SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Ler, escrever e comunicar em matemática: habilidades requeridas para interpretar e compreender o texto

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

01-12-2013

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática

Citar como

LACERDA, Alan Gonçalves; SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da. Ler, escrever e comunicar em matemática: habilidades requeridas para interpretar e compreender o texto. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, online, v. 1, n. 1, p. 44-60, dez. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.26571/2318-6674.a2013.v1.n1.p44-60.i5286. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14228. Acesso em:.

DOI

10.26571/2318-6674.a2013.v1.n1.p44-60.i5286
O presente artigo é parte integrante da dissertação do primeiro autor sob a orientação da segunda autora que tem como objetivo investigar como alunos interpretam e compreendem os enunciados dos problemas matemáticos, e comunicam suas resoluções aos membros da interação. A leitura passa a ser um processo para melhor compreender o fazer do aluno, bem como expressar a linguagem matemática no lido. No presente estudo foram realizados dois encontros. Num primeiro encontro cada participante resolvia individualmente problemas de divisão. Já num segundo os participantes que resolviam os problemas individualmente eram colocados em díades a resolverem problemas dedivisão. Tanto o primeiro como o segundo encontro foram filmados e posteriormente transcritos e analisados. Os resultados apontaram que quando os sujeitos tem a possibilidade de comunicar a escrita ao outro da interação, estes passam a resignificar seus pontos de vistas, conjecturando novos processos de leitura. Esta pesquisa contribui, ainda, para as trocas comunicativas favorecendo a coordenação de estratégias de resoluções de problemas utilizadas pelos alunos. Destacamos a leitura como atividade essencial para interpretar e compreender o texto e o seu interpretante.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal de Mato Grosso

Sigla da Instituição

UFMT

Instituto

Programa

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country