Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14280
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorOLIVEIRA NETO, José Augusto de Jesus de-
dc.date.accessioned2022-05-16T20:12:36Z-
dc.date.available2022-05-16T20:12:36Z-
dc.date.issued2022-02-18-
dc.identifier.citationOLIVEIRA NETO, José Augusto de Jesus de. Cinema como escola de vida: a propósito das películas de ficção científica. Orientador: Prof. Dr. Carlos Aldemir Farias da Silva. 2022. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14280. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14280-
dc.description.abstractThe language of cinema presents possibilities that allow us to evoke the human fascination for images, something we’ve inherited from photography itself, and it also provides a multiple, collective and individual experience when we think about the environment where it occurs, be it a movie theater or the screen of a smartphone. These qualities ignite in us the identification-projection, a process through which we project our own selves on the characters who, in their turn, come alive through us. This work reflects on how cinema, through film, promotes learning that goes beyond the action of making school content and scientific concepts didactic, when we amplify the conceptual expression of Edgar Morin of cinema as a school for life. Such a reflection is carried out through bibliographical research starting from Edgar Morin’s studies on cinema and the Brazilian post-graduate scientific production on the topic, especially as it concerns science fiction in the teaching of school science. Eventually, discussing the movie Contagion (2011), we endeavor to understand, through reflections which seek to provide answers to the covid-19 sanitary crisis, what the cinema school of life can teach us through the narrative of a pandemic scenario which projects realities based on the imagery of a future that has already arrived.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Heloísa Cardoso (heloisagomes@ufpa.br) on 2022-05-16T20:12:18Z No. of bitstreams: 2 CinemaEscolaVida_Dissertacao.pdf: 13635304 bytes, checksum: 8135674c69332b945991faf899a0fd46 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Heloísa Cardoso (heloisagomes@ufpa.br) on 2022-05-16T20:12:36Z (GMT) No. of bitstreams: 2 CinemaEscolaVida_Dissertacao.pdf: 13635304 bytes, checksum: 8135674c69332b945991faf899a0fd46 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-16T20:12:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 CinemaEscolaVida_Dissertacao.pdf: 13635304 bytes, checksum: 8135674c69332b945991faf899a0fd46 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2022-02-18en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEducação científicapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectFicção-realidadept_BR
dc.subjectPandemia Covid-19pt_BR
dc.subjectScientific educationpt_BR
dc.subjectSchool science teachingpt_BR
dc.subjectFiction-realitypt_BR
dc.subjectCovid-19 pandemicpt_BR
dc.titleCinema como escola de vida: a propósito das películas de ficção científicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação Matemática e Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Carlos Aldemir Farias da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7226908910873590pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7155293875124317pt_BR
dc.description.resumoO cinema possui configurações que permitem acionar o fascínio humano pela imagem do real herdado da fotografia, além de possibilitar uma experiência individual e coletiva e múltipla em termos de ambiente, seja em salas de exibição, seja na tela de um smartphone. Essas qualidades acionam em nós a projeção-identificação, processo pelo qual nos projetamos nos personagens que, por sua vez, ganham vida a partir de nós. Este trabalho reflete como o cinema, por meio de suas películas, proporciona uma aprendizagem além da didatização dos conteúdos escolares e do ensino de conceitos científicos ao ampliarmos a expressão conceitual moriniana de cinema como escola de vida. Tal reflexão é feita por meio de uma incursão bibliográfica a partir dos estudos sobre o cinema de Edgar Morin e da produção científica brasileira sobre a temática, em especial a ficção científica no ensino de ciências. Por fim, a partir do filme Contágio (2011), buscamos compreender, por meio de reflexões que respondem ao acontecimento da crise sanitária de Covid-19, quais aprendizados a escola de vida do cinema pode ensinar através de uma narrativa de pandemia que projeta realidades a partir do imaginário em um futuro que já chegou.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticaspt_BR
dc.subject.linhadepesquisaDOCÊNCIA E DIVERSIDADEpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoEDUCAÇÃO EM CIÊNCIASpt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-3133-7971pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-5463-1316pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CinemaEscolaVida_Dissertacao.pdf13,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons