Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14155
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: 2014
Autor(es): DIAS, Marcelo Pires
GUEDES, Regis José da Cunha
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Título: O papel das pistas de contextualização em interações na web: o blog de opinião
Citar como: DIAS, Marcelo Pires; GUEDES, Regis Jose da Cunha. O papel das pistas de contextualização em interações na web: o blog de opinião. PERcursos Linguísticos, online, v. 4, n. 8, p. 63–78, 2014. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14155. Acesso em: .
Resumo: O presente artigo trata das pistas de contextualização em interações na web a partir das observações dos comentáriospublicados pelos leitores e moderador/editordo blog de opinião intitulado O possível e o extraordinário. Serão levados em consideração os pressupostos teóricos da sociolinguística interacional e o conceito de pistas de contextualização. A finalidade dessa investigação é analisar as pistas utilizadas pelos participantes na interação escrita na web,quais sejam: a) atenuantes; b) marcadores de valoração; c) prosódia; d) elementos não verbais; e) perguntas retóricas; e f) citações.
Abstract: This article deals with the contextualization cues in interactions on the Internet from the remarks of the comments posted by readers and moderator/editor of the blog opinion piece entitled O possível e o extraordinário. Will be considered the theoretical assumptions of interactional sociolinguistics and concepts such a contextualization cues. The purpose of this research is to describe the cues used by participants in the interaction writtenon the webas: a) mitigating b) markers of valuation; c) prosody, d) non-verbal cues; e) rhetorical questions, and f) citations.
Palavras-chave: Pistas
Enquadre
Hipertexto
Cues
Frame
Hypertext
Título do Periódico: PERcursos Linguísticos
ISSN: 2236-2592
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Espírito Santo
Sigla da Instituição: UFES
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/7258
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - FACETNO/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_PapelPistasContextualizacao.pdf378,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons