Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14083
Tipo: Artigo de Evento
Fecha de publicación : 2017
Autor(es): PADINHA, Izabel Cristina da Silva
metadata.dc.description.affiliation: UFPA - Universidade Federal do Pará
Título : O PDE-Escola no contexto da descentralização de recursos para a Educação Básica
Citación : PADINHA, Izabel Cristina da Silva. O PDE-Escola no contexto da descentralização de recursos para a Educação Básica. In: ENCONTRO D@S ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 21., 2016, Tucuruí. Anais eletrônicos [...]. Belém: EXEPEPe, 2017. p. 425-437. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14083. Acesso em:.
Resumen: O presente trabalho tem por objetivo fazer algumas reflexões sobre o processo de descentralização de recursos para a educação básica a partir PDE-Escola. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica pautada na abordagem qualitativa. O PDE-Escola tem como um de seus propósitos melhorar a qualidade do ensino e os resultados educacionais, particularmente das escolas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O PDE-Escola requer um modelo de gestão diferenciado, se volta para uma proposta descentralizadora da política educacional, mas no que tange administração dos recursos, a tomada de decisão continua centralizadora. No entanto, percebe-se que a descentralização ganha característica de um processo de desconcentração pelo fato de que as mudanças ocorrem na distribuição de tarefas e responsabilidade pelos resultados. Compreendemos que no cenário brasileiro o tem ocorrido é a implementação de inúmeros projetos no espaço escolar que não consideram muitas vezes as especificidades locais, nas quais serão implementadas. Faz-se importante pensarmos que as escolas não instituições isoladas, mas que pertencem e estão imersas a um contexto dinâmico social, econômico, ambiental e cultural.
Palabras clave : Reforma do Estado
PDE-Escola
Descentralização
Series/Report no.: Encontro Paraense d@s Estudantes de Pedagogia
metadata.dc.subject.theme: Pedagogas para Além da Docência: desafios contemporâneos
metadata.dc.subject.thematicaxis: Gestão e Políticas Educacionais
ISSN : 2595-5306
País: Brasil
Editorial : Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia
Sigla da Instituição: ExePEPe
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://sites.google.com/view/anais-epepe/anteriores/1-2017#h.p_DeT5BDCwLgr_
Aparece en las colecciones: Trabalhos Apresentados em Eventos - FAED/CUNTINS

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_PdeEscolaContexto.pdf220,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons