Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14139
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | CORNELSEN, Élcio Loureiro | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-18T12:04:52Z | - |
dc.date.available | 2022-04-18T12:04:52Z | - |
dc.date.issued | 2021-12 | - |
dc.identifier.citation | CORNELSEN, Élcio Loureiro. Imagens do espaço urbano e da violência em canções da música popular. Margens, online, v. 15, n. 25, p. 35-54, dez. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v15i24.10684. Disponível em:http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14139. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-5374 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14139 | - |
dc.description.abstract | This brief study aims to establish a relationship between urban space and violence, and the way in which this relationship is present in the lyrics of popular music songs. Lyrics from four songs were selected to compose the corpus of analysis: “De frente pro crime” (1975), by João Bosco, “Veraneio vascaína” (1986), by the group Capital Inicial, “Periferia é periferia” (1997), by the group Racionais MC's, and “Minha alma” (1999), by the group O Rappa. We start from the concept of violence, as proposed by Tânia Pellegrini as “the use of force to cause physical or psychological harm to another person”. The study showed that the main aspect in common between the four songs is the criticism of the potential for violence in the Brazilian urban space. Thus, such issues can also be understood in the key of the concept of resistance, as postulated by Michael Foucault and, respectively, Alfredo Bosi. | en |
dc.description.provenance | Submitted by Jhovana Miranda (jhovanamiranda.jm@gmail.com) on 2022-04-18T12:04:23Z No. of bitstreams: 2 Artigo_ImagensEspaçoUrbano.pdf: 494076 bytes, checksum: b7b42c53c4d45290eb01f59e9df18110 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2022-04-18T12:04:52Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_ImagensEspaçoUrbano.pdf: 494076 bytes, checksum: b7b42c53c4d45290eb01f59e9df18110 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-04-18T12:04:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_ImagensEspaçoUrbano.pdf: 494076 bytes, checksum: b7b42c53c4d45290eb01f59e9df18110 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Margens | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | * |
dc.source.uri | https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/10684 | pt_BR |
dc.subject | Espaço urbano | pt_BR |
dc.subject | Violência | pt_BR |
dc.subject | Música popular | pt_BR |
dc.subject | Resistência | pt_BR |
dc.subject | Urban space | en |
dc.subject | Violence | en |
dc.subject | Popular music | en |
dc.subject | Resistance | en |
dc.title | Imagens do espaço urbano e da violência em canções da música popular | pt_BR |
dc.title.alternative | Images of urban space and violence in popular music songs | en |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2420574923794536 | pt_BR |
dc.citation.volume | 15 | pt_BR |
dc.citation.issue | 25 | pt_BR |
dc.citation.spage | 35 | pt_BR |
dcterms.citation.epage | 54 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.18542/mri.v15i24.10684 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este breve estudo tem por objetivo estabelecer uma relação entre espaço urbano e violência, e o modo como tal relação se faz presente em letras de canções da música popular. Foram selecionadas letras de quatro canções para comporem o corpus de análise: “De frente pro crime” (1975), de João Bosco, “Veraneio vascaína” (1986), do grupo Capital Inicial, “Periferia é periferia” (1997), do grupo Racionais MC’s, e “Minha alma” (1999), do grupo O Rappa. Partimos do conceito de violência, conforme proposto por Tânia Pellegrini enquanto “o uso da força para causar dano físico ou psicológico a outra pessoa”. O estudo evidenciou que o principal aspecto em comum entre as quatro canções é a crítica ao potencial de violência no espaço urbano brasileiro. Desse modo, tais questões podem ser entendidas também na chave do conceito de resistência, conforme postulado por Michael Foucault e, respectivamente, Alfredo Bosi. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Margens/UFPA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_ImagensEspacoUrbano.pdf | 482,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons