Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14228
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Dez-2013
Autor(es): LACERDA, Alan Gonçalves
SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Título: Ler, escrever e comunicar em matemática: habilidades requeridas para interpretar e compreender o texto
Título(s) alternativo(s): Reading, writing and communicate in mathematics: skills required to interpret and understand the text
Citar como: LACERDA, Alan Gonçalves; SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da. Ler, escrever e comunicar em matemática: habilidades requeridas para interpretar e compreender o texto. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, online, v. 1, n. 1, p. 44-60, dez. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.26571/2318-6674.a2013.v1.n1.p44-60.i5286. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14228. Acesso em:.
Resumo: O presente artigo é parte integrante da dissertação do primeiro autor sob a orientação da segunda autora que tem como objetivo investigar como alunos interpretam e compreendem os enunciados dos problemas matemáticos, e comunicam suas resoluções aos membros da interação. A leitura passa a ser um processo para melhor compreender o fazer do aluno, bem como expressar a linguagem matemática no lido. No presente estudo foram realizados dois encontros. Num primeiro encontro cada participante resolvia individualmente problemas de divisão. Já num segundo os participantes que resolviam os problemas individualmente eram colocados em díades a resolverem problemas dedivisão. Tanto o primeiro como o segundo encontro foram filmados e posteriormente transcritos e analisados. Os resultados apontaram que quando os sujeitos tem a possibilidade de comunicar a escrita ao outro da interação, estes passam a resignificar seus pontos de vistas, conjecturando novos processos de leitura. Esta pesquisa contribui, ainda, para as trocas comunicativas favorecendo a coordenação de estratégias de resoluções de problemas utilizadas pelos alunos. Destacamos a leitura como atividade essencial para interpretar e compreender o texto e o seu interpretante.
Abstract: This article is part of the dissertation of the first author under the guidance of the second author who aims to investigate how the student interprets and understands the set of mathematical problems, and communicate their resolutions to the members of the interaction. Reading becomes a process to better understand the student as well as express the mathematical language. In the present study, two meetings were held. In a first meeting each participant individually solve division problems. Already a secondparticipants who solved individually were placed in pairs to solve division problems. Both the first and the second meeting were filmed and later transcribed and analyzed. The results showed that when the subjects have the ability to communicate in writing to the other of the interaction, they start to reframe their views, conjecturing new reading processes. This research also contributes to the communicative exchanges favoring the coordination of problem solving strategies used by students. We emphasize reading as an activity essential to interpret and understand the text and its interpreter.
Palavras-chave: Leitura
Escrita
Comunicação
Texto
Problemas de matemática
Reading
Writing
Communication
Text
Problems of mathematics
Título do Periódico: REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
ISSN: 2318-6674
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da Instituição: UFMT
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5286
Identificador DOI: 10.26571/2318-6674.a2013.v1.n1.p44-60.i5286
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_LerEscreverComunicar.pdf558,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons