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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14308
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 20-Out-2021 |
Autor(es): | MONTEIRO, Ana Paula Lima |
Primeiro(a) Orientador(a): | RAIOL, Raimundo Wilson Gama |
Primeiro(a) coorientador(a): | MOREIRA, Hélio Luiz Fonseca |
Título: | Sujeitos surdos na escola: entre a inclusão formal e a exclusão real |
Citar como: | MONTEIRO, Ana Paula Lima. Sujeitos surdos na escola: entre a inclusão formal e a exclusão real. Orientador: Raimundo Wilson Gama Raiol; Coorientador: Hélio Luiz Fonseca Moreira. 2021. 131 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Instituto de Ciências Jurídicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14308. Acesso em:. |
Resumo: | O presente estudo tem como principal objetivo abordar a inclusão formal dos sujeitos surdos em escolas públicas, com base na Teoria das Representações Sociais, particularmente na perspectiva estrutural das representações. Para tanto, os objetivos específicos descrevem o processo de construção das representações partilhadas na história da escolarização das pessoas surdas, nos principais documentos nacionais e internacionais relativos aos direitos dos surdos e nos estudos empíricos realizados, em sua maioria, com professores das escolas regulares. Com base na Teoria do Núcleo Central, é possível concluir que as mudanças ocorridas na legislação brasileira, com a finalidade de incluir os surdos nas escolas em condições de igualdade com os demais alunos, constituem mudanças apenas no plano jurídico, as quais se desenvolvem no subsistema periférico, o que não altera a estabilidade do núcleo central das representações sociais dos surdos, pautadas na incapacidade, inaptidão e desqualificação de ocupar os espaços coletivos. Isso significa que, apesar de todos os avanços jurídicos e da criação de um sistema de proteção jurídica especial, os surdos continuam excluídos, dado que as mudanças formalmente constituídas no subsistema periférico não são suficientes para alterar os elementos cognitivos estabilizados no núcleo central. Assim, a educação fundamentada no respeito às diferenças linguística e cultural dos sujeitos surdos deve ser continuamente promovida, a fim de modificar as percepções sociais acerca deste grupo vulnerável, principalmente nas escolas. A pesquisa utilizou-se de documentos nacionais e internacionais, bem como de livros e trabalhos publicados em periódicos nacionais qualificados sobre o tema. |
Abstract: | The main objective of this study is to address the formal inclusion of deaf subjects in public schools, based on the Theory of Social Representations, particularly in its structural perspective. For this purpose, the specific objectives describe the process of construction shared representations in the history of deaf people schooling, in the main national and international documents of deaf rights and in empirical studies conducted, mostly, with teachers from regular schools. Based on the Central Core Theory, it is possible to conclude that the changes in Brazilian legislation, which had the purpose of including deaf people in schools on an equal footing with other students, constitute changes only in the legal plan, which are developed in the peripheral subsystem and does not alter the stability of the central core of social representations of deaf people, based on incapacity, inaptitude and disqualification to occupy collective spaces. Therefore, despite all the legal advances and the creation of a special legal protection system, deaf people remain excluded. This happens because the formally constituted changes in the peripheral subsystem are not enough to modify the cognitive elements stabilized in the central core. Consequently, education based on respect of the linguistic and cultural differences of deaf subjects must be continually promoted in order to change social perceptions about this vulnerable group, mainly in schools. The research used national and international documents, as well as books and works published in qualified national periodicals about the theme. |
Palavras-chave: | Inclusão Surdos Educação Representações sociais Inclusion Deaf people Education Social representations |
Área de Concentração: | DIREITOS HUMANOS |
Linha de Pesquisa: | ESTUDOS CRÍTICOS DO DIREITO |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Ciências Jurídicas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Direito |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte URI: | Disponível na internet via SAGITTA |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Direito (Mestrado) - PPGD/ICJ |
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