Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14164
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Ago-2017
Autor(es): ALENCAR, Joelma C. P. M.
PARENTE, Francilene de Aguiar
Título: Saberes de infâncias e a formação de professores indígenas
Título(s) alternativo(s): Children’s knowledge and the formation of indigenous teachers
Citar como: ALENCAR, Joelma C. P. M., PARENTE, Francilene de Aguiar. Saberes de Infâncias e a Formação de Professores Indígenas. Revista de Educação Pública, online, v. 26, n. 62/1, p. 311-333, ago. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.29286/rep.v26i62/1.4997. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14164. Acesso em: .
Resumo: O presente texto tem como objetivo abordar alguns dos problemas que envolvem a oferta da Educação Infantil para as escolas indígenas no Es-tado do Pará. Como procedimentos metodológi-cos, contou com um levantamento bibliográfico e dados empíricos da realidade escolar indígena. Conclui-se apontando para a necessidade de se considerar os processos próprios de aprendiza-gem indígena nas práticas escolares, assim como de se tratar da Educação Infantil na formação dos professores indígenas, de modo a atentar para as especificidades da infância indígena e o projeto societário de cada povo indígena, conforme defi-nido como um direito na Constituição de 1988.
Abstract: The present text aims to address some of the problems that involve the offer of Early Chil-dhood Education to the indigenous schools in the State of Pará. As methodological proce-dures, a bibliographical survey and empirical data of the indigenous school reality were used. The conclusion points the need to con-sider indigenous learning processes in school practices, as well as to deal with infant edu-cation in the training of indigenous teachers, so as to take into account the specificities of indigenous children and the social project of each Indigenous people, according to a right in the 1988 Constitution.
Palavras-chave: Criança Indígena
Infância
Escola
Formação de Professores
Indigenous Child
Childhood
School
Teacher Formation
Título do Periódico: Revista de Educação Pública
ISSN: 0104-5962
País: Brasil
Instituição: Programa de Pós Graduação em Educação da UFMT
Sigla da Instituição: EdUFMT
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4997
Identificador DOI: 10.29286/rep.v26i62/1.4997
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - FACETNO/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_SaberesInfanciasFormacao.pdf177,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons