Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14228
Tipo: | Artigo de Periódico |
Data do documento: | Dez-2013 |
Autor(es): | LACERDA, Alan Gonçalves SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da |
Afiliação do(s) Autor(es): | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Título: | Ler, escrever e comunicar em matemática: habilidades requeridas para interpretar e compreender o texto |
Título(s) alternativo(s): | Reading, writing and communicate in mathematics: skills required to interpret and understand the text |
Citar como: | LACERDA, Alan Gonçalves; SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da. Ler, escrever e comunicar em matemática: habilidades requeridas para interpretar e compreender o texto. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, online, v. 1, n. 1, p. 44-60, dez. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.26571/2318-6674.a2013.v1.n1.p44-60.i5286. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14228. Acesso em:. |
Resumo: | O presente artigo é parte integrante da dissertação do primeiro autor sob a orientação da segunda autora que tem como objetivo investigar como alunos interpretam e compreendem os enunciados dos problemas matemáticos, e comunicam suas resoluções aos membros da interação. A leitura passa a ser um processo para melhor compreender o fazer do aluno, bem como expressar a linguagem matemática no lido. No presente estudo foram realizados dois encontros. Num primeiro encontro cada participante resolvia individualmente problemas de divisão. Já num segundo os participantes que resolviam os problemas individualmente eram colocados em díades a resolverem problemas dedivisão. Tanto o primeiro como o segundo encontro foram filmados e posteriormente transcritos e analisados. Os resultados apontaram que quando os sujeitos tem a possibilidade de comunicar a escrita ao outro da interação, estes passam a resignificar seus pontos de vistas, conjecturando novos processos de leitura. Esta pesquisa contribui, ainda, para as trocas comunicativas favorecendo a coordenação de estratégias de resoluções de problemas utilizadas pelos alunos. Destacamos a leitura como atividade essencial para interpretar e compreender o texto e o seu interpretante. |
Abstract: | This article is part of the dissertation of the first author under the guidance of the second author who aims to investigate how the student interprets and understands the set of mathematical problems, and communicate their resolutions to the members of the interaction. Reading becomes a process to better understand the student as well as express the mathematical language. In the present study, two meetings were held. In a first meeting each participant individually solve division problems. Already a secondparticipants who solved individually were placed in pairs to solve division problems. Both the first and the second meeting were filmed and later transcribed and analyzed. The results showed that when the subjects have the ability to communicate in writing to the other of the interaction, they start to reframe their views, conjecturing new reading processes. This research also contributes to the communicative exchanges favoring the coordination of problem solving strategies used by students. We emphasize reading as an activity essential to interpret and understand the text and its interpreter. |
Palavras-chave: | Leitura Escrita Comunicação Texto Problemas de matemática Reading Writing Communication Text Problems of mathematics |
Título do Periódico: | REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática |
ISSN: | 2318-6674 |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da Instituição: | UFMT |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5286 |
Identificador DOI: | 10.26571/2318-6674.a2013.v1.n1.p44-60.i5286 |
Aparece nas coleções: | Artigos Científicos - IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_LerEscreverComunicar.pdf | 558,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons