Desafios da organização pedagógica e curricular diferenciada em uma escola do campo do Município da Transamazônica - Pará

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2020-11

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Universidade Federal do Espírito Santo

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Kiri-kerê: Pesquisa em Ensino

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MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira; LOPES, Raquel da Silva; MACHADO, Célio Lima. Desafios da organização pedagógica e curricular diferenciada em uma escola do campo do Município da Transamazônica - Pará. Kiri-kerê: Pesquisa em Ensino, online, v. 2, n. 4, p. 410-435, nov. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.47456/krkr.v2i4.32054. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14123. Acesso em:.

DOI

10.47456/krkr.v2i4.32054
Este artigo objetiva analisar, ainda que de maneira introdutória, a compreensão e a postura dos profissionais da educação quanto a importância do desenvolvimento de um currículo diferenciado no contexto socioeducativo escolar situada em uma comunidade rural, de modo a atender às demandas identitárias dos diferentes sujeitos coletivos que vivem e trabalham no campo. Problematiza se é possível elaborar um currículo diferenciado nas escolas do campo do Município de Placas/PA; e quais estratégias são necessárias para que práticas educativas diferenciadas orientem as propostas curriculares dessas instituições de ensino. O estudo de cunho qualitativo ocorreu em uma escola pública da rede de ensino municipal, com a participação de um docente que atua nas turmas dos anos finais do Ensino fundamental, da coordenadora pedagógica responsável pelo acompanhamento da escola investigada, e ainda, a direção e coordenação da Escola Polo. Os resultados apontam para a existência de um currículo escolar restrito às adaptações realizadas pelos docentes a partir das matrizes curriculares oficiais elaboradas pela Secretaria Municipal de Educação local, sem que seja oportunizada a incorporação efetiva de temáticas que favoreçam práticas socioeducativas que valorize os saberes tradicionais das famílias camponesas e seus modos de vida, evidenciando uma organização pedagógica das escolas do campo destoada das demandas formativas que respeite as identidades socioculturais existentes no campo.

Agência de Fomento

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MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira; LOPES, Raquel da Silva; MACHADO, Célio Lima. Desafios da organização pedagógica e curricular diferenciada em uma escola do campo do Município da Transamazônica - Pará. Kiri-kerê: Pesquisa em Ensino, online, v. 2, n. 4, p. 410-435, nov. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.47456/krkr.v2i4.32054. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14123. Acesso em:.