Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14342
Tipo: Artigo de Evento
Data do documento: 2017
Autor(es): PEREIRA, Morgana da Silva
NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Título: Diálogos freireanos e a educação de jovens e adultos no Brasil e na Amazônia paraense: uma experiência na formação docente
Citar como: PEREIRA, Morgana da Silva; NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos. Diálogos freireanos e a educação de jovens e adultos no Brasil e na Amazônia paraense: uma experiência na formação docente. In: ENCONTRO D@S ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 21., 2016, Tucuruí. Anais eletrônicos [...]. Belém: EXEPEPe, 2017. p. 81-92. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14342. Acesso em:.
Resumo: O presente trabalho é referente ao projeto de Extensão Diálogos Freireanos e a Educação de Jovens e Adultos no Brasil e na Amazônia Paraense, viabilizado por meio do Programa Institucional de Bolsa de Extensão (Pibex) e tem como principal objetivo refletir criticamente sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), dialogando e buscando articular vínculos entre a Universidade Federal do Pará - Campus Bragança e as Escolas Públicas do referido município por meio de vivências e experiências didáticas de inspiração Freireana. A metodologia dar-se-á por meio de encontros presenciais mensais, visando à análise e o debate das categorias Freireanas e suas inter-relações com a EJA, por meio de oficinas pedagógicas, junto ao coletivo de professores da EJA e os alunos dos cursos de licenciaturas da UFPA - Campus Bragança em especial de Pedagogia no intuito de socializar e refletir criticamente as vivências da pratica docente na EJA e produzir conhecimentos sobre as mesmas. Espera-se obter uma reflexão crítica sobre a contribuição de Paulo Freire para a Educação de Jovens e Adultos, bem como a potencialização de (re)construção de práticas educativas para os Jovens e Adultos. O projeto de Diálogos Freireanos se constitui, desse modo, como uma possibilidade de experiência formativa ímpar para os estudantes de Pedagogia, pois existem poucas oportunidades de viver experiências de didáticas emancipatórias nos cursos de graduação na universidade.
Palavras-chave: Formação docente
EJA
Paulo Freire
Título do Periódico: Encontro Paraense d@s Estudantes de Pedagogia
Tema: Pedagogas para Além da Docência: desafios contemporâneos
Eixo Temático: Currículo e Formação do Pedagogo
ISSN: 2595-5306
País: Brasil
Instituição: Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia
Sigla da Instituição: ExePEPe
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://sites.google.com/view/anais-epepe/anteriores/1-2017?authuser=0#h.p_wIDCRPIZLgnY
Aparece nas coleções:Trabalhos Apresentados em Eventos - FACED/CBRAG

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_DialogosFreireanosEducacao.pdf277,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons