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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14283
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 23-Set-2021 |
Autor(es): | NAHUM, Helen Regina Machado |
Afiliação do(s) Autor(es): | Secretaria do Estado de Educação do Pará |
Primeiro(a) Orientador(a): | ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de |
Título: | A abordagem CTSA e o espaço não formal: O rio que eu vejo no complexo ver-o-rio |
Citar como: | NAHUM, Helen Regina Machado. A abordagem CTSA e o espaço não formal: O rio que eu vejo no complexo ver-o-rio. Orientadora: Profa. Dra. Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida. 2021. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14283. Acesso em:. |
Resumo: | Este estudo é voltado ao Ensino de Ciências e desenvolvido por meio da Abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) em um espaço não formal de educação, o Complexo Ver-o-Rio, em Belém do Pará. Teve como objetivo analisar, em suas diferentes dimensões, a tomada de decisão dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, referente aos problemas identificados no espaço não formal Complexo Ver-o-Rio. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo intervenção pedagógica. Para análise dos dados, foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD), sistematizando os resultados obtidos em três categorias: Compreensão das Relações CTS; Tomada de Consciência/Tomada de Decisão; e Interesse e Autonomia dos Alunos. Para o corpus de análise, foram consideradas as pesquisas feitas pelos estudantes sobre diversos temas relacionados ao meio ambiente, os recortes dos textos escritos por eles, o diário de pesquisa da professora, as anotações das rodas de conversa, os registros fotográficos da visita ao Complexo Ver-o-Rio, as respostas da entrevista apresentada no grupo criado no WhatsApp (em virtude da pandemia), respondidas individualmente, por áudio ou por escrito; e os vídeos sobre tomada de consciência/decisão, produzidos pelos alunos. Dentre os resultados encontrados, observamos que a relação ensino de Ciências e Abordagem CTSA favoreceu a aprendizagem de diversos conceitos científicos, trouxe motivação, argumentação e raciocínio crítico, além de aproximar os alunos da professora. Neste sentido, observamos que as atividades realizadas no espaço não formal, na perspectiva de um contexto educacional, se configuraram como uma proposta bem sucedida, pois motivou os estudantes, aumentou o interesse pelo conhecimento e apresentou características relacionadas ao pensar e à liberdade de expressão. |
Abstract: | This study is oriented to the area of Scientific Teaching and developed through the Science, Technology, Society and Environment Approach (STSE) in a non-formal educational space, the Ver-o-Rio Complex, in the city of Belém, state of Pará, Brazil. It aimed to analyze, in its different dimensions, the decision-making process of 9th grade students of Elementary School, in relation to the problems identified in the Ver-o-Rio Complex non-formal space. This research was carried out in a qualitative approach, from the pedagogical intervention type. For data analysis, it was used the method of Discursive Textual Analysis (ATD), systematizing the results obtained into three categories: Understanding the STS Relations; Consciousness-Making/Decision-Making; and Student Interest and Autonomy. To set the corpus of analysis, we considered researches carried out by the own students on various topics related to the environment, along with texts written by them, the teacher's research diary, notes from conversation circles, photographic records of the visit to the Ver-o-Rio Complex, interviews with the students in a WhatsApp group (created due to the pandemics), which were answered individually by audio or writing; and videos on awareness/decision produced by the students. Among the results found, it was observed that the relationship among Scientific Teaching and the STSE Approach favored the learning of several scientific concepts, brought motivation, argumentation and critical reasoning, in addition to bringing students closer to the teacher. In this sense, it was observed that the activities carried out in the non-formal space, from the perspective of an educational context, were configured as a successful proposal, as it motivated the students, increased their interest in knowledge and presented characteristics related to thinking and freedom of expression. |
Palavras-chave: | Ensino de ciências Espaço não formal Complexo Ver-o-Rio CTSA Science teaching Non-formal space Ver-o-Rio Complex STSE |
Área de Concentração: | EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS |
Linha de Pesquisa: | CONHECIMENTO CIENTÍFICO E ESPAÇOS DE DIVERSIDADE DA EDUCAÇÃO DAS CIÊNCIAS |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI |
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