Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14399
Tipo: Artigo de Evento
Data do documento: Jul-2018
Autor(es): SILVA, Hanna Rodrigues da
VILA NOVA, Jennifer
SOUZA, Dina
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Título: Vivências no PIBID: experiência vivenciada com uma aluna com esquizofrenia e deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos em Bragança
Citar como: SILVA, Hanna; VILA NOVA, Jennifer; SOUZA, Dina. Vivências no PIBID: experiência vivenciada com uma aluna com esquizofrenia e deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos em Bragança. In: ENCONTRO D@S ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 23., 2017, Cametá. Anais eletrônicos [...]. Belém: EXEPEPe, 2018. p. 459-468. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14399. Acesso em:.
Resumo: A pesquisa objetivou analisar as experiências didático-pedagógicas vivencia- da durante o estágio enquanto bolsista PIBID com uma aluna esquizofrênica e com deficiência Intelectual em uma turma de EJA numa escola pública no ano letivo de 2017 em Bragança-PA. Para obter os resultados da pesquisa utilizou-se um estudo de caso e como instrumentos de coleta de dados, observação participante e diários de campo, além de levantamento bibliográfico de pesquisas e teóricos que discutem a inclusão de alunos com deficiência na modalidade da EJA e os processos de ensino e aprendiza- gem desses educandos. Entre esses teóricos encontramos FERREIRA (2009), VILAR e ANJO (2014), SANTOS (2016), ARAUJO e NETO (2014), ZABALA (1998), as- sim como alguns marcos legais como a Declaração Mundial de Educação para Todos (1990), a Declaração de Salamanca (1994) e a Declaração de Guatemala (1999), a LDB no 9394/96, Art.37 e o Manual de Diagnósticos e Estatísticos de Transtornos Mentais (DSM-V). Durante a escrita do trabalho adotou-se o codinome F para identificar o sujeito da pesquisa. A experiência com a aluna provocou reflexões acerca da forma como os processos de ensino e aprendizagem de alunos com esquizofrenia e deficiência intelectual vem sendo repassado nas escolas de ensino regular em Bragança-PA, prin- cipalmente após a aluna ter sinalizado não conseguir associar as atividades de faz de conta ou abstratas, pois tais não atraía sua atenção e nem conseguia compreender sua importância para o seu processo de escolarização.
Palavras-chave: Inclusão
Educação de Jovens e Adultos.
Esquizofrenia
Deficiência intelectual
Título do Periódico: Encontro Paraense d@s Estudantes de Pedagogia
Tema: A Práxis do Pedagogo no Brasil: valorização e integração de saberes
Eixo Temático: Educação Inclusiva, Educação do Campo e Tecnologias Educacionais
ISSN: 2595-5306
País: Brasil
Instituição: Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia
Sigla da Instituição: ExePEPe
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://sites.google.com/view/anais-epepe/atual?authuser=0
Aparece nas coleções:Trabalhos Apresentados em Eventos - FACED/CBRAG

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_VivenciasPibidExperiencia.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons