As pesquisas em educação em ciências na interface com a educação indigena: a abordagem qualitativa na evidência dos dados

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-12

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal de Mato Grosso

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática

Citação

OLIVEIRA, Lúcia Helena Soares de; BRITO, Licurgo Peixoto de; KALHIL, Josefina Barrera. As pesquisas em educação em ciências na interface com a educação indígena: a abordagem qualitativa na evidência dos dados. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, online, v. 5, n. 2, p. 282-303, dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.26571/2318-6674.a2017.v5.n2.p282-303.i5730. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14234. Acesso em: .

DOI

10.26571/2318-6674.a2017.v5.n2.p282-303.i5730
Neste trabalho faz-se uma discussão sobre os paradigmas metodológicos utilizados nos últimos dez anos nas pesquisas em Educação em Ciências e Educação Indígena. Abordamos o levantamento realizado nas bases de dados dos Portais da Capes, BDTD e Google Acadêmico. O estudo faz parte como base teórica de uma pesquisa que está em andamento no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática-REAMEC, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, polo-UEA. Este estudo tem caráter bibliográfico e se ampara na investigação por meio de levantamentos realizados em artigos, Teses, Dissertações e trabalhos de especialistas que abordam a temática em questão.Assim, os estudos refletem que a abordagem qualitativa permite a compreensão detalhada dos significados e das características situacionais dos sujeitos envolvidos, preocupa-se com uma realidade que não pode ser quantificado e nem reduzido à operacionalização de variáveis, enfatizando que a finalidade da pesquisa cientifica não está centrada tão somente na exposição de um relatório ou descrição dos dados, mas no relato do desenvolvimento interpretativo dos dados obtidos.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

OLIVEIRA, Lúcia Helena Soares de; BRITO, Licurgo Peixoto de; KALHIL, Josefina Barrera. As pesquisas em educação em ciências na interface com a educação indígena: a abordagem qualitativa na evidência dos dados. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, online, v. 5, n. 2, p. 282-303, dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.26571/2318-6674.a2017.v5.n2.p282-303.i5730. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14234. Acesso em: .