Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14139
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCORNELSEN, Élcio Loureiro-
dc.date.accessioned2022-04-18T12:04:52Z-
dc.date.available2022-04-18T12:04:52Z-
dc.date.issued2021-12-
dc.identifier.citationCORNELSEN, Élcio Loureiro. Imagens do espaço urbano e da violência em canções da música popular. Margens, online, v. 15, n. 25, p. 35-54, dez. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v15i24.10684. Disponível em:http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14139. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn1982-5374pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14139-
dc.description.abstractThis brief study aims to establish a relationship between urban space and violence, and the way in which this relationship is present in the lyrics of popular music songs. Lyrics from four songs were selected to compose the corpus of analysis: “De frente pro crime” (1975), by João Bosco, “Veraneio vascaína” (1986), by the group Capital Inicial, “Periferia é periferia” (1997), by the group Racionais MC's, and “Minha alma” (1999), by the group O Rappa. We start from the concept of violence, as proposed by Tânia Pellegrini as “the use of force to cause physical or psychological harm to another person”. The study showed that the main aspect in common between the four songs is the criticism of the potential for violence in the Brazilian urban space. Thus, such issues can also be understood in the key of the concept of resistance, as postulated by Michael Foucault and, respectively, Alfredo Bosi.en
dc.description.provenanceSubmitted by Jhovana Miranda (jhovanamiranda.jm@gmail.com) on 2022-04-18T12:04:23Z No. of bitstreams: 2 Artigo_ImagensEspaçoUrbano.pdf: 494076 bytes, checksum: b7b42c53c4d45290eb01f59e9df18110 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2022-04-18T12:04:52Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_ImagensEspaçoUrbano.pdf: 494076 bytes, checksum: b7b42c53c4d45290eb01f59e9df18110 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-18T12:04:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_ImagensEspaçoUrbano.pdf: 494076 bytes, checksum: b7b42c53c4d45290eb01f59e9df18110 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofMargenspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.source.urihttps://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/10684pt_BR
dc.subjectEspaço urbanopt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectMúsica popularpt_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectUrban spaceen
dc.subjectViolenceen
dc.subjectPopular musicen
dc.subjectResistanceen
dc.titleImagens do espaço urbano e da violência em canções da música popularpt_BR
dc.title.alternativeImages of urban space and violence in popular music songsen
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2420574923794536pt_BR
dc.citation.volume15pt_BR
dc.citation.issue25pt_BR
dc.citation.spage35pt_BR
dcterms.citation.epage54pt_BR
dc.identifier.doi10.18542/mri.v15i24.10684pt_BR
dc.description.resumoEste breve estudo tem por objetivo estabelecer uma relação entre espaço urbano e violência, e o modo como tal relação se faz presente em letras de canções da música popular. Foram selecionadas letras de quatro canções para comporem o corpus de análise: “De frente pro crime” (1975), de João Bosco, “Veraneio vascaína” (1986), do grupo Capital Inicial, “Periferia é periferia” (1997), do grupo Racionais MC’s, e “Minha alma” (1999), do grupo O Rappa. Partimos do conceito de violência, conforme proposto por Tânia Pellegrini enquanto “o uso da força para causar dano físico ou psicológico a outra pessoa”. O estudo evidenciou que o principal aspecto em comum entre as quatro canções é a crítica ao potencial de violência no espaço urbano brasileiro. Desse modo, tais questões podem ser entendidas também na chave do conceito de resistência, conforme postulado por Michael Foucault e, respectivamente, Alfredo Bosi.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Margens/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_ImagensEspacoUrbano.pdf482,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons