Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14231
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Jun-2017
Autor(es): SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de
ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do
Afiliação do(s) Autor(es): ESPÍRITO SANTO, A. O. Universidade Federal do Pará
Título: Alfabetização científica em ambiente de modelagem matemática
Título(s) alternativo(s): Literacy scientific in modeling mathematics environment
Citar como: SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de; ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do. Alfabetização científica em ambiente de modelagem matemática. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, online, v. 5, n. 1, p. 5-23, jun. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p5-23.i5334. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14231. Acesso em: .
Resumo: Discussões sobre Alfabetização Científica têm sido comuns em publicações da área de ensino de Ciências e algumas da Educação Matemática. No entanto, a revisão de literatura mostra que poucos trabalhos abordam esse tema em associação com a Modelagem Matemática. Nosso objetivo é discutir sobre Alfabetização Científica em ambiente de Modelagem Matemática. Para isso buscamos respostas a duas perguntas principais: Quais habilidades são necessárias aos alfabetizados cientificamente? e Como elas emergem em práticas de Modelagem Matemática? Por meio de pesquisa bibliográfica verificamos que tais habilidades surgem em complexidade crescente conforme ocorre a transição entre as etapas de Modelagem e conforme ocorre a participação efetiva dos estudantes nessas etapas. O estudo gerou um quadro de referência que pode ser consultado por professores interessados em promover Alfabetização Científica em ambiente de Modelagem Matemática.
Abstract: Discussions on Scientific Literacy have been common in Science teaching publications and some Mathematics Education. The literature review shows that few studies address this topic with Mathematical Modeling. Our goal is to discuss Scientific Literacy in Mathematical Modeling environment. For this we seek answers to two main questions: What skills are needed to scientifically literate? and How they emerge in Mathematical Modeling practices? Through literaturereviewwe found that such skills arise in increasingly complex as the transition between the stages of Modeling and as the participation of students in these steps. The study generated a frame of reference that can be consulted by teachers interested in promoting Scientific Literacy in Mathematical Modeling environment.
Palavras-chave: Alfabetização científica
Modelagem matemática
Ensino de ciências
Scientific literacy
Mathematical modeling
Science education
Título do Periódico: REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
ISSN: 2318-6674
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da Instituição: UFMT
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5334
Identificador DOI: 10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p5-23.i5334
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_AlfabetizacaoCientificaAmbiente.pdf536,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons