Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14343
Tipo: | Artigo de Evento |
Data do documento: | 2017 |
Autor(es): | JESUS, Jorge Antônio Lima de![]() |
Afiliação do(s) Autor(es): | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Título: | O perfil do gestor da escola da rede municipal de ensino do bairro do Guamá em Belém do Pará: desafios e possibilidades do Pedagogo para a gestão democrática na escola pública |
Citar como: | JESUS, Jorge Antônio Lima de. O perfil do gestor da escola da rede municipal de ensino do bairro do Guamá em Belém do Pará: desafios e possibilidades do Pedagogo para a gestão democrática na escola pública. In: ENCONTRO D@S ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 21., 2016, Tucuruí. Anais eletrônicos [...]. Belém: EXEPEPe, 2017. p. 69-80. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14343. Acesso em:. |
Resumo: | Este trabalho traz a temática da gestão escolar em Belém do Pará, com o objetivo de analisar o Perfil dos Gestores das escolas da Rede Municipal de Ensino do bairro do Guamá, esta pesquisa iniciou-se em 2015 e finalizar-se-á em setembro de 2016. A fundamentação teórica teve por referência os trabalhos de Félix (1996), Paro (2008) e Lück (2009), em especial, visando a trazer suporte para uma reflexão sobre o tema, de forma a ser possível aprofundar o nível de entendimento sobre o perfil do gestor que atua na escola pública. Para desenvolver o trabalho de pesquisa, pautam-se: revisão bibliográfica e pesquisa de campo (aplicação de questionários e entrevistas em andamento) nas quatro escolas municipais que pertencem a RME (SEMEC), além de dialogar com a realidade destes gestores em suas práticas. Severino (2009) nos fala sobre a práxis histórica e social, como indivíduos formadores do saber, para a construção do processo de ensino e aprendizagem, enfatizando a postura profissional investigativa. Assim, ao administrar uma escola pública, o trabalho do gestor não se reduz à aplicação de alguns métodos e técnicas, muitas vezes originários da administração de empresas sem ter conexão com os objetivos educacionais, o gestor da escola deverá permanentemente atuar em seus fins pedagógicos, o êxito, a qualidade e a participação de todos os envolvidos (PARO 2008). Os estudos fazem refletir sobre a prática escolar destes gestores que consiste na concretização das condições que asseguram o trabalho democrático docente para o alcance de objetivos educacionais, após a pesquisa concluída. |
Palavras-chave: | Perfil do gestor Escola pública Gestão democrática |
Título do Periódico: | Encontro Paraense d@s Estudantes de Pedagogia |
Tema: | Pedagogas para Além da Docência: desafios contemporâneos |
Eixo Temático: | Currículo e Formação do Pedagogo |
ISSN: | 2595-5306 |
País: | Brasil |
Instituição: | Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia |
Sigla da Instituição: | ExePEPe |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | https://sites.google.com/view/anais-epepe/anteriores/1-2017?authuser=0#h.p_wIDCRPIZLgnY |
Aparece nas coleções: | Trabalhos Apresentados em Eventos - FAED/ICED |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_PerfilGestorEscola.pdf | 172,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons