escola ribeirinha, no Rio Xingu, em Altamira (PA). A pesquisa tem inspirações etnográficas, com dados produzidos por meio de vivências entre 2018 e 2019 em uma comunidade ribeirinha. Esses dados foram registrados em diário de campo e multimídias e analisados numa abordagem qualitativa. A pesquisa empírica mostrou que a arquitetura da escola possui carências de acessibilidade, tanto para as pessoas com deficiência permanente, como àquelas com mobilidades reduzidas sejam elas momentâneas ou permanentes. Em seus espaços internos e externos, as instalações e funcionamento são precários, indo de encontro com o que determinam as normas e a legislação vigentes, pois não há: banheiros adequados; rampas de acesso no porto da escola e nem na entrada na sala de aula; sinalização nos espaços; ventilação inapropriada; energia elétrica e água encanada; espaços de lazer e atividades físicas; refeitório, etc. Tais espaços implicam na precarização do trabalho docente, assim como refletem, de forma negativa, nos processos de ensino e de aprendizagem das crianças que frequentam a escola, bem como mantém as famílias da comunidade sem acesso à ela. Consideramos a necessidade imediata, de implementação de políticas públicas de acessibilidade em tal contexto, bem como em outras escolas do campo da região amazônica, em especial nas ribeirinhas.

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FORMIGOSA, Marcos Marques et al. A acessibilidade de uma escola ribeirinha num dado contexto da Amazônia paraense. Revista Formação, online, v. 29, n. 54, p. 123-144, 2022. DOI: https://doi.org/10.33081/formacao.v29i54.8065. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14072. Acesso em:.