Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14087
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorSILVA, Edinei Pereira da-
dc.date.accessioned2022-04-01T14:36:59Z-
dc.date.available2022-04-01T14:36:59Z-
dc.date.issued2021-06-
dc.identifier.citationSILVA, Edinei Pereira da. História e cinema: uma leitura iconográfica da modernidade. Margens, online, v. 15, n. 24, p. 211-235, jun. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v15i24.10042. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14087. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn1982-5374pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14087-
dc.description.abstractThis article has a scope deal with a movie theater as a consequence of changes by the development of modernity. The elements captured by cinematic lenses, beyond big facts shown by the historiographies studying, passing by daily relation, those which many times are managed by the time. This one, problematized here like capitalism substance placed as standardization about an organization. Some films were done to fund the study. For example Metropolis (Lang, Fritz), and Tempos Modernos (Chaplin, Charles). Both bring a lot of questions for an analysis of that conjuncture. Searched scan scenes that bring the direct form to Time as an elementary substance about that reality, and your conjunctions which implies in alternation and consequences of modernity man from iconographic reading.en
dc.description.provenanceSubmitted by Jhovana Miranda (jhovanamiranda.jm@gmail.com) on 2022-04-01T14:06:20Z No. of bitstreams: 2 HistoriaCinemaLeitura.pdf: 687874 bytes, checksum: 7d36a034efbaa0d51195d8762a715d21 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2022-04-01T14:36:59Z (GMT) No. of bitstreams: 2 HistoriaCinemaLeitura.pdf: 687874 bytes, checksum: 7d36a034efbaa0d51195d8762a715d21 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-01T14:36:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 HistoriaCinemaLeitura.pdf: 687874 bytes, checksum: 7d36a034efbaa0d51195d8762a715d21 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofMargenspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0*
dc.source.urihttps://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/10042pt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectModernidadept_BR
dc.subjectTempopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectModernitypt_BR
dc.subjectTimept_BR
dc.titleHistória e cinema: uma leitura iconográfica da modernidadept_BR
dc.title.alternativeHistory and movie theater: an iconographic reading of modernityen
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8047315357377833pt_BR
dc.citation.volume15pt_BR
dc.citation.issue24pt_BR
dc.citation.spage211pt_BR
dcterms.citation.epage235pt_BR
dc.identifier.doi10.18542/mri.v15i24.10042pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como escopo tratar o cinema como consequência das transformações proporcionadas pelo desencadeamento da Modernidade. Os elementos constituintes e capturados pelas lentes cinematográficas, além dos grandes e visibilizados fatos já apontados pelos estudos historiográficos, passam pelas relações do cotidiano, aqueles que muitas vezes são geridos pelas forças do controle do Tempo. Este, problematizado aqui como substancia de um capitalismo que se coloca como normatização daquela organicidade. Algumas obras fílmicas foram pensadas para fundamentar o estudo. Como: Metropolis (de Fritz Lang), e Tempos Modernos (de Charles Chaplin). Ambas trazem uma série de questões pertinentes para uma análise à luz daquela conjuntura. Procurei esquadrinhar as cenas que remetiam de forma direta ao Tempo como substância elementar daquela realidade, e suas conjunções ao que implica na alteração e consequência do homem moderno a partir da leitura iconográfica.pt_BR
Aparece en las colecciones: Artigos - Margens/UFPA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_HistoriaCinemaLeitura.pdf671,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons