Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14123
Tipo: Artigo de Periódico
Fecha de publicación : nov-2020
Autor(es): MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira
LOPES, Raquel da Silva
MACHADO, Célio Lima
metadata.dc.description.affiliation: MILEO, I. S. O.; LOPES, R. S. Universidade Federal do Pará
Título : Desafios da organização pedagógica e curricular diferenciada em uma escola do campo do Município da Transamazônica - Pará
Otros títulos : Challenges of differentiated pedagogical and curricular organization in a rural school in the city of Transamazônica - Pará
Citación : MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira; LOPES, Raquel da Silva; MACHADO, Célio Lima. Desafios da organização pedagógica e curricular diferenciada em uma escola do campo do Município da Transamazônica - Pará. Kiri-kerê: Pesquisa em Ensino, online, v. 2, n. 4, p. 410-435, nov. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.47456/krkr.v2i4.32054. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14123. Acesso em:.
Resumen: Este artigo objetiva analisar, ainda que de maneira introdutória, a compreensão e a postura dos profissionais da educação quanto a importância do desenvolvimento de um currículo diferenciado no contexto socioeducativo escolar situada em uma comunidade rural, de modo a atender às demandas identitárias dos diferentes sujeitos coletivos que vivem e trabalham no campo. Problematiza se é possível elaborar um currículo diferenciado nas escolas do campo do Município de Placas/PA; e quais estratégias são necessárias para que práticas educativas diferenciadas orientem as propostas curriculares dessas instituições de ensino. O estudo de cunho qualitativo ocorreu em uma escola pública da rede de ensino municipal, com a participação de um docente que atua nas turmas dos anos finais do Ensino fundamental, da coordenadora pedagógica responsável pelo acompanhamento da escola investigada, e ainda, a direção e coordenação da Escola Polo. Os resultados apontam para a existência de um currículo escolar restrito às adaptações realizadas pelos docentes a partir das matrizes curriculares oficiais elaboradas pela Secretaria Municipal de Educação local, sem que seja oportunizada a incorporação efetiva de temáticas que favoreçam práticas socioeducativas que valorize os saberes tradicionais das famílias camponesas e seus modos de vida, evidenciando uma organização pedagógica das escolas do campo destoada das demandas formativas que respeite as identidades socioculturais existentes no campo.
Resumen : This article aims to analyze, albeit in an introductory manner, the understanding and attitude of education professionals regarding the importance of developing a differentiated curriculum in the school socio-educational context located in a rural community, in order to meet the identity demands of different collective subjects who live and work in the field. It questions whether it is possible to develop a differentiated curriculum in rural schools in the municipality of Placa / PA; and what strategies are necessary for differentiated educational practices to guide the curricular proposals of these educational institutions. The qualitative study took place in a public school in the municipal education network, with the participation of a teacher who works in the final years of elementary school, the pedagogical coordinator responsible for monitoring the investigated school, and also the direction and coordination Polo School. The results point to the existence of a school curriculum restricted to the adaptations made by the teachers from the official curricular matrices elaborated by the local Municipal Department of Education, without allowing the effective incorporation of themes that favor socio-educational practices that value the traditional knowledge of families peasants and their ways of life, showing a pedagogical organization of rural schools that is out of touch with training demands that respects the socio-cultural identities existing in the countryside.
Palabras clave : Currículo diferenciado
Práticas socioeducativas
Projeto pedagógico
Differentiated curriculum
Socio-educational practices
Pedagogical project
Series/Report no.: Kiri-kerê: Pesquisa em Ensino
ISSN : 2526-2688
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Espírito Santo
Sigla da Instituição: UFES
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://periodicos.ufes.br/kirikere/article/view/32054
metadata.dc.identifier.doi: 10.47456/krkr.v2i4.32054
Aparece en las colecciones: Artigos Científicos - FACETNO/UFPA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_DesafiosOrganizacaoPedagogica.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons