Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14334
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorALVES, José Moysés-
dc.creatorPARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro-
dc.date.accessioned2022-05-23T11:03:03Z-
dc.date.available2022-05-23T11:03:03Z-
dc.date.issued2020-04-
dc.identifier.citationALVES, José Moysés; PARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro. Linguagem e conhecimento, tema da formação inicial na licenciatura integrada em ciências, matemática e linguagem. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, online, v. 8, n. 1, p. 249-267, jan. / abr. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.26571/reamec.v8i2.9557. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14334. Acesso em: .pt_BR
dc.identifier.issn2318-6674pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14334-
dc.description.abstractThis article reports a professor's research on hisownpractice, when teaching the theme Language and Knowledge I, to a class of 40 undergraduates. The objective was to produce new meanings about the teaching of the theme, from the narrative of an attempt to approximate the training provided with thepedagogical practice desired in professional practice, in a perspective of inverted symmetry.In addition to discussing their previous knowledge and some texts, the undergraduate students researched subjects related to Nature and Culture of Marajócontent, planned activitiesand developed didactic resources to teach it to students in the early years, concerned with the communicative approach. The narrative of the experience was based on the teacher's memories, the planning carried out for the theme and the productions of the undergraduate students. The interpretative analysis of the narrative made it possible to producethe following meanings. It is possible to work with a theoretical theme, in the initial formation of teachers, in a perspective of inverted symmetry. The contextualization allows valuing the cultural identity and the personal history of the graduates, mobilizing their emoticons. Dialogue and collaborative activity planning contribute to the development of affective bonds, creativity and autonomy for future teachers.en
dc.description.provenanceSubmitted by Jhovana Miranda (jhovanamiranda.jm@gmail.com) on 2022-05-19T14:28:27Z No. of bitstreams: 2 Artigo_LinguagemConhecimentoTema.pdf: 602689 bytes, checksum: 96e571c6851e69283723a1156e184967 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2022-05-23T11:03:03Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_LinguagemConhecimentoTema.pdf: 602689 bytes, checksum: 96e571c6851e69283723a1156e184967 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-23T11:03:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_LinguagemConhecimentoTema.pdf: 602689 bytes, checksum: 96e571c6851e69283723a1156e184967 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2020-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.relation.ispartofREAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.source.urihttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9861pt_BR
dc.subjectLinguagem e conhecimentopt_BR
dc.subjectDocência no ensino superiorpt_BR
dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
dc.subjectSimetria invertidapt_BR
dc.subjectReflexão sobre a práticapt_BR
dc.subjectLanguage and knowledgeen
dc.subjectTeaching in higher educationen
dc.subjectInitial teacher trainingen
dc.subjectInverted symmetryen
dc.subjectReflection on own praticeen
dc.titleLinguagem e conhecimento, tema da formação inicial na licenciatura integrada em ciências, matemática e linguagempt_BR
dc.title.alternativeLanguage and knowledge, theme of initial training in the integrated degree in sciences, mathematics and languageen
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMTpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6500775506186127pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0934892702963831pt_BR
dc.citation.volume8pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage249pt_BR
dcterms.citation.epage267pt_BR
dc.identifier.doi10.26571/reamec.v8i1.9861pt_BR
dc.description.resumoEste artigo relata a pesquisa de um professor sobre sua prática, ao ensinar o tema Linguagem e Conhecimento I, para uma turma de 40 licenciandos. O objetivo foi produzir novos sentidos sobre o ensino do tema,a partir da narrativa de uma tentativa de aproximar a formação proporcionada com a prática pedagógica desejada na atuação profissional, em uma perspectiva de simetria invertida.Além de discutirem seus conhecimentos prévios e alguns textos, os licenciandos pesquisaram assuntos relacionados ao conteúdo Natureza e Cultura do Marajó, planejaram atividades e elaboraram recursos didáticos para ensiná-lo a alunos dos anos iniciais, preocupando-se com a abordagem comunicativa. A narrativa da experiência tomou por base as memórias do professor, o planejamento realizado para o tema e as produções dos licenciandos. A análise interpretativa da narrativa possibilitou produzir os seguintes sentidos. É possível trabalhar com um tema teórico, na formação inicial de professores, em uma perspectiva de simetria invertida. A contextualização permite valorizar a identidade cultural e a história pessoal dos licenciandos, mobilizando suas emoções. O diálogo e o planejamento colaborativo de atividades, contribui para o desenvolvimento de vínculos afetivos, da criatividade e da autonomia dos futuros professores.pt_BR
dc.description.affiliationUFPA - Universidade Federal do Parápt_BR
dc.creator.ORCIDhttp://orcid.org/0000-0003-1307-1249pt_BR
dc.creator.ORCIDhttp://orcid.org/0000-0003-3396-700Xpt_BR
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_LinguagemConhecimentoTema.pdf588,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons