Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14338
Tipo: | Artigo de Evento |
Data do documento: | 2017 |
Autor(es): | CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário OLIVEIRA, Alana Beatriz Magalhães de |
Afiliação do(s) Autor(es): | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Título: | As problemáticas causadas pelo uso inadequado de tecnologias por crianças e adolescentes |
Citar como: | CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário; OLIVEIRA, Alana Beatriz Magalhães de. As problemáticas causadas pelo uso inadequado de tecnologias por crianças e adolescentes. In: ENCONTRO D@S ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 21., 2016, Tucuruí. Anais eletrônicos [...]. Belém: EXEPEPe, 2017. p. 149-162. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14338. Acesso em:. |
Resumo: | Este trabalho é resultante de questionamento relativo ao uso inadequado de recursos tecnológicos: até que ponto as tecnologias utilizadas por crianças e adolescentes são um problema no desenvolvimento do conhecimento, aprendizado e ensino? O objetivo deste trabalho é investigar as possíveis implicações no processo de aprendizagem ocasionadas pelo uso indevido de recursos tecnológicos pelas crianças e adolescentes da rede pública escolar. Os dados apresentados foram obtidos através de questionário, entrevistas e diálogos informais com crianças, adolescentes e professores das instituições de ensino: E.E.E.F. Externato Santo Antonio, E.E.E.F. Yolanda Chaves. E.E.E.F.M. Prof. Bolívar Bordallo da Silva, juntamente com pesquisas bibliográficas. Com base na coleta de dados, se constatou sete problemáticas que são mais comuns na realidade desses usuários e possíveis intervenções para contrapor a elas, além de discussões sobre desenvolvimento da cognição, banimento ou não de tecnologias em sala e a principal inovação que esses grupos têm acesso. Por meio das variantes consideradas negativas relacionadas a tecnologias e mídias digitais, poderão criar-se novas formas de intervenção, melhorando os processos de ensino-aprendizagem, mostrando os benefícios desses instrumentos e proposta para aproveitar melhor os recursos digitais. |
Palavras-chave: | Escola Problemáticas Tecnologia e Educação Crianças e Adolescentes Ensino-Aprendizagem |
Título do Periódico: | Encontro Paraense d@s Estudantes de Pedagogia |
Tema: | Pedagogas para Além da Docência: desafios contemporâneos |
Eixo Temático: | Tecnologia e Educação |
ISSN: | 2595-5306 |
País: | Brasil |
Instituição: | Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia |
Sigla da Instituição: | ExePEPe |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | https://sites.google.com/view/anais-epepe/anteriores/1-2017?authuser=0#h.p_cXa0NhtgLgok |
Aparece nas coleções: | Trabalhos Apresentados em Eventos - FACED/CBRAG |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
aRTIGO_ProblematicasCausadasUso.pdf | 325,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons