Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14339
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | VIANA, Bruno da Silva | - |
dc.creator | MIRANDA, José Valdinei Albuquerque | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-23T13:14:46Z | - |
dc.date.available | 2022-05-23T13:14:46Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | VIANA, Bruno da Silva; MIRANDA, José Valdinei Albuquerque. Ética da alteridade na obra literária de Dalcídio Jurandir. In: ENCONTRO D@S ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 21., 2016, Tucuruí. Anais eletrônicos [...]. Belém: EXEPEPe, 2017. p. 133-145. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14339. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2595-5306 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14339 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2022-05-23T13:14:35Z No. of bitstreams: 2 anais_epepe2017 artigo10 brunoviana 133_145.pdf: 195078 bytes, checksum: 18f07c96596f7708312b4f06a0e07ed0 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2022-05-23T13:14:46Z (GMT) No. of bitstreams: 2 anais_epepe2017 artigo10 brunoviana 133_145.pdf: 195078 bytes, checksum: 18f07c96596f7708312b4f06a0e07ed0 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-05-23T13:14:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 anais_epepe2017 artigo10 brunoviana 133_145.pdf: 195078 bytes, checksum: 18f07c96596f7708312b4f06a0e07ed0 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2017 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Encontro Paraense d@s Estudantes de Pedagogia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.source.uri | https://sites.google.com/view/anais-epepe/anteriores/1-2017?authuser=0#h.p_V68Gz5q3LgoS | pt_BR |
dc.subject | Ética | pt_BR |
dc.subject | Alteridade | pt_BR |
dc.subject | Contexto educacional | pt_BR |
dc.title | Ética da alteridade na obra literária de Dalcídio Jurandir | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | ExePEPe | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2990345404330109 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6745148327397484 | pt_BR |
dc.citation.issue | 21 | pt_BR |
dc.description.resumo | A arte literária constituise como fator primordial na compreensão e direcionamento da humanidade, a reconfiguração do pensamento artístico por intermédio dos diálogos entre a Arte e outras áreas do conhecimento propicia o surgimento de possíveis estudos, antropológicos, historiográficos, hermenêuticos e muitos outros, construindo assim, uma associação de ideias que se entrelaçam e se comprometem na produção de um saber de qualidade. A partir deste pressuposto a composição literária ganha uma dupla dimensão; à estética e a ética. Coube a nossos estudos compreender melhor a responsabilidade do escritor Dalcídio Jurandir ao escrever o ciclo literário “Extremo Norte” e perceber por meio de suas personagens, suas manifestações e diálogos, o pleno exercício de comprometimento ético do respectivo escritor em meio aos seus contextos, (rural/ribeirinho, urbano e educacional/formativo). Tal compreensão se fez possível por meio de uma peneira sinuosa em alguns romances do ciclo, entre eles; Chove nos Campos de Cachoeira, Três casas e um Rio e Primeira Manhã, navegando inclusive por suas entrelinhas, amparado pela Filosofia de Emmanuel Levinas em paralelo com a Educação. Junto a esta proposta e em meio ao deleite nas obras do escritor, surge o seguinte questionamento: a quem se destina a composição literária de Dalcídio?... E através das leituras interpretativas das suas obras chegouse a seguinte resposta: “destinase ao destino dos (outros)” que assumem junto a Dalcídio a construção de uma formação não egoísta, mas, compartilhada. | pt_BR |
dc.description.affiliation | UFPA - Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.creator.ORCID | https://orcid.org/0000-0002-5365-0221 | pt_BR |
dc.subject.theme | Pedagogas para Além da Docência: desafios contemporâneos | pt_BR |
dc.subject.thematicaxis | Cultura Popular e Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos Apresentados em Eventos - FAED/CUNTINS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_EticaAlteridadeObra.pdf | 190,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons