Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14342
Tipo: | Artigo de Evento |
Data do documento: | 2017 |
Autor(es): | PEREIRA, Morgana da Silva NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos |
Afiliação do(s) Autor(es): | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Título: | Diálogos freireanos e a educação de jovens e adultos no Brasil e na Amazônia paraense: uma experiência na formação docente |
Citar como: | PEREIRA, Morgana da Silva; NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos. Diálogos freireanos e a educação de jovens e adultos no Brasil e na Amazônia paraense: uma experiência na formação docente. In: ENCONTRO D@S ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 21., 2016, Tucuruí. Anais eletrônicos [...]. Belém: EXEPEPe, 2017. p. 81-92. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14342. Acesso em:. |
Resumo: | O presente trabalho é referente ao projeto de Extensão Diálogos Freireanos e a Educação de Jovens e Adultos no Brasil e na Amazônia Paraense, viabilizado por meio do Programa Institucional de Bolsa de Extensão (Pibex) e tem como principal objetivo refletir criticamente sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), dialogando e buscando articular vínculos entre a Universidade Federal do Pará - Campus Bragança e as Escolas Públicas do referido município por meio de vivências e experiências didáticas de inspiração Freireana. A metodologia dar-se-á por meio de encontros presenciais mensais, visando à análise e o debate das categorias Freireanas e suas inter-relações com a EJA, por meio de oficinas pedagógicas, junto ao coletivo de professores da EJA e os alunos dos cursos de licenciaturas da UFPA - Campus Bragança em especial de Pedagogia no intuito de socializar e refletir criticamente as vivências da pratica docente na EJA e produzir conhecimentos sobre as mesmas. Espera-se obter uma reflexão crítica sobre a contribuição de Paulo Freire para a Educação de Jovens e Adultos, bem como a potencialização de (re)construção de práticas educativas para os Jovens e Adultos. O projeto de Diálogos Freireanos se constitui, desse modo, como uma possibilidade de experiência formativa ímpar para os estudantes de Pedagogia, pois existem poucas oportunidades de viver experiências de didáticas emancipatórias nos cursos de graduação na universidade. |
Palavras-chave: | Formação docente EJA Paulo Freire |
Título do Periódico: | Encontro Paraense d@s Estudantes de Pedagogia |
Tema: | Pedagogas para Além da Docência: desafios contemporâneos |
Eixo Temático: | Currículo e Formação do Pedagogo |
ISSN: | 2595-5306 |
País: | Brasil |
Instituição: | Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia |
Sigla da Instituição: | ExePEPe |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | https://sites.google.com/view/anais-epepe/anteriores/1-2017?authuser=0#h.p_wIDCRPIZLgnY |
Aparece nas coleções: | Trabalhos Apresentados em Eventos - FACED/CBRAG |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_DialogosFreireanosEducacao.pdf | 277,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons