Alfabetização científica em ambiente de modelagem matemática

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-06

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal de Mato Grosso

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática

Citação

SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de; ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do. Alfabetização científica em ambiente de modelagem matemática. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, online, v. 5, n. 1, p. 5-23, jun. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p5-23.i5334. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14231. Acesso em: .

DOI

10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p5-23.i5334
Discussões sobre Alfabetização Científica têm sido comuns em publicações da área de ensino de Ciências e algumas da Educação Matemática. No entanto, a revisão de literatura mostra que poucos trabalhos abordam esse tema em associação com a Modelagem Matemática. Nosso objetivo é discutir sobre Alfabetização Científica em ambiente de Modelagem Matemática. Para isso buscamos respostas a duas perguntas principais: Quais habilidades são necessárias aos alfabetizados cientificamente? e Como elas emergem em práticas de Modelagem Matemática? Por meio de pesquisa bibliográfica verificamos que tais habilidades surgem em complexidade crescente conforme ocorre a transição entre as etapas de Modelagem e conforme ocorre a participação efetiva dos estudantes nessas etapas. O estudo gerou um quadro de referência que pode ser consultado por professores interessados em promover Alfabetização Científica em ambiente de Modelagem Matemática.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de; ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do. Alfabetização científica em ambiente de modelagem matemática. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, online, v. 5, n. 1, p. 5-23, jun. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p5-23.i5334. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14231. Acesso em: .