Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14339
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVIANA, Bruno da Silva-
dc.creatorMIRANDA, José Valdinei Albuquerque-
dc.date.accessioned2022-05-23T13:14:46Z-
dc.date.available2022-05-23T13:14:46Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationVIANA, Bruno da Silva; MIRANDA, José Valdinei Albuquerque. Ética da alteridade na obra literária de Dalcídio Jurandir. In: ENCONTRO D@S ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 21., 2016, Tucuruí. Anais eletrônicos [...]. Belém: EXEPEPe, 2017. p. 133-145. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14339. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn2595-5306pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14339-
dc.description.provenanceSubmitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2022-05-23T13:14:35Z No. of bitstreams: 2 anais_epepe2017 artigo10 brunoviana 133_145.pdf: 195078 bytes, checksum: 18f07c96596f7708312b4f06a0e07ed0 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2022-05-23T13:14:46Z (GMT) No. of bitstreams: 2 anais_epepe2017 artigo10 brunoviana 133_145.pdf: 195078 bytes, checksum: 18f07c96596f7708312b4f06a0e07ed0 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-23T13:14:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 anais_epepe2017 artigo10 brunoviana 133_145.pdf: 195078 bytes, checksum: 18f07c96596f7708312b4f06a0e07ed0 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherExecutiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogiapt_BR
dc.relation.ispartofEncontro Paraense d@s Estudantes de Pedagogiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.urihttps://sites.google.com/view/anais-epepe/anteriores/1-2017?authuser=0#h.p_V68Gz5q3LgoSpt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectAlteridadept_BR
dc.subjectContexto educacionalpt_BR
dc.titleÉtica da alteridade na obra literária de Dalcídio Jurandirpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsExePEPept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2990345404330109pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6745148327397484pt_BR
dc.citation.issue21pt_BR
dc.description.resumoA arte literária constituise como fator primordial na compreensão e direcionamento da humanidade, a reconfiguração do pensamento artístico por intermédio dos diálogos entre a Arte e outras áreas do conhecimento propicia o surgimento de possíveis estudos, antropológicos, historiográficos, hermenêuticos e muitos outros, construindo assim, uma associação de ideias que se entrelaçam e se comprometem na produção de um saber de qualidade. A partir deste pressuposto a composição literária ganha uma dupla dimensão; à estética e a ética. Coube a nossos estudos compreender melhor a responsabilidade do escritor Dalcídio Jurandir ao escrever o ciclo literário “Extremo Norte” e perceber por meio de suas personagens, suas manifestações e diálogos, o pleno exercício de comprometimento ético do respectivo escritor em meio aos seus contextos, (rural/ribeirinho, urbano e educacional/formativo). Tal compreensão se fez possível por meio de uma peneira sinuosa em alguns romances do ciclo, entre eles; Chove nos Campos de Cachoeira, Três casas e um Rio e Primeira Manhã, navegando inclusive por suas entrelinhas, amparado pela Filosofia de Emmanuel Levinas em paralelo com a Educação. Junto a esta proposta e em meio ao deleite nas obras do escritor, surge o seguinte questionamento: a quem se destina a composição literária de Dalcídio?... E através das leituras interpretativas das suas obras chegouse a seguinte resposta: “destinase ao destino dos (outros)” que assumem junto a Dalcídio a construção de uma formação não egoísta, mas, compartilhada.pt_BR
dc.description.affiliationUFPA - Universidade Federal do Parápt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-5365-0221pt_BR
dc.subject.themePedagogas para Além da Docência: desafios contemporâneospt_BR
dc.subject.thematicaxisCultura Popular e Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos Apresentados em Eventos - FAED/CUNTINS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_EticaAlteridadeObra.pdf190,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons