Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14305
Tipo: Dissertação
Data do documento: 1-Out-2020
Autor(es): MEIRA JUNIOR, Paulo de Araújo
Primeiro(a) Orientador(a): BRITO, Maria dos Remédios de
Título: Cantos de aparições: Cantos diversos de diversos cantos
Citar como: MEIRA JUNIOR, Paulo de Araújo. Cantos de aparições: Cantos diversos de diversos cantos. Orientadora: Maria dos Remédios de Brito. 2020. 173 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2020. Disponível em:http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14305. Acesso em:.
Resumo: A pesquisa “Cantos de Aparições” consiste em práticas artísticas, acerca do potencial da experiência auditiva, relacionada ao campo das artes visuais, sobretudo seu aspecto performático vocal. A pesquisa propõe: o som, como principal referência na criação de acontecimentos performativos; o deslocamento da referência visual para a auditiva na concepção de rádio performances. O meio rádio é utilizado como suporte e ambiente de onde emergem os cantos. Por se tratarem de textos para rádio, sua escrita foi construída para ser falada, o que a caracteriza como uma escrita performativa, ou escrita falatória. Compõem o resultado da pesquisa: sete cantos, em formato de programas de rádio, transmitidos pela Rádio Catimbó. Além da própria rádio, outras e outros personagens narram os cantos. As reflexões e escutas presentes neste memorial foram compartilhadas de autoras e autores como Achille Mbembe, Ailton Krenak, Hilda Hilst, Eliana Alves Cruz, Eduardo Galeano, bell hooks, entre outras e outros, e contribuíram na busca pela diversidade do olhar pela escuta, do ver no tempo da escuta, liberar o corpo do imobilismo da arte Ocidental, diversificando experiências estéticas. Boa escuta.
Resumen: La investigación “Cantos de Aparições” consiste en prácticas artísticas, sobre el potencial de la experiencia auditiva, relacionadas con el campo de las artes visuales, especialmente en su aspecto performático vocal. La investigación propone: el sonido, como principal referente en la creación de eventos performativos; el desplazo de la referencia visual a la auditiva en la concepción de las performances radiofónicas. El medio radiofónico es utilizado como soporte y ambiente del que emergen los cantos. Por tratarse de textos para radio, su escritura fue construida para ser hablada, lo que la caracteriza como escritura performativa, o escritura "hablatoria". El resultado de la investigación es compuesto por: siete canciones, en formato de programas de radio, transmitidas por Rádio Catimbó. Además de la propia Rádio, otros personajes narran las canciones. Las reflexiones y escuchas presentes en este memorial fueron compartidas por autores como Achille Mbembe, Ailton Krenak, Hilda Hilst, Eliana Alves Cruz, Eduardo Galeano, bell hooks, entre otras y otros, y contribuyeron a la búsqueda por la diversidad de la mirada a través de la escucha, el 'ver' en el tiempo de la escucha, liberar el cuerpo de la inmovilidad de la arte Occidental, diversificando las experiencias estéticas. Buena escucha.
Palavras-chave: Artes visuais
Experiência auditiva
Rádio - performance
Rádio Catimbó
Artes e política
Escrita performativa
Área de Concentração: ARTES
Linha de Pesquisa: POÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTES
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Ciências da Arte
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_CantosAparicoesDiversos.pdf15,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons