Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14089
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRIBEIRO, Louise Bogea-
dc.creatorSANTOS, Raquel Chagas-
dc.creatorRIBEIRO, Milena Moraes Araújo-
dc.creatorDERENJI, Jussara Silveira-
dc.date.accessioned2022-04-01T14:39:37Z-
dc.date.available2022-04-01T14:39:37Z-
dc.date.issued2021-06-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Louise Bogea et al. Racionalização das artes para o século XXI. Margens, online, v. 15, n. 24, p.183- 195, jun. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v15i24.5716. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14089. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn1982-5374pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14089-
dc.description.abstractIn order to characterize three fundamental criteria for the recognition of an artistic work, based on the principles of Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831), when discussing artistic criticism during the course Tribuna do Cretino, this essay was produced. As an attempt to promote the artist and public interaction, valuing the craft and professionals of the area, without limiting the production of art in its most diverse supports. It is defined as the origin, content, purpose, and ability to transmit messages of any artwork, when discussing the relations between new creation and reality, considering the lack of dialogue with the consumers of art. It is hoped to contribute to the union of the sensible and rational, as well as the development of an artistic practice against the current banalizing and damaging scenario for the human spirit, with a significant lack of artistic-cultural communication and little understanding for what serves the art.en
dc.description.provenanceSubmitted by Jhovana Miranda (jhovanamiranda.jm@gmail.com) on 2022-04-01T14:22:37Z No. of bitstreams: 2 RacionalizacaoArtesSeculo.pdf: 588764 bytes, checksum: 33ca036b6e6bd5046162124ede946bf8 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2022-04-01T14:39:37Z (GMT) No. of bitstreams: 2 RacionalizacaoArtesSeculo.pdf: 588764 bytes, checksum: 33ca036b6e6bd5046162124ede946bf8 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-01T14:39:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 RacionalizacaoArtesSeculo.pdf: 588764 bytes, checksum: 33ca036b6e6bd5046162124ede946bf8 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofMargenspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.source.urihttps://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5716pt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectCrítica de artept_BR
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectVisual artsen
dc.subjectArt criticismen
dc.titleRacionalização das artes para o século XXIpt_BR
dc.title.alternativeRationalization Of Arts For The 21st Centuryen
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2592217469684249pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0520339229600319pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5735342925745869pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9835663251281409pt_BR
dc.citation.volume15pt_BR
dc.citation.issue24pt_BR
dc.citation.spage183pt_BR
dcterms.citation.epage195pt_BR
dc.identifier.doi10.18542/mri.v15i24.5716pt_BR
dc.description.resumoA partir da participação no curso de extensão Tribuna do Cretino, quando discutimos a crítica artística, pretende-se caracterizar três critérios fundamentais para o reconhecimento de uma obra artística, com base em princípios de Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831), na tentativa de promover a interação artista e público, valorizando o ofício e os profissionais da área, sem limitar as produções de arte em seus diversos suportes. Descreve-se as definições da origem, conteúdo, finalidade e capacidade de transmissão de mensagens de uma obra qualquer, ao discutir-se relações entre a criação do senso comum e o inédito, considerando o carente diálogo junto aos consumidores de arte, cuja problemática precisa ser superada. Espera-se contribuir para a união sensível e racional, bem como o desenvolvimento de uma prática artística contra o atual cenário banalizante e danoso para o espírito humano, com significativa falta de comunicação artístico-cultural e pouco entendimento para que serve a arte.pt_BR
dc.description.affiliationUFPA - Universidade Federal do Parápt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-5928-2407pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Margens/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_RacionalizacaoArtesSeculo.pdf574,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons